Qual era o lema dos revolucionários franceses que resumem muito bem os anceios do terceiro estado

(1)

Revolução Francesa :

1- Qual era o lema dos revolucionários franceses, que resumia muito bem os anseios do Terceiro Estado?

A ) "Liberdade, Paz e Justiça". B ) "Paz, Pão e Terra".

C ) "Liberdade, Igualdade e Fraternidade". D ) "Liberdade ainda que tardia".

2. Sobre o contexto histórico da França pré-revolução, é verdadeiro afirmar que: A ) O clero e a nobreza possuíam muitos privilégios, entre eles a isenção tributária (não pagavam impostos).

B ) A estrutura social da população francesa não era estratificada.

C ) Havia igualdade de direitos, sendo que não havia camadas sociais privilegiadas. D ) Não havia pobreza, nem miséria, pois existia uma justa distribuição de renda. 3. Um dos fatos históricos mais importantes da Revolução Francesa foi: A ) A decretação de leis que garantiam igualdade de direitos na França em 1789.

B ) A união do clero e da burguesia em prol da derrubada da monarquia e implantação da República.

C ) A Queda da Bastilha (principal prisão política da monarquia francesa) em 14 de julho de 1789.

D ) O apoio de Napoleão Bonaparte ao governo do monarca Luís XVI.

4- Podemos apontar como uma das principais causas da Revolução Francesa: A ) As guerras de conquistas promovidas e comandadas por Napoleão Bonaparte.

B ) A grande influência da burguesia e dos trabalhadores urbanos no sistema político da França.

C ) As fraudes eleitorais que existiam na França durante as eleições para monarca e ministros.

D ) A revolta de grande parte da população francesa (burguesia, camponeses e trabalhadores urbanos) gerada pelas injustiças sociais promovidas pela monarquia absolutista.

Revolução Mexicana

1. A Revolução Mexicana de 1910, do ponto de vista social, caracterizou-se: A) pela intensa participação camponesa;

B) pela aliança entre operários e camponeses; C) pela liderança de grupos socialistas;

D) pelo apoio da Igreja aos sublevados;

E) pela forte presença de combatentes estrangeiros.

(2)

busca de nós mesmos e um regresso à mãe. Nela, o México se atreve a ser. A Revolução Mexicana, iniciada em 1911, trouxe à tona a organização e a luta de populações camponesas de origem indígena que até hoje utilizam esse movimento como símbolo. A eclosão da Revolução Mexicana pode ser explicada pelos

seguintes motivos:

A) a influência do ideário positivista e a atuação dos "científicos" nos movimentos camponeses

B) a luta do campesinato pela propriedade da terra e as reivindicações de setores burgueses por

um maior espaço na política

C) a necessidade de uma modernização capitalista e o desejo da burguesia pela ampliação da

influência do capital francês no país

D) a união dos liberais e dos comunistas mexicanos contra o porfiriato e o interesse dos grandes

proprietários na aliança com o capital inglês

E) pelo seu processo de independência no século XIX, onde o México se endividou e a revolução

era uma possibilidade para alterar tal situação de dependência.

3. A Revolução Mexicana, irrompida em 1911, e a ascensão da União Cívica Radical à Presidência da República na Argentina, em 1916, exprimem casos exemplares das crises oligárquicas ocorridas na América Latina no início do século XX.Assinale a opção que apresenta corretamente uma importante diferença entre os dois

processos mencionados.

A) A Revolução Mexicana foi concebida por oligarquias dissidentes do Porfiriato, enquanto o Radicalismo argentino foi gestado no meio sindical anarquista.

B) No caso mexicano, o desdobramento do movimento revolucionário contou com forte adesão de setores camponeses, ao passo que o Radicalismo argentino se caracterizou, sobretudo em seu início, como um movimento político da classe média urbana.

C) O processo revolucionário mexicano assumiu rumos notoriamente bolcheviques após 1917, influenciado pelo êxito da Revolução Russa, ao contrário do Radicalismo argentino, movimento essencialmente conservador.

D) A Revolução Mexicana foi, desde o início, um processo de insurgência nacional e multi-classista, ao passo que o Radicalismo de Ipólito Yrigoyen se manteve restrito ao meio social portenho da classe média urbana.

