Explique como funciona o controle social

Émile Durkheim, um dos principais fundadores da Sociologia, dizia que a construção do ser social, feita em boa parte pela educação, é a assimilação pelo indivíduo de uma série de normas e princípios — sejam morais, religiosos, éticos ou de comportamento — que balizam a conduta do indivíduo num grupo.

O homem, mais do que formador da sociedade, é um produto dela.  O conceito de controle social nasce junto com a Sociologia como ciência. Trata-se de mecanismos de intervenção de uma sociedade ou grupo social, utilizados para que os indivíduos se comportem de maneira desejável, de acordo com as regras sociais.

Por meio de recursos materiais e simbólicos aqueles que governam sobre o grupo controlado influenciam o modo de pensar, de ser, valores e crenças dos indivíduos, com o objetivo de manter determinado ordenamento social.

Explique como funciona o controle social
Imagem que remete a ideia de que o indivíduo está sob controle

Também são mecanismos que servem como forma de intervenção diante de mudanças que possam ocorrer no meio social, induzindo o indivíduo a se conformar com a nova realidade, seja positiva ou negativa.

Tipos de Controle Social

Existem dois tipos de controle, o formal e o informal. O controle formal corresponde as leis e regras institucionalizadas, já o controle informal corresponde as normas de conduta social que são reconhecidas e compartilhadas em uma sociedade, como por exemplo crenças, costumes, valores e etc.

Aula Gratuita sobre Controle Social

Veja um resumo simples e rápido com a professora Ana Amorim, do canal Curso Enem Gratuito. É um caminho que ajuda você a compreender melhor esta aula completa.

https://youtu.be/PCk2SwOwqmg

Muito boa esta aula-resumo. Agora, vamos continuar com as Formas de Controle Social Externas, e as Formas de Controle Social Internas.

O filósofo Norbert Bobbio também faz a distinção de duas formas de controle social que ele denomina como externas e internas. As formas de controle externas seriam as intervenções diretas no meio social coibindo os indivíduos que não seguem o padrão social estabelecido, sujeitos a sanções e punições que garantem o restabelecimento da ordem.

As Leis e o Controle Social

Nestes casos pode-se pensar nas leis e na polícia. O não cumprimento das leis pode levar o indivíduo a pagar multas ou mesmo ao encarceramento. A polícia, legitimada pelo Estado, tem o poder simbólico, e se necessário, a força bruta, que garante que as ações dos indivíduos não extrapolem as normas.

Existem ainda outras formas de controle externo que ocorrem no próprio meio social e que geram determinadas punições sociais, como por exemplo exclusão social, maneiras de se vestir, gostos e etc.

Explique como funciona o controle social
Polícia: forma de controle externo ou formal

As formas de controle internas são aquelas que fazem parte da consciência dos indivíduos, regras que estão interiorizadas. Trata-se de normas e valores que acabam por fazer parte da identidade dos indivíduos, e que regulam suas ações de acordo com o conjunto de regras estabelecidas pelo grupo ou sociedade.

Esse tipo de controle ocorre a partir do processo de socialização, que inicia-se na infância, com a família e a escola, e que faz com que o próprio indivíduo controle seu comportamento a partir de sua convicção do que é certo ou errado, normal ou anormal.

Explique como funciona o controle social
Escola como forma de controle social interno ou informal. Fonte: www.pragmatismopolitico.com.br

O pensador francês Michael Foucault estudou as formas de controle social e segundo sua teoria a construção de um indivíduo dócil, útil e submisso se dá por meio de processos e instituições disciplinadoras, como a escola e o quartel.

Os indivíduos moldados por estas formas de controle social seriam aqueles dóceis e úteis ao meio social. Veja um resumo rápido sobre o pensamento de Foucault, com o professor Alan, do Curso Enem Gratuito, para você compreender o Controle Social:

https://youtu.be/zILgN1teXSc

Para que exista o controle social então é preciso que existam formas de repressão e de influência que são materiais e simbólicos, por exemplo as placas de trânsito e de templos religiosos instalados em lugares centrais e altos da cidade lembrando o seu poderio ou a submissão dos fiéis.

