Como fazer cartao estudante gratuito

Estudante ou Passe Escolar

O cadastramento e o recadastramento do cartão Passe Escolar, que garante 50% de desconto no preço da passagem do Transcol, passou a ser via web a partir de 2012. Quem não possui o cartão Passe Escolar deverá procurar os terminais de Campo Grande, Vila Velha e Laranjeiras e a Loja do Estudante na Ufes (próximo ao Cine Metrópolis).

Clique aqui e saiba mais. 

Estudante Gratuito

O cadastramento e o recadastramento dos cartões Estudante Gratuito (ensino médio da rede pública estadual e federal) passou a ser via web a partir de 2012. Quem não possui cartão Estudante Gratuito deve procurar os seguintes locais de cadastramento: Terminais de Campo Grande, Laranjeiras, e Vila Velha e a Loja do Estudante na Ufes (próximo ao Cine Metrópolis).

Quem já possui cartão Estudante Gratuito, por sua vez, deverá fazer o recadastramento na Loja do Estudante na Ufes, no campus de Goiabeiras, próximo ao Cine Metrópolis.

Clique aqui e saiba mais. 

O BRB informa que a liberação do Passe Livre Estudantil aos estudantes ocorre de forma automática desde que sejam satisfeitas as seguintes condições:‍a. Envio do calendário acadêmico - Instituição de Ensino;b. Envio da lista mensal de frequência dos alunos - Instituição de Ensino;c. Cadastro estudantil atualizado – Estudante;d. Estar de posse de cartão válido – Estudante.O Banco reforça que os alunos que trocaram de instituição de ensino devem atualizar seu cadastro no site do BRB Mobilidade, para assegurar direito ao Passe Livre Estudantil.

O BRB orienta que na primeira utilização do cartão no semestre o aluno deve apresentar o cartão no validar por duas vezes. A primeira apresentação habilita o cartão para uso. A segunda aproximação libera o acesso ao transporte. O processo de cadastramento para novos usuários ou de atualização do cadastro (mudança de escola, curso ou endereço) pode ser feito pelo site mobilidade.brb.com.br/passelivre.

Para casos específicos, como a retirada ou troca de cartão, é necessário dirigir-se a um dos 10 postos de atendimento aos estudantes. A lista completa de endereços você encontra no site.Em caso de dúvidas, o estudante pode analisar o status de seu cadastro no site mobilidade.brb.com.br/passelivre. Para mais informações, o BRB disponibiliza atendimento virtual por meio do chatbot e ainda por meio da central do BRB Mobilidade pelo número 61 3120-9500.Atenciosamente,

BRB Mobilidade

Alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Técnico e Profissionalizante, Ensino Superior e Tecnológico, na Rede Pública Municipal, Estadual e Federal ou na Rede Privada de Ensino, cujos cursos sejam devidamente autorizados e oficialmente reconhecidos pelas autoridades competentes.

A comprovação da matrícula é realizada pela Unidade de Ensino, mediante o envio dos dados cadastrais do aluno à SPTrans. Antes de solicitar o Bilhete Único, informe a secretaria da sua escola o interesse no benefício.

A instituição de ensino frequentada pelo estudante deverá localizar-se a uma distância não inferior a um quilômetro da residência do aluno, e desde que exista ligação de transporte coletivo público entre estes pontos.

Após comprovada a residência e a matrícula, têm direito ao benefício escolar por meio do uso de Bilhete Único, os estudantes residentes na capital e matriculados em cursos sediados na Região Metropolitana de São Paulo, além dos estudantes que moram na Região Metropolitana de São Paulo e matriculados em cursos sediados na capital. Também têm direto ao benefício aqueles residentes nas cidades de Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista e Jundiaí matriculados em cursos sediados na capital, bem como os residentes na capital e matriculados em cursos sediados naquelas cidades.

Anualmente, será cobrado o valor de 7 tarifas para emissão da 1ª via ou revalidação do cartão utilizado no ano anterior.

No caso de revalidação, não haverá emissão de um novo cartão. O estudante poderá aplicar o selo do ano vigente em um dos Postos de atendimento.

Solicitar

  • Informe a sua Unidade de Ensino que deseja utilizar o Bilhete Único de Estudante no ano vigente.
  • Após a Unidade de Ensino enviar os seus dados de matrícula à SPTrans, você já pode solicitar o benefício. Acompanhe;
São duas opções de solicitação:
  1. Revalidar o cartão atual

    Caso já possua um Bilhete Único de Estudante ativo, utilizado em ano(s) anterior(es), você poderá revalidá-lo, por sua inteira responsabilidade, desde que ele esteja em perfeito estado de funcionamento e conservação, sem trincas ou envergaduras e com a foto e numeração, impressas na parte frontal, legíveis. Após completar o procedimento, o benefício estará disponível para recarga e uso no cartão.