E) A Revolução Mexicana pôs em cena a questão social e agrária de forma radical, ao contrário do Radicalismo argentino que, desde o início, demonstrou indiferença em relação às massas.

4. Ao longo do século XX, diversos movimentos sociais eclodiram na América Latina. Dentre eles, destacamos a Revolução Mexicana, iniciada em 1911, que se caracterizou, em suas origens, como um movimento:

A) operário pela implantação de um governo socialista no México. B) nacionalista contrário à dominação política espanhola.

C) burguês em defesa da industrialização do país. D) camponês de luta por uma reforma agrária.

(3)

Revolução Russa

1. (Ufrgs 2013) O colapso da União Soviética, reconhecido oficialmente em dezembro de 1991, foi o resultado da introdução de medidas

reformistas que visavam modernizar o socialismo soviético. A respeito dessas medidas reformistas, considere as afirmações abaixo.

I. Resultaram no surgimento de novas repúblicas, outrora submetidas a Moscou, que exigiam autonomia política e territorial.

II. Decorreram da ascensão de Mikhail Gorbachev, que instaurou as ações conhecidas como perestroika e glasnost.

III. Tinham um nítido caráter conservador, e foram gestadas por pressão de setores populares insatisfeitos com o rumo do país.

Quais estão corretas? A) Apenas I.

B) Apenas II. C) Apenas III. D) Apenas I e II. E) Apenas II e III.

2. (Ufpe 2013) Último representante do regime absolutista na Europa, a Rússia vivenciou, no início do século XX, um processo revolucionário que destituiu o czarismo e instalou o governo socialista. Sobre a Revolução Russa de 1917, analise as seguintes proposições. ( ) Em princípios do ano de 1917, a Rússia dos czares vivenciava uma grave crise socioeconômica, com flagrante empobrecimento da

população, deserção de soldados e greves.

( ) A desastrosa participação da Rússia na I Guerra Mundial agravou a crise política, que levou à abdicação compulsória do czar e à instalação de um governo provisório liderado pela “Duma”.

( ) Com a subida de Lenin ao poder, formou-se a denominada República Soviética Russa, em cujo governo foram estatizados bancos, fábricas, estradas de ferro, entre outros.

( ) A vitoriosa campanha russa na I Guerra Mundial garantiu a esse país a recuperação econômica, por retomar as minas da Alsácia-Lorena, e a estabilidade política, com a instalação do regime de governo socialista. ( ) Com a implantação do governo stalinista, a Rússia aproximou-se das demais nações europeias, fortalecendo os laços comerciais e

estabelecendo alianças políticas.

3. (Ibmecrj 2009) Leia com atenção as afirmativas a seguir referentes à Revolução de Outubro de 1917, na Rússia:

I. A revolução foi liderada pelos sovietes, compostos em sua maioria por operários, soldados e industriais, descontentes com o czarismo;

II. Uma das primeiras consequências da Revolução de Outubro foi afastar a Rússia da Primeira Guerra Mundial, ao ser assinado com os

(4)

alemães um tratado de paz;

III. Os analistas consideram que o único fator responsável diretamente pela ocorrência do movimento bolchevique foi a questão fundiária, negligenciada por Nicolau II.

Assinale:

A) se apenas a afirmativa I for correta; B) se apenas a afirmativa II for correta; C) se apenas a afirmativa III for correta; D) se as afirmativas I e II forem corretas; E) se as afirmativas II e III forem corretas.

4.(FGV) Em abril de 1917, o líder bolchevique Lênin, exilado em Zurique (Suíça), voltou à Rússia lançando as Teses de Abril. Nesse programa político é incorreto afirmar que Lênin propunha a/o:

A) formação de uma República de sovietes.

B) concessão à defesa nacional, dando total apoio ao governo provisório.

C) nacionalização dos bancos e das propriedades privadas. D) reconstituição da Internacional.

E) controle da produção pelos operários. Revolução de Cuba

1) O governo revolucionário em Cuba foi instalado em 1959. Quais foram os primeiros cargos

exercidos por Fidel Castro e Che Guevara, respectivamente?

A) Primeiro Ministro de Cuba e Diretor do Instituto Nacional da Reforma Agrária. B) Ditador e chefe do exército.

C) Ditador e Ministro de Cuba

D) Primeiro ministro de Cuba e chefe do exército.

2) Qual foi o apoio dado pela União Soviética aos revolucionários até a conquista de Havana?

A) financeiro B) militar C) moral D) nenhum.

3) Quais eram os slogans que resumiam as ideias revolucionárias de Fidel castro, ao atingir o

poder?

A) 'Estamos vivos' e 'Não passarão!' B) 'Reforma agrária já e 'Não passarão!' C) 'Reforma agrária já e 'Viva a Revolução' D) 'Estamos vivos' e 'Viva a Revolução'

(5)

Revolução de 30

1) Em outubro de 1930, grupos políticos do Rio Grande do Sul, de Minas Gerais e Paraíba se uniram a oficiais do Exército conhecidos como tenentes para destruir Washington Luís da presidência da República. Com ficou chamado esse movimento ?

A) Movimento Queremista B) Revolução Integralista C) Governo Provisório D) Revolução de 1930

2. (UDESC 2008) A Revolução de 1930 marcou a história republicana brasileira, que passou a ser dividida, a partir de então, entre República Velha e República Nova. Sobre esse episódio, leia e analise as afirmativas abaixo.

I – Denomina-se Revolução de 1930 o movimento armado que depôs o então presidente da República Washington Luiz Pereira de Souza, pouco antes do término do seu

mandato.

II – Getúlio Vargas não tomou parte nesse movimento, assumindo uma postura legalista e democrática, que marcaria sua história política.

III – O objetivo principal desse movimento era impedir a posse de Júlio Prestes, que havia derrotado a chapa de Getúlio Vargas e João Pessoa, nas eleições presidenciais de março de 1930.

IV – Os protagonistas desse episódio esforçaram-se por ampliar o significado da

Revolução, investindo na idéia de República Nova como ruptura em relação à República Velha, e associando o regime instalado em 1930 à idéia de Brasil moderno.

V – A Revolução de 1930 marcou a história republicana brasileira, ao romper com o controle oligárquico do poder político e inaugurar uma longa fase de governo democrático, somente rompida com o Golpe de 1964.

Assinale a alternativa correta, em relação às afirmativas. A) Somente as afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras. B) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras. C) Somente as afirmativas II, IV e V são verdadeiras. D) Somente as afirmativas II, III e V são verdadeiras. E) Todas as afirmativas são verdadeiras.

3) (FUVEST-SP/2002) “Na presidência da República, em regime que atribui ampla autoridade e poder pessoal ao chefe de governo, o Sr. João Goulart constituir-se-á, sem dúvida alguma, no mais evidente incentivo a todos aqueles que desejam ver o país mergulhado no caos, na anarquia, na luta civil.” (Manifesto dos ministros

(6)

militares à Nação, em 29 de agosto de 1961). Esse Manifesto revela que os militares

A) estavam excluídos de qualquer poder no regime de democracia presidencial. B) eram favoráveis à manutenção do regime democrático e parlamentarista. C) justificavam uma possibilidade de intervenção armada em regime democrático. D) apoiavam a interferência externa nas questões de política interna do país. E) eram contrários ao regime socialista implantado pelo presidente em exercício.

4. (Mack-SP/2004) A “Marcha da Família com Deus pela Liberdade”, em março de 1964, na cidade de São Paulo, foi:

A) uma demonstração de forças conservadoras de direita contra o que chamavam de esquerdismo e comunismo do governo João Goulart.

B) uma manifestação de apoio das famílias de trabalhadores brasileiros ao governo do presidente Goulart.

C) uma resposta das massas populares, apoiando as Reformas de Base, após o Comício na Central do Brasil (RJ/março de 1964).

D) uma demonstração de repúdio das classes trabalhadoras a uma possível intervenção militar, com apoio norte-americano, ao governo de Goulart.

E) uma manifestação, de setores conservadores da sociedade brasileira, de revolta contra a tentativa de se derrubar o governo constitucional.