Exercícios sobre primeiro segundo e terceiro mundo

O mundo recebeu e recebe diferentes regionalizações, isso para facilitar o estudo do mesmo em diferentes abordagens, evitando generalizações nas informações, isto é, tornando a análise mais específica. Uma das formas de regionalizar o mundo é a partir do critério de nível de desenvolvimento. No período da Guerra Fria, por exemplo, o mundo foi dividido em: Primeiro, Segundo e Terceiro Mundo. Primeiro Mundo: são considerados desse grupo os países que possuem características comuns, como economias fortalecidas, altos índices de industrialização, elevado nível tecnológico, além de suas populações apresentarem indicadores sociais elevados, tais como boa qualidade de vida, bons rendimentos, baixos níveis de analfabetismo, boa expectativa de vida, entre outros. Os países que compõem esse grupo são: Canadá, Estados Unidos, Europa Ocidental, Japão e Austrália. Atualmente esse grupo é conhecido como “desenvolvido”. Segundo Mundo: é constituído por um grupo de países ex-socialistas, como a União Soviética, que possuíam economia planificada. Essa designação não é mais usada atualmente. Muitos cientistas classificam como de Segundo Mundo os países detentores de economias emergentes, como China, Rússia, Brasil, Argentina, México e Índia. Esses países são chamados atualmente de “países em desenvolvimento”. Terceiro Mundo: fazem parte desse grupo os países que possuem economia subdesenvolvida ou em desenvolvimento, geralmente nações localizadas na América Latina, África e Ásia. O criador da expressão foi o economista francês Alfred Sauvy, a mesma foi emitida pela primeira vez no ano de 1952. A expressão foi criada a partir da observação que o economista realizou acerca dos países do mundo, ele constatou que existia uma enorme disparidade política, econômica e social entre as nações, deixando muitas delas marginalizadas no cenário mundial. Fazem parte desse grupo: a maioria dos países latinos, e muitos países da África e Ásia. As denominações apresentadas, bem como as suas características, estão de acordo com a Teoria dos Mundos, esse método de análise foi usado entre os anos de 1945 e 1990. Apesar dessas expressões não serem mais usadas, a configuração do mundo praticamente não mudou, com exceção de alguns países que conseguiram evoluir um pouco.

Publicado por Eduardo de Freitas

Resolva estes exercícios sobre países subdesenvolvidos, que são nações pouco industrializadas, vulneráveis economicamente e com indicadores sociais que revelam diversos problemas estruturais.

Questão 1

Segundo os critérios da Organização das Nações Unidas, qual é o único país da América considerado subdesenvolvido?

a) México

b) Cuba

c) Haiti

d) Honduras

Questão 2

Assinale a alternativa que apresenta os critérios adotados pela Organização das Nações Unidas para classificar um país como subdesenvolvido:

a) Localização, nível de industrialização, baixa renda

b) Vulnerabilidade econômica, baixa renda, fragilidade social

c) Vulnerabilidade econômica, localização, baixa renda

d) Fragilidade social, nível de industrialização, baixa renda

Questão 3

Sobre os países subdesenvolvidos, assinale a alternativa que não representa uma característica desses países:

a) Baixo nível de industrialização

b) Taxas de natalidade e de mortalidade reduzidas

c) Baixa qualidade e expectativa de vida

d) Dependência econômica

Questão 4

A respeito das características dos países subdesenvolvidos, analise as proposições abaixo:

I. Os países subdesenvolvidos apresentam baixo desenvolvimento econômico e industrial.

II. Os países subdesenvolvidos apresentam IDH próximo de 1, indicando fragilidade social.

III. São exemplos de países subdesenvolvidos: Níger, Moçambique, Afeganistão

São verdadeiras:

a) I e II

b) I

c) I e III

d) I, II e III

Resposta - Questão 1

LETRA C

O Haiti é o único país da América classificado como subdesenvolvido. Ocupa a posição 145º do IDH entre uma lista de 182 países, o que representa sua fragilidade social. Além de passar por crises econômicas, cerca de 80% da população do Haiti está abaixo da linha da pobreza, segundo a pesquisa do World Factbook.

Resposta - Questão 2

LETRA B

Segundo a Organização das Nações Unidas, os três critérios utilizados para classificar um país como subdesenvolvido são:

1. Vulnerabilidade econômica: instabilidade na produção agrícola e nas exportações;

2. Fragilidade social: baixos indicadores sociais;

3. Baixa renda: PIB per capita abaixo de 750 dólares.

Resposta - Questão 3

LETRA B

Nos países subdesenvolvidos, as taxas de natalidade e de mortalidade costumam ser elevadas, visto que a qualidade de vida nesses países é reduzida e as políticas públicas voltadas para a saúde e educação são, geralmente, ineficazes.