Aspectos antagônicos do controle social

O controle social pode ser visto de forma antagônica, de um lado como sendo necessário para que todos possam conviver em um mesmo espaço social, e de outro como forma de manter o status quo.

Conforme Thomas Hobbes a maior parte dos indivíduos são maus em sua essência e precisam de um certo controle para conviverem de forma harmônica. Caso não exista regras é possível o desenvolvimento de crises sociais.

Televisão como uma forma de controle social:

Explique como funciona o controle social

Por outro lado o controle social pode ser visto como tendo a função de domínio da classe dominante, ou seja, o Estado (principal responsável pelo controle social), de modo simbólico, através da televisão, escola e etc, transmitiria os pensamentos e desejos de uma classe dominante, com objetivo de manter a estratificação social que já está estabelecida.

Questões sobre controle social

1 – UEM – Toda sociedade desenvolve mecanismos de controle social com o objetivo de fazer com que cada indivíduo adote comportamentos esperados. Sobre esse assunto, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01) A família, como esfera privada da vida regida por sentimentos e laços de sangue, não participa dos processos de controle social. 02) A polícia e o judiciário são instituições que exercem controle social de tipo formal e são próprias de sociedades complexas. 04) A religião é uma importante instituição de controle social, devido a sua alta eficiência na definição de comportamentos socialmente aceitos. 08) O controle social para ser eficiente deve combinar a transmissão de valores com estratégias de coerção.

16) Nas sociedades complexas, ocorre uma tendência de substituição de estratégias difusas de controle pela sua institucionalização formal, o que pode ser observado pelo incremento do aparato jurídico e policial.

O principal objetivo do Portal da Transparência é ser uma ferramenta que permita ao cidadão conhecer, questionar e atuar, também, como fiscal da aplicação de recursos públicos. Acreditamos no papel da sociedade na fiscalização do Estado, ou seja, no Controle Social.

O controle social das ações dos governantes e funcionários públicos é importante para assegurar que os recursos públicos sejam bem empregados em benefício da coletividade. É a participação da sociedade no acompanhamento e verificação das ações da gestão pública na execução das políticas públicas, avaliando os objetivos, processos e resultados.

Para cumprir esse objetivo, o Portal oferece recursos que permitem ao cidadão melhor acompanhar e compartilhar os dados disponíveis. São ferramentas que permitem entender melhor o funcionamento do governo sob diversas perspectivas; que possibilitam receber notificações em diversas situações; e que oferecem dados e informações de forma fácil para o acompanhamento dos gastos em suas diversas etapas. São muitas as possibilidades de uso do Portal da Transparência.

FERRAMENTAS ESSENCIAIS

Além do Portal da Transparência, outros instrumentos importantes estão disponíveis para a atuação do Controle Social:

A Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação (Fala.BR) permite a solicitação de informações ao Governo Federal, nos termos da Lei de Acesso a Informação (Lei nº 12.527/2011). Por meio dela é possível complementar os achados do Portal da Transparência ou obter documentos ou dados produzidos pelos diferentes órgãos do Poder Executivo Federal.

Além dos pedidos de informações públicas, o Fala.BR permite aos cidadãos fazer manifestações de ouvidoria para o registro de denúncias, reclamações, sugestões, elogios e solicitações ao Governo Federal e demais entes que aderiram à ferramenta, tudo em um único local, a partir de um único cadastro.

Outra ferramenta importante é o Portal Brasileiro de Dados Abertos - um catálogo com as bases de dados disponíveis em formato aberto. Os dados abertos podem ser usados, cruzados e processados para a geração de estudos, aplicativos e outras soluções. 

RECURSOS EDUCACIONAIS:


Além das informações que você encontra aqui no Portal, há diversos recursos gratuitos para aprender mais sobre controle social: