Cirurgia refrativa quantos graus

  • Cirurgia refrativa quantos graus

    O grau máximo para realizar uma cirurgia refrativa depende muito das características da doença e do olho do paciente, sendo avaliado caso a caso.

    Em geral, cada tipo de erro refrativo possui o seu grau máximo para realização, depois de estabilizada, sendo:

    – 12 graus de miopia; – 6 graus de hipermetropia;

    – 4 graus de astigmatismo.

    Agende hoje mesmo seu horário: (41) 3234-1000⠀ ⠀ Responsável Técnico:⠀

    Dr. Osny Sedano CRM 15.345 RQE 10602⠀

    Deixe um comentário →

  • Cirurgia refrativa quantos graus

    Uma dúvida que pacientes com erros refrativos possuem é se existe um grau mínimo para realizar a cirurgia para correção de condições como miopia, astigmatismo e hipermetropia.

    Em pessoas com grau abaixo de um, o recomendado é que a cirurgia não seja feita, porque o erro refrativo é muito pequeno para justificar o procedimento, isso quando estamos falando de um algo abaixo de 1 grau, acima disso já é possível realizar a cirurgia, pois, essa decisão também depende do grau de desconforto do paciente em relação aos óculos ou lentes de contato.

    Graus mais elevados costumam ter recomendação para a cirurgia, no entanto é necessário uma avaliação.

    Caso o grau esteja abaixo do recomendado para uma cirurgia, é importante continuar o tratamento com óculos e lentes, além de consultas periódicas ao oftalmologista para acompanhamento do grau e saúde ocular, e verificar se há uma progressão do erro refrativo.

    Agende hoje mesmo seu horário: (41) 3234-1000

    Responsável Técnico:

    Dr. Osny Sedano CRM 15.345 RQE 10602

    Deixe um comentário →

    Olá! Tenho 2,5 de miopia e quero fazer a cirurgia refrativa. Só pode ser feita com o grau estabilizado? Se sim, tem que estar estabilizado a quanto tempo?

    Ola! A cirurgia refrativa só pode ser realizada se o grau estiver estabilizado ! Mas antes da cirurgia vc ainda tera que realizar alguns exames oftalmológicos para ver se está apto para realizar o procedimento. Além disso, o grau tem que estar estável por pelo menos um ano ou até um pouco mais.

    A estabilização da sua graduação de miopia, hipermetropia ou astigmatismo ocorre entre 18 e 21 anos. Gosto de acompanhar o paciente durante este período e, quando houver sinal de estabilidade refracional, peço os exames específicos para poder indicar (ou não) o tratamento refrativo mais adequado. Casos de correção de Hipermetropia só indico após 30 anos completos (pela possibilidade de regressão do tratamento refrativo antes desta idade). Se você for uma portador de alta graduação procure uma alimentação rica em colágeno. Talvez você precise de uma córnea bem saudável e com boa espessura na hora da indicação cirúrgica.

    Boa noite. Para a cirurgia refrativa uso os seguintes critérios: - estabilidade do grau de no mínimo 1 ano; - idade mínima de 21 anos; - exames de córnea e retina normais; - grau mínimo de miopia: 1,00. Alguns critérios você tem e quanto aos exames, esses são realizados facilmente.

    Espero ter ajudado!

    • Tenho visão monocular, no dia da perícia tenho q ir de óculos ou sem?
    • Minha filha usa óculos desde os 2 anos, e já começou com um grau alto.Hj ela tem 9 anos o grau é 9,5 e 8,5 gostaria de saber se é normal esse grau todo que ela pq nunca diminui só aumenta se é realmente necessário fazer as consultas de 6 em 6 meses?
    • Oi tenho 1,75 de miopia e 3,75 de astiguimatismo, como posso fazer para comprar uma lente de contato? Não achei com a opcão de astiguimatismo 3,75
    • Minha filha fez exame de vista e foi diagnosticado astigmatismo sem dilatar a pupila, isso é possível?
    • Meu antigo grau de miopia era OE 1,75 OD 1,50, fui ao médico semana passada e ele zerou o grau do olho direto. Mas não consiga enxergar claro com o olho direito; sinto uma pressão e fica difícil enxergar, com o olho esquerdo consigo ver normalmente mas com o direito não, enxergo melhor com o meu antigo…
    • Tenho esf -8,50. Cil -2,50 eixo 180. Posso compensar este astigmatismo na miopia??
    • Fiz a cirurgia refrativa prk há um mês, ainda tem risco de desenvolver haze ou ter alguma infecção?
    • Boa tarde Recebi meu óculos novo faz 4 dias e percebi que ao baixar o óculos no nariz e deixar ele pra baixo a visão na lateral das lentes fica melhor, ao deixar ele normal na minha cara a visão fica embaçada na lateral da lente, ela melhora se eu baixar o óculos. É erro de dnp? Vou no oftalmo semana…
    • Minha filha de 16 anos fez exame de visão com dois profissionais distintos. Um deles dilatou a pupila e o outro não. Li que a não dilatação em jovens pode incorrer em aceitação de um grau mais elevado de miopia, o que explica o incremento nos graus esféricos, mas gostaria de saber o efeito da dilatação…
    • Se você faz um avaliação, é seu grau aumenta de 1,25 de um olho pra 4 e outro de 2 pra cinco como você pode estar conseguindo ler perfeitamente como óculos antigo,não embaralhar a vista e não tenho dor de cabeça. Pode ter ocorrido erro na avaliação??

    Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

    Vamos começar quebrando um mito: a Cirurgia Refrativa, que os seus pais, tios ou avós costumam chamar de “cirurgia dos olhos” ou “cirurgia da visão”. 

    Apesar de bem famosa, normalmente é feita por alguém que possui algum problema de visão, como: miopia, hipermetropia ou astigmatismo em um grau médio ou alto (normalmente mais de 6 graus).

    Esse procedimento é feito para corrigir esses problemas de visão ou eliminar a necessidade do óculos. Os principais procedimentos que realizam as correções de Cirurgia Refrativa são:

    Ok, os nomes são diferentes mesmo, mas, ao longo deste artigo, vamos te explicar certinho cada um deles!

    Entendendo melhor sobre Cirurgia Refrativa

    A Cirurgia Refrativa é um procedimento a laser que mexe na curvatura da córnea, modelando seu formato de maneira a corrigir os principais erros refrativos. São eles: 

    • Miopia: é a dificuldade em enxergar de longe
    • Hipermetropia: dificuldade em enxergar de perto
    • Astigmatismo: dificuldade em enxergar de ambos os jeitos, longe e perto.

    Classificação de grau

    Para cada um destes erros, existe uma escala de graus que uma pessoa pode ter:

    • Grau baixo: 0 a 3 graus
    • Grau moderado: de 3 a 6 graus
    • Grau Alto: mais de 6 graus.

    Mas, se você se pergunta: “Como saber se meu grau é alto?” temos certeza que podemos te ajudar com isso, pois além de entender essa classificação, existem outros fatores a levar em consideração.

    Esse artigo pode ajudar a esclarecer todas as suas dúvidas, então não deixe de acessar.

    Como dito no início, existem alguns critérios para se fazer a cirurgia refrativa. Antes de tudo, é necessário que todos os passos sejam orientados por um Oftalmologista de confiança. Não se baseie em fontes não-confiáveis e não faça exames de vista grátis, pois a maioria desse serviço oferece a famosa “venda casada”.

    Uma prática proibida pelo Código de Defesa do Consumidor e pelo PROCON, além de não oferecer um teste 100% confiável como o realizado na clínica com o médico especialista. 

    Recomendações para fazer o procedimento

    A Cirurgia Refrativa é recomendada para:

    • Maiores de 21 anos
    • Quem quer diminuir a dependência de óculos ou lentes de contato
    • Tenha o grau já estabilizado
    • Pessoas que não possuem NENHUM tipo de doença ocular
    • Pessoas que possuem algum problema de refração (miopia, hipermetropia ou astigmatismo).

    Entretanto, como toda a cirurgia, a Refrativa tem seus prós e contras.

    Quem passa pelo procedimento precisa, necessariamente, aceitar os riscos envolvidos e os efeitos colaterais que podem ocorrer. A cirurgia, em si, não tem um histórico de ser perigosa ou de ter riscos preocupantes.

    Os principais efeitos já relatados foram olho seco e o descolamento da camada da córnea que é modificada na cirurgia, mas ambos os efeitos possuem tratamento. Além disso, outro ponto de alerta é que, mesmo realizando a cirurgia, você ainda pode precisar utilizar óculos ou lentes de contato para melhor resultado e aproveitamento da sua visão.

    Por esse motivo, para identificar qual o melhor tipo procedimento recomendado para você e seu grau é importante o acompanhamento de um Oftalmologista.

    Cirurgias refrativas: Lasik, PRK e Lasek

    Existem três tipos de Cirurgia Refrativa: a Lasik, a PRK e a Lasek. Vamos te explicar em detalhes agora a diferença entre cada um deles. Olha só:

    Lasik

    É a aplicação do laser na camada mais interna da córnea, que modifica seu formato para tentar “consertar” a visão. Basicamente, ela corta um pedacinho da córnea para facilitar a correção.

    É indicado para pacientes que tenham miopia de 4 a 9 graus, dependendo da curvatura e da espessura da córnea. Trata-se de um procedimento de pós-operatório prático, que não necessita de curativos ou pontos, apenas alguns medicamentos e descanso do paciente.

    Veja na imagem abaixo como é o procedimento da cirurgia Lasik.

