O que é bom para anemia

Desânimo, cansaço extremo, corpo fraco e tonturas não combinam em nada com uma boa saúde e, por isso, não podem ser tratados com "normalidade" por nós. Apesar de ainda serem comuns no dia a dia das pessoas, os efeitos da anemia precisam de cuidados especiais e a alimentação deve estar no topo da lista de mudanças imediatas de quem necessita fortalecer o organismo e repor a deficiência de ferro e outros nutrientes no sangue.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, OMS, a anemia é uma condição em que os níveis de hemoglobina no sangue estão abaixo do necessário para o bom funcionamento do corpo. Logo, a doença consiste na pouca absorção de nutrientes que ajudam a manter o organismo estável. A falta de ferro, mineral responsável pela produção de células vermelhas, além de algumas vitaminas, são os principais motivos que acarretam quadros anêmicos.

"Para combater a anemia, é necessária a ingestão da vitamina B12 e C, pois estas auxiliam na maior absorção do ferro. É possível encontrá-las em vegetais de cor verde escura, como por exemplo, espinafre, rúcula, brócolis e couve. Além disso, uma alimentação rica em alimentos de carne vermelha, como fígado de boi, de proteína de alto valor biológico ajuda a prevenir a doença e manter o corpo saudável", explica a nutricionista Bianca Sermarini.

Existem dois tipos de ferro. Fique atento aos alimentos

Bianca destaca que existem dois tipos de ferro: o ferro-heme e o não-heme. "O primeiro é encontrado nas carnes, sobretudo nas vermelhas. O segundo está em todos os vegetais. A diferença é que o ferro da carne chega mais bem absorvido no nosso sangue. Para se ter uma boa absorção do ferro dos vegetais, é necessário consumir fontes de vitamina C, encontrada em frutas", completa a profissional.

Dicas para manter a alimentação rica em ferro e prevenir a anemia

- Para as pessoas que estão com os níveis de hemoglobina baixos, invista no consumo de carnes vermelhas, de preferência no horário do almoço. Assim, além de ingerir proteínas, o ferro também será absorvido durante a alimentação.

- Caso seja adepto ao vegetarianismo ou veganismo, inclua os vegetais verdes escuros na alimentação, tais como o brócolis, espinafre, couve ou as leguminosas, como feijão, ervilha e grão de bico.

- Quando consumir os alimentos fontes de ferro, inclua acompanhamentos ricos em vitamina C, promovendo assim a biodisponibilidade entre os nutrientes, já que esse complexo vitamínico aumenta a absorção de ferro no organismo. Por exemplo, coma uma laranja como sobremesa após uma refeição principal com proteína.

- Atente-se à quantidade de vitamina A na sua alimentação, uma vez que a deficiência dessa substância também pode dificultar a absorção do ferro no organismo. Para isso, invista nos alimentos de cor alaranjada, como a cenoura, manga, batata doce, gema de ovo e mamão.

O que é bom para anemia
Trata-se de uma doença ocasionada pela falta do próprio sangue   ou mesmo de alguns componentes que contém no sangue, geralmente é tratada com medicamentos ou melhora na alimentação.

Comumente os alimentos ricos em ferro auxiliam na cura da anemia, tais como: fígado, carne vermelha ou feijão, mas ao ingerirmos alimentos com alto teor de vitamina C, como laranja, limão ou morango, junto com outros alimentos durante a refeição, ajuda a absorver o ferro no organismo, facilitando a digestão.

Alimentos que contém ferro em sua composição

Vejamos alguns alimentos bem conhecidos que têm ferro:

  • Carnes em geral, mas especialmente as vermelhas
  • Rins, fígado, coração de galinha
  • Carne seca
  • Pão de cevada
  • Feijão
  • Açúcar mascavo
  • Beterraba
  • Chocolate meio amargo
  • Vegetais escuros como salsa, espinafre e rúcula

Para que o corpo possa absorver bem o ferro que consta nesses alimentos, é aconselhável fazer a ingestão junto com os alimentos que contenham fonte de vitamina C.

Onde encontramos vitamina C

A vitamina C pode ser localizada nas frutas:

  • Laranja, limão, tangerina, toranja
  • Morango, abacaxi, acerola, caju, abacaxi
  • Maracujá, romã, mamão

Se você quer mais uma opção para fazer tratamento da anemia, depois de consumir uma refeição plenamente rica em ferro, você pode ingerir uma fruta que tenha vitamina C ou mesmo tomar um suco de fruta cítrica com salsa para refrescar e ajudar a digestão.

Tais mudanças em sua dieta irão te garantir o necessário de ferro para que você possa ficar curado, fazendo aumentar a quantidade de hemoglobina que existe no sangue.

A cura da anemia pode estar em alimentos com alto teor de ferro

Quem precisa da cura da anemia, deve fazer uma dieta com alimentos que tenham uma quantia alta de ferro, em que há a necessidade de ingerir alimentos como: carne, fígado e legumes ricos nesse mineral. Se há deficiência de ferro a anemia é denominada de anemia ferropriva, e sendo assim em pessoas mais frágeis isso é bem comum, em crianças e mulheres grávidas, a probabilidade de surgir uma anemia é ainda maior, isso se a pessoa também não faz uma alimentação balanceada pode se agravar.

O ferro que mais pode auxiliar o organismo, é o famoso ferro de origem animal, este é absorvido em maior quantia pelo intestino. Porém, esses alimentos que são fonte de vitamina C como laranja, kiwi e abacaxi, têm a função de absorver o ferro do organismo.

Outros alimentos que são fonte de ferro

Além dos citados acima, nunca é demais lembrar que o ferro é encontrado em:

  • Origem animal: fígado, coração, carnes e mariscos.
  • Origem vegetal: aveia, farinha de centeio integral, pão, coentro, feijão, lentilha, soja, gergelim, linhaça.

Caso você precise criar uma dieta balanceada apropriada ao seu tratamento, vá a um especialista e peça que ele monte um cardápio para você.

COMO DEVEMOS TRATAR A ANEMIA SEGUNDO O ESPECIALISTA

Segundo o médico Dr. Adriano de Moraes Arantes, é necessário primeiro tratar a causa que fez com que ocorresse   a diminuição ou eliminação das hemácias, fazendo com que o tratamento possa ficar mais direcionado. Pode-se fazer a uso do ferro a cada três ou seis meses. Com isso fica mais fácil do organismo absorver o ferro, caso você tome o medicamento junto de alguma fruta cítrica em forma de suco, ajuda ainda mais, pois é fonte de ácido ascórbico. Alimentos que vêm de animais e plantas têm alto teor de ferro, os mais aproveitados são os de origem animal. Falando de carnes vermelhas, inclusive o fígado não importando o animal, e outros miúdos que contém em seu corpo, como rim e coração; carnes de aves e de peixes, mariscos crus. Leites que tem altas taxas de ferro auxiliam na cura da anemia. Os alimentos mais conhecidos por terem alto teor de ferro em sua composição são: os folhosos verde-escuros, como: agrião, couve, cheiro-verde (exceto espinafre); os leguminosos: feijões, fava, grão-de-bico, ervilha, lentilha; os grãos integrais ou enriquecidos; as nozes e as castanhas; o melado de cana, a rapadura, o açúcar mascavo. Vale lembrar que as frutas cítricas e as proteínas ajudam na digestão durante as refeições, têm a função de absorver melhor o ferro. O leite materno é famoso pela função de proteger contra anemia, minimizando a falta de ferro. A anemia fica mais visível em crianças não consumiram a quantidade necessária de leite materno. Após essa etapa, há a necessidade de fazer uma correção na alimentação para suprir a falta de ferro no organismo, evitando assim consequências neuropsicomotoras, fazendo com que o sistema nervoso central fique com problemas, sendo desenvolvido em crianças de até dois anos de idade. Quando há casos muito graves, a equipe de hematologia permite realizar a transfusão sanguínea.