Resposta - Questão 4

LETRA C

II - Incorreta: os países subdesenvolvidos apresentam IDH próximo de 0, indicando fragilidade social. IDH próximo de 1 indica boa qualidade e expectativa de vida.

Países subdesenvolvidos

Versão desktop

Copyright © 2022 Rede Omnia - Todos os direitos reservados Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98)

Resolva esta lista de exercícios sobre regionalização do mundo, e avalie seus conhecimentos sobre os principais parâmetros adotados no processo de regionalização.

Questão 1

O conceito de região é comumente empregado, na ciência geográfica, para as análises espaciais. A sua aplicação enquanto processo de regionalização é definida pela

A) adoção de um critério natural no espaço total.

B) formação de áreas com características comuns.

C) sensação de pertencimento do indivíduo ao lugar.

D) aplicação de critérios matemáticos na paisagem.

E) composição de um espaço unicamente antrópico.

Questão 2

A regionalização clássica mundial envolve um processo de divisão por meio da união de aspectos naturais e humanos. O exemplo mais clássico desse tipo de regionalização são

A) as cidades globais.

B) as metrópoles.

C) as zonas urbanas.

D) os continentes.

E) os mares e oceanos.

Questão 3

A regionalização de um espaço é feita conforme diferentes critérios. A regionalização da América em América Anglo-Saxônica e América Latina tem como critério importante a

A) moeda.

B) pedologia

C) geologia.

D) vegetação.

E) cultura.

Questão 4

A regionalização mundial no contexto da Guerra Fria tinha como critério as relações socioeconômicas dos países. Nesse sentido, o Brasil era corretamente classificado como um país de

A) primeiro mundo.

B) primeiro escalão.

C) segundo escalão.

D) segundo mundo.

E) terceiro mundo.

Questão 5

Atualmente, a regionalização mundial emprega diversas escalas de análise, com múltiplos critérios. A União Europeia, por exemplo, é um exemplo atual de regionalização

A) militar.

B) linguística.

C) cultural.

D) econômica.

E) natural.

Questão 6

A regionalização ideológica foi, durante um longo tempo, um marco importante entre os países do globo. Um exemplo desse tipo de regionalização é a divisão entre

A) economias socialistas e capitalistas.

B) características linguísticas e culturais.

C) aspectos geológicos e geomorfológicos.

D) elementos vegetacionais e climáticos.

E) paisagens naturais e humanizadas.

Questão 7

A divisão mais clássica do território brasileiro ocorre por meio das grandes regiões. Atualmente, essa divisão está baseada em cinco regiões, sendo elas:

A) Centro-Sul, Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.

B) Sul, Norte, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste.

C) Leste, Oeste, Norte, Sul e Nordeste.

D) Centro-Oeste, Leste, Norte, Sul e Centro-Norte.

E) Meio-Norte, Centro-Oeste, Centro-Sul, Nordeste e Sul.

Questão 8

A regionalização geoeconômica brasileira leva em conta critérios principalmente econômicos. Essa divisão considera três grandes regiões. Quais são elas?

A) Norte, Nordeste e Sudeste.

B) Amazônia, Nordeste e Centro-Sul.

C) Sul, Sudeste e Meio-Norte.

D) Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste.

E) Amazonas, Centro e Sul.

Questão 9

(IFF) Com o fim da Guerra Fria, o espaço mundial passou por uma nova regionalização, associada às mudanças da organização socioeconômica do mundo. É correto afirmar, em relação à organização do espaço mundial na atualidade, que:

A) ocorre o avanço do socialismo e o fim das políticas neoliberais, e podemos falar em hegemonia cubana.

B) os países estão classificados na divisão de primeiro mundo, segundo mundo e terceiro mundo.

C) a divisão do mundo é bipolar, considerando o leste socialismo e o oeste capitalismo.

D) observamos tanto a divisão em norte e sul, centro e periferia, quanto a divisão por grandes áreas econômicas.

E) a divisão centro e periferia considera, sobretudo, o alto avanço da ciência e da tecnologia produzidas nesses países.

Questão 10

(Unesp 2021) Para a maioria dos brasileiros, a divisão regional utilizada atualmente parece sempre ter existido porque serve de base, há décadas, para a regionalização de todas as agências governamentais, empresas, associações profissionais etc. Se existem semelhanças evidentes, como em outros países do mundo, há também casos-limite e vinculações ambíguas. Isso ocorre não apenas em razão do tamanho dos estados como também porque reúnem regiões que apresentam caracteres que as aproximam mais do conjunto vizinho que do resto de seu território.

(Hervé Théry e Neli Aparecida de Mello-Théry. Atlas do Brasil, 2018.)

Caracteriza um exemplo de “caso-limite”, tal como problematizado pelos autores,

A) a parcela oeste do Tocantins, área que integra a região Nordeste, mas recebe investimentos diretos da região Centro-Oeste.

B) o litoral de São Paulo, área que integra a região Sudeste, apesar da forte cisão física provocada pela Serra do Mar.

C) a porção sul do Espírito Santo, área que integra a região Sudeste, mas se beneficia das políticas nordestinas de fomento.

D) o noroeste do Maranhão, área que integra a região Nordeste, mas está inclusa na Amazônia Legal.

E) o Distrito Federal, área que integra a região Centro-Oeste, apesar da dependência financeira restrita à região Sudeste.

Questão 11

Uma das formas de regionalização do Brasil é denominada regiões geoeconômicas. Elaborada no final da década de 1960, por Pedro Pinchas Geiger, essa divisão regional não considera a divisão territorial entre os estados, e sim as características socioeconômicas comuns às três grandes regiões: Amazônia, Centro-Sul e Nordeste. É uma característica da região Centro-Sul:

A) o predomínio do clima tropical de altitude.

B) a predominância da vegetação de pradarias.

C) a presença das grandes metrópoles nacionais brasileiras.

D) a presença das mais antigas ocupações do território brasileiro.

E) o espaço agrário mais desconcentrado do Brasil.

Questão 12

(ESAMC) Leia:

“Falar da organização regional do espaço brasileiro é algo muito complexo, pois se trata da regionalização de um país de grandes dimensões que tem passado por um complexo e desigual processo de diferenciação que envolve o espaço e o tempo. (...) O Nordeste pode ser definido como a região das perdas.”

(Corrêa, Roberto Lobato. Trajetórias Geográficas. Bertrand Brasil. p.197 e 204)

Esse conjunto de perdas pode ser atribuído:

A) ao aumento estratosférico da produção de cacau e borracha no Agreste nordestino.

B) à forte declinação da produção agropecuária e à perda demográfica (migrações).

C) às mortes ocorridas no sertão nordestino, as quais diminuíram bruscamente a população absoluta da Bahia e do Tocantins.

D) ao coronelismo impregnado nas raízes da cultura nordestina, que implantou uma sociedade mais justa e livre.

E) aos saques frequentes, no sertão nordestino, das lavouras de alta produtividade.

Resposta - Questão 1

Alternativa B

A regionalização é um processo caracterizado pela divisão e consequente união de partes de uma área com características comuns entre si. Essa área é denominada região.

Resposta - Questão 2

Alternativa D

Os continentes são o formato mais clássico de regionalização do mundo. Essa divisão agrega principalmente aspectos histórico-geográficos. Ela é utilizada em diversas esferas da sociedade, como em competições esportivas.

Resposta - Questão 3

Alternativa E

A divisão da América em América Anglo-Saxônica e América Latina tem como principal critério o cultural. A América Anglo-Saxônica é formada principalmente por falantes de língua inglesa, com elevado nível de desenvolvimento social; já na América Latina predominam principalmente sociedades falantes de línguas latinas, que foram colônias de exploração e são consideradas subdesenvolvidas.

Resposta - Questão 4

Alternativa E

O Brasil, conforme a divisão econômica em vigor no período da Guerra Fria, estava classificado como um país de terceiro mundo. Esse agrupamento se refere aos países subdesenvolvidos do planeta.

Resposta - Questão 5

Alternativa D

A União Europeia é um bloco econômico, ou seja, é formada por um agrupamento de países que têm objetivos econômicos em comum, portanto, trata-se de uma regionalização econômica.

Resposta - Questão 6

Alternativa A

A divisão entre países capitalistas e socialistas é uma regionalização tipicamente ideológica, uma vez que opõe países que têm direcionamentos econômicos distintos. Essa tipo de regionalização ocorreu, por exemplo, durante a Guerra Fria.

Resposta - Questão 9

Alternativa D

A regionalização mundial atual mescla uma gama de características, principalmente econômicas. Nesse sentido, predominam as divisões clássicas entre norte e sul e centro e periferia, assim como divisões econômicas mais complexas, advindas das novas redes e dos fluxos estabelecidos pelos países por meio da globalização.

Resposta - Questão 10

Alternativa D

A situação da porção noroeste do Maranhão é um caso emblemático na regionalização brasileira. Essa área está regionalmente ligada ao Nordeste, porém tem muitas características da região Norte.

Resposta - Questão 11

Alternativa C

A região Centro-Sul é a porção mais desenvolvida e industrializada do Brasil. Ela reúne as principais cidades do país, como destaque para as grandes metrópoles nacionais, como São Paulo e Rio de Janeiro.

Resposta - Questão 12

Alternativa B

O Nordeste é marcado por problemáticas econômicas e ambientais, como as questões da seca e da emigração, marcantes dessa região brasileira.