  2. Solicitar um novo bilhete
    1. Primeira via

      Caso não tenha um Bilhete Único de Estudante ativo, utilizado em ano(s) anterior(es), solicite a emissão do cartão. Após completar o procedimento, ele será enviado em até 7 dias úteis ao endereço escolhido. Para utilizar o benefício, basta desbloquear o bilhete pelo site e realizar a recarga.

    2. Substituição

      Se você já possui um Bilhete Único de Estudante, mas deseja substituí-lo por uma nova via, basta selecionar a opção correspondente em sua solicitação. Você poderá usar seu benefício apenas quando receber seu novo bilhete, que será enviado em até 7 dias úteis ao endereço escolhido. Para utilizar o benefício, basta desbloquear o cartão pelo site e realizar a recarga. Ao desbloquear o novo cartão, o bilhete substituído será cancelado.
      Obs: Caso exista saldo no cartão substituído, os créditos serão disponibilizados para transferência no novo Bilhete Único de Estudante, no prazo de 72 horas, contadas a partir do desbloqueio do novo cartão. Para isso, basta encostar o novo cartão em um equipamento de recarga.

  3. Atenção: nos dois casos, seja para receber um novo cartão ou para revalidar um cartão usado, será cobrado R$ 30,80, valor correspondente a 7 tarifas de ônibus vigentes.

    Acompanhar ou realizar o pedido
    Agora que você já conhece as opções, acesse o site para realizar ou acompanhar o seu pedido: sptrans.dne.com.br

Como fazer cartao estudante gratuito

A QUEM SE DESTINA

É um Cartão destinado ao Estudante da Rede Pública de Ensino com isenção na tarifa do transporte coletivo urbano de Ribeirão Preto, conforme estabelece o Decreto 022 de 31 de janeiro de 2013, que regulamenta a Lei Nº 12.932 de 19 de dezembro de 2012.

Clique aqui para fazer o download desta Regulamentação.

 

Vídeo passo a passo detalhado: Clique Aqui!

 Após aprovação do órgão gestor, a renovação será feita remotamente, em caso de 1° Via será liberado para o aluno efetuar o Agendamento, onde o aluno escolhe a data para ir presencialmente no Posto de atendimento.

ACESSAR : 

ONDE COMPARECER

Comparecer à Central de Benefícios: Rua São Sebastião, nº 909 - Tel.: 3632-4564 e 3632-3952

Para a renovação do Cartão NOSSO Estudante Gratuito, agende o horário de atendimento neste site.

1ª VIA

Pré-requisitos:

- O Cartão NOSSO deve ser solicitado pelo Estudante.- O Estudante deve morar e estudar em Ribeirão Preto.- Deve morar a uma distância mínima de 1.000 (mil) metros do local onde estuda.

Deve estar cursando: Ensino Infantil, Ensino Fundamental Ensino Médio, registrado na Delegacia de Ensino da Secretaria de Educação Estadual e Municipal ou no Departamento competente do Ministério da Educação e Cultura.

Documentos Necessários:

- Cartão NOSSO Estudante

- Original e cópia de CPF e Cédula de Identidade (RG). Se menor de 16 anos, é aceita a Certidão de Nascimento em substituição ao RG.

- Declaração fornecida pela escola, constando: nome completo do estudante, do curso, especificações do grau, série, turno e o endereço residencial. A declaração deve ser original e atualizada (válida por 30 dias a partir da data de emissão).

- Para aluno do curso de formação técnica, a declaração deve conter também início e término previsto do curso. 

- A declaração deve conter ainda, dados completos da escola, nome completo com carimbo e assinatura do diretor ou do representante legal.

- Original e cópia do comprovante de residência em nome do aluno ou dos pais, emitido há menos de 90 dias (contas de luz, telefone, TV a cabo ou fatura de cartão de crédito).

Na ausência de comprovante de endereço em nome do aluno ou dos pais, pode-se apresentar uma Declaração de Residência (conforme modelo). A declaração deve estar assinada pelo declarante do endereço, SEM RECONHECIMENTO DE FIRMA, porém, apresentado documento pessoal do declarante, ORIGINAL com foto, para autenticação.

Termo de Consentimento: Conforme a LEI Nº 13.709, DE 14 DE AGOSTO DE 2018 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

- Levar o termo de consentimento, caso aluno seja MENOR de idade, com cópia do documento, responsável que assinou o termo. Link: http://www.ritmoribeirao.com.br/novidades/downloads/51/ , BAIXAR.
- Levar o termo de consentimento, caso aluno seja MAIOR de idade. Link: http://www.ritmoribeirao.com.br/novidades/downloads/52/ , BAIXAR.

