Restrição de execução por certidão o que é

Conteúdo principal

          A Certidão Comprobatória do Ajuizamento de execuções está prevista no art. 828 do Novo Código de Processo Civil (lei 13.105/2015) e constitui o   instrumento hábil para averbação no registro de imóveis, registro de veículos ou registro de outros bens sujeitos à penhora ou arresto ou indisponibilidade.

         Tem como objetivo preservar os bens passíveis de satisfazer o crédito do exequente, visando dar publicidade aos atos de ajuizamento de execuções.

         Desta forma, verifica-se que, valendo-se o credor da faculdade de requerer e proceder a averbação da certidão de ajuizamento, estará o mesmo criando a mencionada proteção legal aos bens passíveis de satisfazer seu crédito, uma vez que, efetivada a averbação, efetivar-se-á, também, a publicidade perante terceiros do ajuizamento da execução.

        Para emitir a certidão comprobatória do Ajuizamento de Execuções, recomendamos a consulta do processo desejado, após login no sistema e-Proc, e emissão por meio do botão "Certidão para Execução", disponível em AÇÕES do processo

Cara Patricia. Essa restrição está prevista no CPC, antigo art. 615A, sendo a faculdade do exequente solicitar certidão da ação executiva, contendo o nome das partes e o valor da ação, e na sua posse, averbar no Registro de Imóveis ou no Detran, bloqueando o bem que será ´passível de futura penhora.Certamente significa que seu ex marido está sendo executado e que o credor soube ou fez levantamento que indicou o bem como pertencente ao executado. Dessa forma, deve ocorrer em breve a penhora do bem. Esse gravame visa evitar ou reduzir a chance de fraudes contra credores.