São tomé das letras o que fazer quantos dias

Primeiramente São Thomé das Letras é uma das cidades turísticas de MG que compõem roteiro Estrada Real. Desse modo, a cidade mística atrai turistas especialmente de SP e RJ.

Ao passo que nos aproximamos do destino, ainda na estrada, de longe avistamos a imensa montanha rochosa onde esconde-se a vila de São Tomé das Letras, MG. Ou seja, entre Belo Horizonte (a 320 km) e São Paulo (a 350 km) é onde fica São Tomé das Letras, um dos mais movimentados destinos turísticos do sul de Minas Gerais.

Em outras palavras, a cidade está encravada no alto da serra, sobre sedimento mineral de quartzito, a famosa “pedra de São Tomé”, usada no piso à beira de piscinas e nas casinhas da cidade, além de matéria-prima para muitos artesanatos locais.

  • Quero reservar um hotel na cidade

É uma viagem para relaxar e deixar a energia boa das rochas fluir.

Acesso rápido ao conteúdo:

São Thomé das Letras – onde fica

Antes de mais nada, a partir do Rio de Janeiro, são 340 km de distância pela BR-354 e BR-116. É praticamente a mesma distância saindo de São Paulo, 350 km pela BR-381. Já a partir de Belo Horizonte são 310 km também pela BR-381.

Quantos dias ficar em São Thomé das Letras? Para conhecer todas as cachoeiras da região são necessários ao menos 4 dias, mas considere ficar até 10 dias para poder apreciar o pôr do sol de diferentes lugares, curtir a noite, as atrações turísticas e toda a atmosfera da vila.

Quando ir para São Tomé das Letras

É fácil ir e não voltar mais. Há relatos de mochileiros e viajantes que aportaram na cidade e de lá nunca mais saíram. Cogumelos azuis.

A princípio, no verão as temperaturas podem chegar facilmente a 29 °C, com céu quase sem nuvens. Desse modo, o inverno, o clima é de garoa esparsa, céu ora encoberto e temperaturas amenas, mínimas entre 12 °C e 9 °C.

Em outras palavras, nos dias quentes das férias de verão, as cachoeiras de mais fácil acesso ficam bem cheias. Apesar do frio, mesmo no inverno, os viajantes aproveitam e tomam banho nas águas (na temporada de frio, muito geladas) das diversas cachoeiras de São Tomé das Letras.

O Réveillon é o feriado mais cheio em São Tomé, mas além do Ano Novo, outros eventos movimentam a programação em STL –e enchem as cachoeiras.

A cidade no sul de Minas organiza um pré-carnaval, uma semana antes do feriado de Carnaval. Além disso, recebe a tradicional Festa de Agosto, que já viu artistas como Zé Ramalho e Lenine –além do cantor Ventania, ícone local.

A princípio, o evento místico é comemorado no Dia das Bruxas, em 31 de outubro, quando as ruas ficam movimentadas com pessoas fantasiadas. Além disso, nas férias de verão e de inverno (com baixíssimas temperaturas) e nos finais de semana, São Tomé das Letras vê suas ruas cheias de turistas.

O que fazer em São Thomé das Letras – MG

São Tomé das Letras está a quase 1,5 mil metros de altitude em relevo montanhoso.

Assim, com esta geografia, ruas de pedra e relatos de aparições de ovnis, São Tomé das Letras ganha um ar rústico e místico, a 350 km de São Paulo e 310 km de Belo Horizonte.

São tomé das letras o que fazer quantos dias

Montanhas e sedimentos de pedra de São Tomé-MG

Viajar com cogumelos azuis

Antes de mais nada, certa aura de misticismo ronda a pequena cidade de São Tomé, no interior de MG. Lendas e mistérios permeiam a imaginação local. Além disso, há inúmeros pontos turísticos em São Tomé das Letras – MG.

Uma das histórias mais intrigantes é a caverna que te leva a Machu Picchu. Assim, a Gruta do Carimbado fica no final da ladeira do Amendoim, outro ponto turístico misterioso, onde é nítida a sensação de que carros “movimentam-se parados”. Veja nosso vídeo no Instagram. É real!

São tomé das letras o que fazer quantos dias

Um dos locais mais misteriosos de São Tomé é a ladeira do amendoim

Por questões ambientais é proibido seguir a trilha até a gruta. Muitos não respeitam. Desse modo, nós respeitamos e não seguimos em frente. Preserve!

A curiosidade é grande… Há lendas e relatos de que ao menos um homem conseguiu o feito. Assim, para intrigar até os mais incrédulos, há uma teoria de que a civilização Inca teria descoberto em mapeamento astral, a cidade de São Tomé das Letras e criaram uma passagem subterrânea para lá.

  • Como é tomar ayahuasca com um xamã na Amazônia?

São tomé das letras o que fazer quantos dias

A Gruta do Carimbado indaga uma passagem secreta para Machu Picchu

Histórias e lendas de São Tomé das Letras

Segundo a revista Super Interessante, já na década de 1990, geógrafos, historiadores, pesquisadores e a mídia exploraram a gruta com a missão de chegar ao seu final.

Assim, uma equipe da Rede Globo conseguiu percorrer quase 15 km e não encontrou saída, o ar rarefeito e a alta temperatura do local, tornou o prosseguimento da expedição inviável. Contudo, até hoje ninguém conseguiu alcançar maiores distâncias ou determinar para onde leva o caminho subterrâneo.

Dessa forma, infelizmente (ou felizmente) não se sabe como poderia ser realizado um estudo determinante sem danos e modificações na natureza.

Continua o mistério…

Gosta de lugares misteriosos? Conheça o jeito mais barato de chegar em Machu Picchu, sem ter que passar por nenhum portal dimensional.

São tomé das letras o que fazer quantos dias

As pedras caracterizam os cenários da cidade de São Tomé das Letras, MG

Lendas de São Tomé

Viajando fundo, talvez até com cogumelos azuis, imagina-se a existência de uma civilização que vive no centro da terra. É uma viagem em torno da temática das passagens magnéticas, portais dimensionais e das inter-relações entre humanos, extraterrestres e intraterrestres.

A lenda mais popular que permeia o imaginário místico de São Tomé: O relato conta a existência de um velho curandeiro com poderes mágicos — o Chico Taquara. Tal curandeiro habitava uma caverna e falava com os animais. Certo dia, após realizar um parto difícil, o sujeito sumiu. Dizem que partiu para o centro da terra por um portal em alguma gruta da cidade de pedra.

  • Cidades românticas e turísticas em MG

São tomé das letras o que fazer quantos dias

As pedras dão um ar medieval à cidade de São Tomé, MG

Segundo conta uma outra lenda, os escravizados eram maltratados por fazendeiros até um dia que se rebelaram e saquearem o ouro da fazenda. Esconderam-se na mata e acabaram morrendo com todo o ouro. E por aí vai… histórias de ET’s, discos voadores, alienígenas, grutas e pedras energizadas.

  • Enigmas no Peru: As linhas de Nazca

São Tomé das Letras, MG

O centrinho de São Tomé das Letras é formado basicamente pela praça da igreja matriz e as ruas do entorno, onde há diversos restaurantes, bares e lojinhas. Tem coisas bem legais para comprar, desde roupas, pedras, duendes, chapéu de bruxa e lembranças e objetos de decoração feitos com a pedra de São Tomé.

É um passeio gostoso, entrar nas lojas, conversar com as pessoas, comprar algo legal. E por ser o local que concentra a maior parte dos restaurantes, já anote as dicas dos melhores lugares para comer em São Tomé.

São tomé das letras o que fazer quantos dias

A rústica e charmosa São Tomé, a cidade de pedra no Sul de MG

Pontos turísticos de São Tomé das Letras

São tomé das letras o que fazer quantos dias

As ruas do centro tem várias lojinhas e restaurantes

Gruta de São Thomé

São tomé das letras o que fazer quantos dias

Igreja matriz e pessoas no alto da gruta de São Tomé, no centro da cidade

A gruta de São Thomé fica no centro histórico, ao lado da igreja matriz, mas com acesso bastante fácil. Desse modo, é possível usar como lugar de descanso ou subir na pedra e ter um belo mirante.

Aliás, a origem do nome do município explica-se com as inscrições rupestres encontradas em uma das paredes da gruta. Desse modo, a tese mais aceita atribui o fato aos índios cataguases, antigos moradores da região. Os mais religiosos crêem que teria sido obra do próprio Santo.

E se você duvida, deve fazer como São Tomé — “ver para crer”.

  • Quero reservar uma pousada para desfrutar de momentos de paz

São tomé das letras o que fazer quantos dias

São Tomé das Letras – Pirâmide

Primeiramente, a Casa da Pirâmide é um dos principais pontos turísticos de São Tomé das Letras e um dos melhores lugares para estar na hora do pôr do sol. Acredita-se que é um dos momentos mais propícios para ver duendes, gnomos e bruxas. Até mesmo extraterrestres!

São tomé das letras o que fazer quantos dias

Um dos principais pontos turísticos de São Tomé das Letras, MG

Enfim, outros pontos turísticos de São Tomé próximos à Casa da Pirâmide são o Mirante Antônio Rosa, a Pedra da Bruxa e o Cruzeiro. Estão todos localizados na parte sul da cidade, bem próximos à praça com a estátua do Santo. Entretanto, por questões de segurança e índice de assaltos, recomendamos apenas não ficar muito tempo após o pôr do sol ou ir à noite nestes lugares.