    Cirurgia refrativa quantos graus

    Procedimento LASIK. Fonte: Clínica Tércio Rezende

    PRK

    Ou Ceratectomia Fotorrefrativa, é um procedimento mais antigo. Surgiu antes da Lasik, mas ainda assim é utilizado em alguns casos, conforme necessidade. Trata miopia, hipermetropia e astigmatismo, e é bem parecida com a Lasik, mas ao invés de cortar um pedaço da córnea, a PRK raspa este mesmo pedaço.

    Entretanto, se você fizer uma PRK, deve se preparar para o pós-operatório: o paciente usa uma lente de contato terapêutica na superfície da córnea, para ajudar na cicatrização e aliviar dores e desconfortos que aparecem nos primeiros dias após a cirurgia.

    Na imagem a seguir, veja como é o procedimento da cirurgia PRK.

    Cirurgia refrativa quantos graus

    Procedimento da cirurgia PRK. Fonte: Clínica de Olhos Roisman

    Lasek

    Ao invés de cortar ou raspar a cavidade da córnea, na Lasek o médico “cria” esse pedacinho da cavidade. O médico utiliza uma solução de álcool que faz o tecido se soltar, enquanto o laser entra para remodelar a córnea.

    Mas o pós operatório é semelhante ao da PRK: as mesmas lentes de contato terapêuticas, os mesmos desconfortos nos primeiros dias, e a necessidade de repouso absoluto e bloqueio da luz direta nos olhos.

    O que os médicos dizem sobre Cirurgia Refrativa

    Antigamente, a Cirurgia Refrativa já dividiu opiniões. Era um procedimento novo, sem tantas opções de segurança, recursos e pós-operatório. Entretanto, hoje em dia, a tecnologia mudou, possibilitando segurança e tranquilidade para a realização destes procedimentos. Além disso, os médicos defendem o uso da cirurgia especialmente para quem tem alto grau. Principalmente pessoas que, por esse motivo, já possuem certo grau de esclerose nos cristalinos dos olhos, e portanto necessitam de cirurgia.

    Alguns médicos também defendem que é um procedimento mais indicado para pessoas mais velhas. Entretanto, algumas regras são sempre válidas, como: deve-se ter mais de 21 anos, utilizar alto grau, e consultar um Oftalmologista para identificar a necessidade ou não de cirurgia.

    Aliás, muito importante saber as opções de cirurgias disponíveis para o seu problema de visão.

    Outras formas de correções de grau alto

    Não há o que temer: basta analisar qual tipo de cirurgia se encaixa no seu grau e a necessidade para os seus olhos. Isso tudo, sempre com a ajuda de um Oftalmologista de confiança, claro! É ele quem vai poder dar o diagnóstico completo, e te auxiliar a encontrar a melhor opção possível.

    Entretanto, se você ainda tem medo ou algum tipo de receio quanto à Cirurgia Refrativa, os óculos podem ser uma opção. Isso porque, mesmo utilizando um grau alto, você só precisa escolher o óculos correto!

    Com armação confortável, lentes que não pesam e nem têm o efeito “fundo de garrafa”. O que acaba sendo o principal motivo pela maioria das pessoas procurarem fazer cirurgia nos olhos.

    Ou seja: você não terá mais nenhum problema se tiver lentes com alto índice de refração, pois quanto maior o índice, mais fina serão suas lentes.

    Lentes para grau alto

    As lentes para alto grau mais recomendadas são lentes fabricadas no material de resina. Isso porque são mais leves e resistentes a qualquer dano que possa sofrer. E hoje, as lentes mais resistentes para alto grau e com maior índice de refração são as lentes Tokai 1.76 exclusiva da Lenscope.

    Além de serem as lentes mais finas do mundo, elas não deixam de cumprir as funções principais dos óculos: proteção e segurança. As lentes acompanham todos os tratamentos necessários, oferecendo maior conforto para os seus olhos.

    Inclusive, por um preço bem mais acessível que outros tipos de lentes. Veja também o Top 5 com as Lentes Tokai 1.76Então, se você ainda está com receio sobre fazer ou não essa cirurgia, basta levar esses (e outros) fatores em consideração para ter um bom óculos. Temos certeza que sabendo disso, você vai se sentir bem melhor com seu óculos. 

    Para entender melhor sobre essa lente e comprar com outras oferecidas no mercado, você não pode deixar de ler o nosso artigo sobre as lentes para alta miopiaDepois, você pode comparar o  preço de lentes para óculos e escolher de forma mais consciente a melhor para você! E, por último, mas não menos importante…

    Queremos saber: este artigo foi útil para você? 

    A qualquer momento, você pode deixar um comentário, uma dúvida, uma crítica, um elogio, que nós teremos o maior prazer em respondê-lo rapidamente!

    Cirurgia refrativa quantos graus