O que significa v8 em comparação a quem bebe

Cada vez mais presente nos últimos lançamentos da indústria automotiva, o conceito de downsizing foi levado ao extremo nos Estados Unidos. Mas não da forma como você está pensando. A Conley Precision Engines é uma empresa especializada na produção de motores V8 em escala 1:4 totalmente funcionais.

O que significa v8 em comparação a quem bebe
Motor pode girar a até 10.000 rpm divulgação/Quatro Rodas

Batizado de Stinger 609, o pequeno motor tem 35,5 cm de comprimento, 15,2 cm de largura e 25,4 cm de altura, pesando 5,1 kg. Embora tenha aproximadamente 100 cc (ou 6,09 polegadas cúbicas), o mini V8 produz cerca de 9 cv com supercharger (há também uma versão aspirada com 5,5 cv) e gira a até 10 mil rotações por minuto.

O que significa v8 em comparação a quem bebe
Válvulas, pistões, bielas e anéis de pistão em escala 1/4 divulgação/

Cada cilindro tem 12,5 ml de deslocamento e a relação diâmetro x curso dos pistões é de 10 x 9,7 mm – para efeito de comparação, a mesma medida no motor 1.0 do VW Up! é de 74,5 x 76,4 mm. Dá só uma olhada no funcionamento, com direito a manômetros e tudo!

Continua após a publicidade

Os motores também podem ser utilizados em miniaturas motorizadas a combustão (veja no vídeo abaixo) .

Mas se você já se animou, saiba que a má notícia está justamente na hora de assinar o cheque. O Stinger 609 não sai por menos do que US$ 8.257,75 no caso da versão aspirada, sem contar os custos de embalagem e envio.


Um motor em V nada mais é do que um motor cujos cilindros ficam organizados em formato de V, ao contrário da maioria dos outros veículos com preços mais baixos, que tem os cilindros do motor dispostos em linha.

O que significa v8 em comparação a quem bebe

Na maioria das vezes, ele é encontrado em veículos importados, que apresentam alta potência e motorização 2.0 ou superior. Já em relação às vantagens, o motor em V é muito mais compacto do que os em linha, proporcionando uma melhoria no design e na aerodinâmica do automóvel.

Mas, afinal, qual a diferença entre o motor V6 e o motor V8? Acompanhe este conteúdo e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!

O que é um motor V6?

Como o próprio nome já diz, esse motor é aquele composto por 6 cilindros, sendo 3 cilindros de cada lado. Apesar de ser mais compacto, o motor V6 tem um ângulo estreito — geralmente de 60° — e, por isso, apresenta uma maior vibração.

O que é um motor V8?

A lógica é a mesma do motor V6, ou seja, o V8 é composto por 8 cilindros, com 4 distribuídos em cada lado. Ele é utilizado em diferentes tipos de carros e também pode ser adaptado para qualquer tipo de combustível.

Quais são as diferenças entre esses motores?

Apesar de ambos serem projetados em V, os motores V6 e V8 apresentam grandes diferenças — que vão além de apenas dois cilindros a mais. Devido ao ângulo estreito do motor V6, como já abordamos, ele acaba sendo menos equilibrado que o V8.

Além disso, o V8 larga na frente por ser utilizado em qualquer tipo de veículo, seja em carros leves, veículos de grande porte e até mesmo embarcações marítimas. Além disso, ele pode funcionar com qualquer combustível, o que não ocorre com o motor V6.

Quais são os prós e contras de cada motor?

Os dois motores contam com diversas vantagens e desvantagens, e separamos as principais informações sobre eles a seguir. Confira!

V6

Veja, a seguir, os principais prós e contras do motor V6.

Prós:

  • é mais compacto que os motores de quatro cilindros;
  • conta com uma concepção rígida;
  • tem mais poder e possibilita um maior deslocamento que motores de quatro cilindros.
  • apresenta um ótimo desempenho, sendo utilizado até mesmo pela Fórmula 1.