São tomé das letras o que fazer quantos dias

Cidade de São Thomé das Letras, MG

Cachoeiras em São Thomé das Letras

Além dos discos voadores e a tradicional pizza na pedra, outra feliz particularidade desta cidade turística de Minas Gerais são suas cachoeiras. Aliás, todas com condições para o banho de cachoeira e a facilidade de acesso à elas. Desta vez, por falta de tempo fomos apenas na cachoeira do Flávio.

São tomé das letras o que fazer quantos dias

O roteiro de cachoeiras em São Tomé inclui uma dezena de quedas d’água

Portanto, há uma porção de opções de passeios turísticos por grutas e cachoeiras em São Tomé das Letras. Para mais informações, vale a pena conversar na pousada ou nas agências de turismo, que ficam com carros 4×4 na praça central, em frente à igreja matriz.

Mas, além das cachoeiras, grutas, montanhas, lojinhas, restaurantes, bares e, claro, misticismo se misturam nas ruas de pedra e nos arredores de São Tomé das Letras. E, para combinar com o cenário no sul de MG, a cidade tem várias pousadas construídas com a pedra de São Tomé.

  • Serra da Canastra: cachoeiras e natureza em Minas Gerais

As cachoeiras estão entre as principais atrações da cidade mística.

Abaixo segue a lista das melhores e mais bonitas cachoeiras de São Tomé, MG:

Cachoeira do Flávio

6 km do centro da cidade.

Por conta da facilidade de acesso e condições para o banho, é a cachoeira para ir com as crianças, terceira idade ou casais preguiçosos. Ao passo que a água é limpinha e as duas quedas d’água formam uma piscina natural rasinha é dica especial.

São tomé das letras o que fazer quantos dias

A cachoeira do Flávio é a melhor opção para quem tem pouco tempo na cidade

Cachoeira Vale das Borboletas

São 3 km da cidade.

É a cachoeira mais perto e vale a visita pela beleza do local, com vegetação selvagem, flores silvestres, pássaros e borboletas.

São tomé das letras o que fazer quantos dias

A cachoeira do Vales das Borboletas tem fácil acesso a partir das pousadas

Antes de mais nada, as quedas d´água formam uma linda piscina natural, ótima para tomar uma ducha na queda de mais de 5 metros de altura. Então, próximo do centro de São Tomé fica o Vale das Borboletas, uma das cachoeiras mais bonitas de fácil acesso.

Dessa forma, a cachoeira do Vale das Borboletas também é acessível por um lugar bem estruturado, com restaurantes e barraquinhas de artesanato e a trilha para chegar é curta.

São tomé das letras o que fazer quantos dias

Poço dos Gnomos tem piscina natural e cachoeira em São Tomé das Letras

O estacionamento é pago, mas dá acesso a cachoeiras e piscinas naturais. Além disso, as águas do tanque são cristalinas, uma queda de água de seis metros forma uma forte ducha gelada para quem quer se refrescar. Nesse sentido, seguindo o curso da água, chega-se ao Poço do Gnomo, uma piscina natural cercada de verde.

  • Quero reservar uma pousada na cidade

São tomé das letras o que fazer quantos dias

A trilha para a cachoeira Garganta do Diabo dura uns 30 minutos

Por outro lado, também na mesma região, por uma trilha de nível mais difícil, chega-se, depois de 600 metros (e cerca de 40 minutos de caminhada). Por fim, estamos na Garganta do Diabo, uma cachoeira cercada por paredões de pedra que formam um diferente e bonito cenário.

Cachoeira Véu da Noiva

São 9 km da cidade.

Antes de mais nada, saiba que local é lindo e ótimo para o banho, porém o acesso em declive tem grau de dificuldade médio.

É melhor não ir com crianças.

São tomé das letras o que fazer quantos dias

As cachoeiras de São Tomé das Letras – MG

Cachoeira Shangri-lá

São 20 km de distância de São Tomé.

A princípio é uma viagem mais longa. Aliás, as corredeiras de Shangri-lá ficam a cerca de 20 km do centro de São Tomé das Letras. Contudo, o legal desta trilha são as inscrições rupestres que podem ser vistas nas pedras ao longo do trajeto.

Cachoeira da Lua

São 6 km do centro.

Primeiramente o nome do local é por conta do reflexo da lua no lago natural que se forma à beira da queda d’água. Portanto, é fácil chegar na cachoeira da Lua, a 6 km do centro, com trecho de terra, no caminho para Sobradinho, é uma das mais movimentadas.

São tomé das letras o que fazer quantos dias

Em São Tomé das Letras, a cachoeira da Lua tem uma corda para balançar e cair direto na água gelada

Não impressiona pelo tamanho, mas conta com uma corda para quem quer balançar e tomar coragem para mergulhar direto nos dias frios.

Nesse ínterim, para quem quer tomar cerveja, fica em frente ao Bar da Lua, um lugar agradável para comer algo e bebericar.

Bar da Lua

São tomé das letras o que fazer quantos dias

O Bar da Lua tem cerveja, som e petiscos

Aliás, mais para frente, ainda por terra, o bucólico bairro de Sobradinho guarda outras boas cachoeiras em São Tomé, além de grutas e restaurantes.

Por exemplo, com queda de 6 metros e alguns poços com piscinas naturais, a Cachoeira da Gruta do Sobradinho é uma das mais conhecidas de São Tomé das Letras, interior de Minas Gerais. A cachoeira recebe esse nome porque é ponto final de uma pequena travessia de gruta, cuja entrada fica em uma área particular com estrutura de restaurante, piscina e parquinho infantil –e é paga, claro. Chama-se A Gruta.

  • Cachoeiras em MG: 31 lugares de tirar o fôlego

Gruta do Sobradinho

São tomé das letras o que fazer quantos dias

Saída da Gruta de Sobradinho em São Tomé das Letras: para passar, tem que pagar

Porém, para atravessar a gruta de Sobradinho, é preciso pagar a entrada no complexo Contudo, a Gruta e também a travessia, tranquila e acompanhada de guias. Enfim, para aproveitar a cachoeira, há um bar mais simples (e muito bom) que não cobra pelo acesso pela trilha, sem atravessar a gruta.

São tomé das letras o que fazer quantos dias

Piscina da cachoeira de Sobradinho em São Tomé das Letras

Cachoeira Eubiose

Do mesmo modo, a cachoeira fica a 3 km da cidade, tendo fácil acesso e boa para ir com crianças. É bem rasinha!

São tomé das letras o que fazer quantos dias

No caminho para a cachoeira da Lua em São Tomé ficam barraquinhas hippies

Compras

Por fim, não volte da viagem sem comprar uma lembrança da cidade de São Tomé das Letras.

Dentre as diversas lojinhas, indicamos a Luz da Lua e a Meia Lua. Na primeira, vale a pena olhar as pedras preciosas, roupas indianas e incensos Nag Champa. Nessa segunda loja, destacamos as peças decorativas. Uma dica para pagar mais barato é pechinchar na feirinha que acontece aos sábados na praça central.

Pôr do sol em São Thomé das Letras

São tomé das letras o que fazer quantos dias

O pôr do sol é o momento mágico na vila de São Thomé-MG

Então, quem tem iPhone pode conferir o horário do pôr do sol e caminhar, momentos antes, até o Cruzeiro, casa da pirâmide ou mirante Antônio Rosa. Eventualmente é bonito ver as pessoas, moradores, duendes e turistas, seguindo de diferentes pontos da cidade para apreciar o mais lindo espetáculo da natureza.

São tomé das letras o que fazer quantos dias

Ao mesmo tempo o crepúsculo solar deixa todos de boca aberta. Às vezes turistas tiram selfie, mochileiros acendem o baseado, gnomos realizam desejos, casais se beijam, os loucos aplaudem. A vibração é positiva ao extremo! Sem dúvida, um dos momentos para tirar aquela foto bonita e postar no Instagram.

Restaurantes em São Tomé

Após tanto aventura, você vai querer comer! Por fim, você nem vê a hora passar e já vai querer parar ali por perto para fazer uma refeição com comida mineira caseira no restaurante Dona Sinhá (prove a vaca atolada), comer um hambúrguer artesanal na lanchonete Alquimista. Ou, se preferir uma pizza na pedra, vá no Ser Criativo.

Este último já na rua atrás da igreja matriz de São Tomé-MG. Desse modo, para abrir o apetite, a melhor dica é provar a cachaça no bambu, vendida em alguns bares no centro.

Terapias holísticas e Ayahuasca em São Tomé

Uma dica para incluir no roteiro é fazer a visita guiada à Fundação Harmonia, uma antiga comunidade de São Tomé das Letras.

Em síntese, o local recebe visitantes todos os dias em dois horários — às 9:00 e às 16:00. O preço do ingresso é simbólico. Dessa forma, é possível participar de diversas atividades como terapia holística, piscina, almoço saudável. Em conclusão, é uma experiência subjetiva conhecer este lugar espiritual nesta cidade cheia de energia boa.

Cidades próximas de São Tomé:

Por fim, para não errar na viagem, confira todo nosso conteúdo, com dicas de viagens, passeios, roteiros e acomodações. Assim, viaje com os relatos de quem realmente entende de turismo e esteve no local. Tire dúvidas, troque ideias e experiências. Escreva nos comentários!

A gente também está no Instagram, YouTube e no TikTok. Acompanhe!

Post publicado em 22 de agosto de 2021 e atualizado em 2022.