2ª VIA:

A 2ª Via deve ser solicitada pelo titular do Cartão.

Em caso de reposição por perda, extravio, roubo, furto ou inutilização por mau uso, haverá a cobrança de uma taxa para a emissão da 2ª ou mais vias no valor de seis (6) tarifas vigentes. Nesses casos é preciso solicitar o cancelamento do Cartão no Posto de Atendimento NOSSO: Rua São Sebastião, nº 1.020 ou pelo telefone 0800 77 10 118.

Em seguida é preciso realizar o pagamento da taxa no Posto de Atendimento NOSSO: Rua São Sebastião, nº 1.020 e comparecer à Central de Benefícios: Rua São Sebastião, nº 909, com o recibo de pagamento e o RG para a emissão do novo Cartão e transferência do saldo remanescente (se houver).

Se constatado perda de funcionalidade por vida útil ou problema técnico, será emitido um novo Cartão ao usuário sem custo no próximo dia útil.

REGRAS IMPORTANTES

- Limite de duas viagens por dia letivo (ida e volta) do ponto de ônibus mais próximo da residência até o ponto de ônibus mais próximo da escola com a finalidade específica de atender o período oficial do curso.- O Cartão será aceito pelo validador do ônibus de segunda a sexta-feira.- Não será aceito em período de férias, sábados, domingos e feriados. Nesses casos, é preciso usar a Carteira Comum dentro do Cartão Estudante.

- O Cartão NOSSO Estudante Gratuito pode ser utilizado somente nos dias letivos, de acordo com o Calendário Oficial fornecido pela Delegacia de Ensino da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e pela Secretaria da Educação do Município de Ribeirão Preto.

Importante: O Estudante pode adquirir o Crédito Comum na Carteira Cidadão dentro do próprio Cartão Estudante Gratuito e utilizar em dias não letivos.

Obs.: A retirada da 2ª via é somente no dia seguinte ao da solicitação, após às 9h. 

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA RENOVAÇÃO

Recadastramento anual:

Para o ano letivo de 2021, o atendimento será feito mediante agendamento feito neste site.

O recadastramento é anual e deve ser feito no início do ano letivo. O Estudante é avisado através do validador do ônibus toda vez que usar o Cartão durante os 30 dias que antecedem o vencimento.

Início: 14 de dezembro de 2020Local: R. São Sebastião, 909 - CentroHorário: Segunda a Sexta-feira, das 8h às 17h

Sábado, das 8h às 11h

Pré-requisitos:

- O Cartão NOSSO deve ser solicitado pelo Estudante, sendo OBRIGATÓRIA A PRESENÇA DO ALUNO.- O Estudante deve morar e estudar no município de Ribeirão Preto.- Deve morar a uma distância mínima de 1.000 (mil) metros do local onde estuda.

- Deve estar cursando: ensino infantil, ensino fundamental, ensino médio, curso superior ou curso técnico registrado na Delegacia de Ensino da Secretaria de Educação Estadual e Municipal ou no Departamento competente do Ministério da Educação e Cultura.

Documentos Necessários:

- Cartão NOSSO Estudante

- Original e cópia de CPF e Cédula de Identidade (RG). Se menor de 16 anos, é aceita a Certidão de Nascimento em substituição ao RG.

- Declaração fornecida pela escola, constando: nome completo do estudante, do curso, especificações do grau, série, turno e o endereço residencial. A declaração deve ser original e atualizada (válida por 30 dias a partir da data de emissão).

- Para aluno do curso de formação técnica, a declaração deve conter também início e término previsto do curso. 

- A declaração deve conter ainda, dados completos da escola, nome completo com carimbo e assinatura do diretor ou do representante legal.

- Original e cópia do comprovante de residência em nome do aluno ou dos pais, emitido há menos de 90 dias (contas de luz, telefone, TV a cabo ou fatura de cartão de crédito).

Na ausência de comprovante de endereço em nome do aluno ou dos pais, pode-se apresentar uma Declaração de Residência (conforme modelo). A declaração deve estar assinada pelo declarante do endereço, SEM RECONHECIMENTO DE FIRMA, porém, apresentado documento pessoal do declarante, ORIGINAL com foto, para autenticação.

Termo de Consentimento: Conforme a LEI Nº 13.709, DE 14 DE AGOSTO DE 2018 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

- Levar o termo de consentimento, caso aluno seja MENOR de idade, com cópia do documento, responsável que assinou o termo. Link: http://www.ritmoribeirao.com.br/novidades/downloads/51/ , BAIXAR.
- Levar o termo de consentimento, caso aluno seja MAIOR de idade. Link: http://www.ritmoribeirao.com.br/novidades/downloads/52/ , BAIXAR.