Contras:

  • alto nível de vibração, o que ocorre pelo ângulo estreito, que não costuma ultrapassar 60°;
  • não pode ser utilizado para qualquer tipo de veículo, sendo empregado principalmente em modelos de grande porte, como SUVs, sedans e caminhonetas;
  • não é adaptável a todos os tipos de combustíveis.

V8

Confira os principais prós e contras de motores V8 a seguir.

Prós:

  • o motor é mais compacto e potente;
  • apresenta maior estabilidade, o que é proporcionada pelo ângulo maior;
  • tem alto nível de adaptação, podendo ser utilizado em diferentes tipos de veículos;
  • há a possibilidade de ser adaptado para gasolina, diesel ou qualquer outro tipo de combustível.

Contras:

Depois de conhecer mais sobre o motor V6 e o motor V8, é importante destacar que as duas motorizações estão perdendo espaço no mercado nos últimos anos, pois eles consomem muito combustível e tem um preço bem maior do que outros modelos. No entanto não dá para negar que os motores em V são os mais potentes do mercado e impressionam por marcar presença nos carros mais caros e nos automóveis esportivos.

Gostou de saber mais sobre os motores V6 e V8? Não se esqueça de curtir a nossa página no Facebook para não perder nenhuma novidade!

por Bruno Rodrigues

Um dos tipos de motor mais cultuado pelos fãs de carros nem sempre é conhecido por todos que dizem curtir os veículos que o carregam

Publicidade - Texto continua abaixo

O motor V8 é uma das coisas mais cultuadas no universo automobilístico. Muita gente que se diz fã de carros potentes, quando escuta falar nesse tipo de motor e ouve seu ronco  já fica com o cabelo em pé. Mas nem sempre sabem o funcionamento básico dele.

Publicidade - Texto continua abaixo


Afinal: do que se alimenta, quem são, onde vivem os motores V8?

Para simplificar a explicação sobre sua estrutura, basicamente consiste em oito cilindros divididos em duas séries de quatro, uma de frente para a outra.

Esses cilindros estão conectados na parte de baixo do motor e dispostos em formato de ‘V’, por isso a nomenclatura. O número que o acompanha é definido pela quantidade de cilindros, sempre divididos em séries iguais de cada lado.

Publicidade - Texto continua abaixo


A principal vantagem no uso deste tipo de disposição é que, além de você ter um motor mais compacto, outras peças e acessórios pode ser otimizadas em função da potência.

Ou seja, um carro com V8 costuma ter uma “força” muito grande  – lembra do Dodge Charger do Toretto dando uma empinada em Velozes e Furioso? – e tem uma aceleração muito boa também. O preço a se pagar por isso é um veículo que bebe bastante combustível no processo.

Com o tempo, os motores V8 estão sendo substituídos por motores V6 com turbo-compressor que são menos barulhentos, porém mais econômicos.

Publicidade - Texto continua abaixo


Os motores V8 são encontrados em veículos esportivos de alta potência e também em carros de porte maior, como os utilitários, podendo ser adaptados para os diferentes tipos de combustível.

Além disso, é utilizado para embarcações marítimas e até aeronaves. Sua aparição, inclusive, data do começo do século 20, quando foi testado em pequenos barcos de competição e protótipos de aviões.

Geralmente, motores em ‘V’ são mais compactos que motores em linha com o mesmo número e dimensões do cilindro, o que facilita no desenho dos veículos esportivos e na preocupação das marcas com o design desses carros.

O ângulo formado pelos cilindros em ‘V’ varia nos diferentes motores desse tipo e o ideal é que eles permitam que o ciclo de início de combustão seja feito em intervalos iguais entre os cilindros.  No caso do V8, o ângulo ideal que as montadoras buscam é o de 90º.

Alguns exemplos de carros esportivos e potentes que utilizam o cultuado motor: Mustang Boss 302 (o motor da primeira foto é dele), Camaro ZL1, Corvette Stingray Z06, Audi S5, Ferrari 458 Speciale e por aí vai…

Publicidade - Texto continua abaixo


Publicidade - Veja mais abaixo