Por que o corpo estala

Você é viciado em estalar os dedos? Consegue fazer isso com o pescoço para "relaxar"? Independente da parte do corpo, quando o assunto é provocar estalos para o alívio de qualquer tensão, não faltam alertas. Risco de artrose, perda de movimentos e possibilidade de “engrossar” as articulações são alguns dos mitos que rondam o hábito. 

Leia mais: Estalos, zumbidos e dores de cabeça são sinais de disfunção da ATM; entenda

Foto: shutterstock

Quiropraxista explica em quais situações estalar qualquer parte do corpo pode ser prejudicial e representar perigos à saúde

Continue após a publicidade

De acordo com o quiropraxista e diretor da clínica Mais Coluna David Porto, o ajuste das articulações - que causa o som de estalo - pode, sim, ser bastante prejudicial, mas só quando provocado pela própria pessoa ou por um profissional pouco capacitado, podendo gerar ou agravar lesões. 

Segundo ele, o barulho característico desses movimentos acontece quando existe um afastamento das faces articulares que estão sob pressão negativa. Ou seja, para o profissional de saúde, é como “o barulho de um desentupidor de pia quando puxamos com força”.  

Leia mais: Massagem para relaxar - saiba qual é a mais indicada para você

“Apesar de o estalo causar uma sensação de alívio momentâneo em muitos casos, quando executado de forma errada pode gerar sérios danos às estruturas da coluna vertebral, bem como causar vício em se ‘auto estalar’, o que piora o quadro”, afirma David. “Uma coisa é provocar o estalido, a outra é movimentar a articulação para o lado certo e respeitar seu limite”, completa.

Também existem partes do corpo que merecem uma atenção redobrada quanto aos riscos de lesões: coluna vertebral e pescoço - no qual, além das articulações, existem artérias importantes - além de áreas que recebem impacto específico em algumas atividades, como os joelhos.

David, porém, garante que - quando proporcionados da maneira correta - os estalos podem trazer benefícios duradouros ao paciente. “O estímulo mecânico provoca um efeito reflexo de relaxamento muscular e de analgesia local. Pode ser realmente saudável se realizada por um quiropraxista graduado, que promove o conforto e o ajuste de partes importantes do corpo”, diz.

Estalar os dedos, o pescoço e as costas é tão natural que nós não percebemos o quanto fazemos isso no dia a dia. Mas, apesar de relaxante, será que esse hábito é saudável para o corpo? Há uma série de mitos e lendas que dizem que não devemos fazer isso, pois desgasta as articulações, entretanto, feito de maneira correta, com a devida orientação profissional, a ação pode até ser benéfica à saúde. Saiba mais!

De acordo com a fisioterapeuta Aeyxa Cruz, atualmente, não existem muitos estudos que comprovem benefícios ou malefícios que podem ocorrer quando estalamos as articulações do corpo, contudo, o que se sabe, por enquanto, é que no momento do estalo, em que tracionamos a articulação, há a liberação de uma "pressão negativa" sobre as mesmas, mas que o corpo tende a se adaptar as essas variações de forma natural.

"O estalo acontece quando o líquido sinovial que protege as articulações se separa. Quando o gel grosso é separado, por meio da pressão, o selo desse fluido sinovial é quebrado (é isso que faz aquele som do estalo). Quando essa pressão diminui, há também o relaxamento da musculatura em volta da articulação e temos a sentir aquela sensação de alivio na área pressionada. Com isso, varias pessoas tornam um vicio essa prática", explica a fisioterapeuta.

*Sobre o líquido sinovial - Produzido a partir do movimento da articulações, ele é um dos elementos que formam o Sistema Locomotor, junto com os ossos, músculos, ligamentos e articulações. Sua função principal é lubrificar as articulações sinoviais, permitindo seu movimento suave e indolor.

Procure orientação profissional para estalar o corpo da forma correta e evitar futuros problemas

Você já ouviu falar nos quiropraxistas? Esse é o nome dado aos profissionais que estudam a prática do estalar, com uma ênfase em técnicas manuais e enfoque nas subluxações. Eles lidam com o diagnóstico no tratamento e na prevenção das desordens do sistema neuro-músculo-esquelético e dos efeitos na saúde em geral. "Eles tem domínio da anatomia humana, e fazem esses movimentos, com total segurança de que não trará malefícios ao paciente", salienta a Dra. Aeyxa. Apesar de ainda não ter sido comprovada nenhuma relação com artrites ou outras doenças articulares quando estalamos o corpo, é de suma importância buscar a ajuda desses profissionais para evitar problemas futuros:

"A prática de estalar pode ser prejudicial no caso de você estar sentindo alguma tensão maior, por exemplo na cervical, forçar esse tracionamento pode levar a alguma compressão nervosa, ou pode ser que esteja mascarando um problema que pode piorar no futuro. Logo, sempre é recomendado o acompanhamento de um profissional", enfatiza a fisioterapeuta, reiterando: "O mais indicado para evitar a tensão, é manter uma vida ativa, alimentação saudável , e pratica de exercícios físicos frequentes . Assim, você terá uma qualidade de vida melhor e evita problemas futuros", finaliza a fisioterapeuta.

Por que o corpo estala
Joelho é uma das articulações que mais estalam no corpo. Será que isso é bom? (Arte Eu Atleta)

As articulações pode fazer uma variedade de sons: estouro, estalo, crepitações, moagem, e às vezes parecem desencaixar. Já sentiu isso? Ocorre frequentemente de perguntarem no consultório o que significa. As que estalam mais comumente são as dos dedos, joelhos, tornozelos, costas e pescoço. Existem diferentes razões pelas quais essas articulações fazem esses barulhos. Aqui descreveremos as três causas mais comuns:

1 - Escapando gases/vácuo: Os cientistas explicam que temos nas articulações o líquido sinovial que age como um lubrificante. O fluido articular contém o gás oxigénio, nitrogênio e  o dióxido de carbono. Quando você estala ou dobra uma articulação, você estica a cápsula articular. O gás é liberado rapidamente já que forma bolhas com esse movimento. A fim de quebrar a mesma bolha de novo, tentamos estalar seguidamente e não conseguimos pois você tem que esperar até que os gases retornem ao líquido sinovial.

2 -  Movimento das articulações, tendões e ligamentos: quando uma articulação se move (como uma dobradiça),  algumas vezes muda o curso de algum tendão ou ligamento dependendo da angulação. Você pode ouvir um estalo quando o tendão retorna à sua posição original. Além disso, seus ligamentos podem apertar quando  você mover suas articulações. Isso normalmente ocorre em seu joelho ou no tornozelo, e pode fazer um estalo.

3 - As superfícies ásperas: articulações artríticas fazem sons causados ​​pela perda de cartilagem lisa e devido a rugosidade da superfície articular começa a crepitar. Conhecemos esse processo como condropatia e em alguns casos, o não tratamento (conforme já discutimos no artigo de artrose/artrite) podem evoluir para um desgaste articular severo gerando dor.

Os estalos são prejudiciais?

Se você estiver sentindo dor quando suas articulações estalam, então você deve procurar um profissional de saúde. Em termos de articulação os estalos por mais altos ou frequentes que sejam não tendem a ser ou desenvolver sinal de danos graves . Mas sabemos que todo excesso por mais que não seja doloroso pode eventualmente causar algum dano ao tecido mole da articulação devido a repetição do movimento pela articulação, mas não temos comprovação .

Portanto estalar desde que não tenha dor não é prejudicial, mas se isso for de alguma forma um vício ou válvula de escape para alguma tensão ou preocupação, devemos nos atentar sim a outras causa e procurar um especialista assim como se a sua articulação doer e inchar juntamente com os barulhos.

* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com.

Já se mexeu e teve aquela sensação estranha de estar “enferrujado” ao ouvir sua articulação fazer um barulho diferente? Elas podem fazer diversos sons: estouro, estalo, crepitações, moagem, e às vezes parecem desencaixar. Já sentiu isso? Ocorre frequentemente de perguntarem no consultório o que significa. As articulações estalam mais comumente nos dedos, joelhos, tornozelos, costas e pescoço. Existem diferentes razões pelas quais essas articulações fazem esses barulhos.

Por que o corpo estala
Foto: Adobe Stock

Suas articulações estalam? Veja os motivos:

1 – Escapando gases/vácuo: Os cientistas explicam que temos nas articulações o líquido sinovial que age como um lubrificante. O fluido articular contém o gás oxigênio, nitrogênio e  o dióxido de carbono. Quando você estala ou dobra uma articulação, você estica a cápsula articular. O gás é liberado rapidamente já que forma bolhas com esse movimento. A fim de quebrar a mesma bolha de novo, tentamos estalar seguidamente e não conseguimos pois você tem que esperar até que os gases retornem ao líquido sinovial.

+ Clique aqui e escolha sua próxima corrida!

2 –  Movimento das articulações, tendões e ligamentos: quando uma articulação se move (como uma dobradiça),  algumas vezes muda o curso de algum tendão ou ligamento dependendo da angulação. Você pode ouvir um estalo quando o tendão retorna à sua posição original. Além disso, seus ligamentos podem apertar quando você mover suas articulações. Isso normalmente ocorre em seu joelho ou no tornozelo, e pode fazer um estalo.

3 – As superfícies ásperas: articulações artríticas fazem sons causados ​​pela perda de cartilagem lisa e devido a rugosidade da superfície articular começa a crepitar. Conhecemos esse processo como condropatia e, em alguns casos, o não tratamento podem evoluir para um desgaste articular severo gerando dor, neste caso, então, é preciso ter um pouco mais de cuidado.

+ Acompanhe o Webrun pelo Instagram!

Os estalos são prejudiciais?

Se você estiver sentindo dor quando suas articulações estalam, então você deve procurar um profissional de saúde. Em termos de articulação os estalos por mais altos ou frequentes que sejam não tendem a ser ou desenvolver sinal de danos graves. Mas sabemos que todo excesso por mais que não seja doloroso pode eventualmente causar algum dano ao tecido mole da articulação devido a repetição do movimento pela articulação, mas não temos comprovação.

Portanto estalar desde que não tenha dor não é prejudicial, mas se isso for de alguma forma um vício ou válvula de escape para alguma tensão ou preocupação, devemos nos atentar sim a outras causas e procurar um especialista, assim como se a sua articulação doer e inchar juntamente com os barulhos.