LEMBRANDO OS TIPOS DE ANEMIA

Anemia Falciforme: tendo origem na genética, ou seja, sendo possível a transmissão de pai para filho, as células vermelhas do sangue apresentam deformação e não transmitem oxigênio de modo correto;

• Anemia de Fanconi: Semelhante a Falciforme na sua transmissão. A medula óssea apresenta defeitos quando produz células precursoras, trazendo a própria falência da mesma;

• Anemia Ferropriva: é deficiente na produção de ferro, trazendo dificuldades de absorção do mineral ou perdas mais crônicas;

• Anemia Perniciosa: há a dificuldade de produção de vitamina B12, secundária a doença autoimune, faz com que ocorra a destruição das células aprietais do estômago, atrapalhando a absorção da vitamina B12 pelo organismo;

• Anemia Hemolítica: Trata-se de uma destruição causada pelo próprio organismo, que elimina suas células vermelhas;

• Anemia Aplástica: A própria medula não consegue produzir a quantidade certa de células da série vermelhas, leucócitos e plaquetas;

• Anemia Megaloblástica: Devido as células possuírem tamanhos bem maiores, acaba prejudicando a formação de plaquetas e de glóbulos brancos fazendo com que seja produzida em quantidades menores. Está ligada a baixa produção de Vitamina B12 ou ácido fólico.

Saiba mais em Tua Saúde  e Boa Vida Online . Deixe seu comentário.

A anemia é caracterizada pela deficiência na concentração de hemoglobina. É um elemento do sangue que tem a função de transportar oxigênio do pulmão para as células do organismo. A queda na hemoglobina tem como consequência um enfraquecimento geral na performance do corpo. Além de gerar cansaço, fraqueza, raciocínio lento, tontura, falta de ar e indisposição. Este problema pode ser tratado com medicamentos, reposição de ferro e ajustes na alimentação.

A hematologista Indianara Brandão explica que a deficiência de ferro é uma das principais causas da anemia e é secundária à perda de sangue ou à sua má absorção. “Parasitoses intestinais, úlcera, câncer no trato gastrointestinal, gestação, cirurgia bariátrica, doença celíaca ou fluxo menstrual aumentado, são alguns fatores deste tipo de anemia. Investigar a causa é muito importante para determinar o tratamento mais adequado”.

Segundo a especialista, os alimentos mais indicados para combater a anemia são os ricos em ferro, como fígado, carne vermelha e feijão. Consumir alimentos ricos em vitamina C, como laranja, limão ou morango, também pode ajudar a amenizar o problema. Já que a vitamina melhora a absorção do ferro pelo organismo.

A médica explica que “incluir esses alimentos na dieta pode garantir a quantidade de ferro necessária no corpo, aumentando os níveis de hemoglobina no sangue. Entretanto, saber o tipo de anemia e sua causa é fundamental para o sucesso do tratamento. Ou seja, é preciso consultar um médico”, pondera.

Veja os 7 alimentos mais indicados para combater a anemia:

Carnes vermelhas

Contêm grande quantidade de ferro e vitamina B12 e, por isso, devem ser consumidas, de duas a três vezes na semana. É uma boa fonte de proteína animal.

Vegetais escuros

Salsa, espinafre ou rúcula, além de serem ricos em ferro, também são fontes de cálcio, vitaminas, betacaroteno e fibras, ótimos para manter o equilíbrio do organismo.

Beterraba

Devido ao alto teor de ferro, a beterraba é uma ótima opção para combater a anemia. Por isso, uma boa forma de utilizá-la é misturada em saladas ou em sucos, que devem ser ingeridos diariamente.

Feijão preto

O alimento é rico em ferro, mas, para melhorar sua absorção, é importante acompanhar a refeição com sucos de frutas cítricas. A vitamina C melhora a absorção do ferro.

Frutas ricas em vitamina C

Laranja, limão, tangerina, morango, abacaxi, acerola, caju, maracujá, romã ou mamão são ricas em vitamina C e potencializam a absorção do ferro.

Rins, fígado ou coração de galinha

Essas partes específicas das carnes também possuem grande concentração de ferro e vitamina B12. Grelhados ou cozidos podem ser incluídos na alimentação.

Pão de cevada e pão integral

Contém alto teor de ferro, por isso, pessoas que têm anemia devem substituir o pão branco por essas opções.