Quando sai o espelho da redação do Enem 2022

A edição de 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizada nos dias 13 e 20 de novembro. As inscrições já foram recebidas, portanto, quem se inscreveu tem que esperar agora a divulgação dos locais de provas. Isso deve ocorrer no final de outubro.

O Edital do Enem 2022 foi divulgado no final de abril pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As inscrições foram recebidas entre os dias 10 e 21 de maio. A taxa foi de R$ 85, e pode ser paga até 27 de maio.

Edital Enem 2022

Edital Enem Digital 2022

Datas Enem 2022

Edital: 29 de abril
Pedidos de isenção da taxa: 4 a 15 de abril
Inscrições: 10 a 21 de maio
Pagamento da taxa: até 27 de maio
Cartão com local da prova: outubro (provável)
Provas: 13 e 20 de novembro
Resultado: janeiro de 2023 (provável)

Isenção da taxa

Entre os dias 4 e 15 de abril, o Inep recebeu pedidos de isenção da taxa de inscrição do Enem 2022. No mesmo período, os estudantes que conseguiram a isenção no Enem 2021, faltaram às provas e desejam obter o benefício novamente puderam justificar a ausência

O resultado dos pedidos de isenção da taxa do Enem 2022 já foi divulgado. A isenção da taxa foi concedida aos seguintes estudantes:

  • Que estão no terceiro ano do ensino médio em escolas pública;

  • Que se enquadrem na Lei Federal nº 12.799/2013 (estudantes de escolas públicas ou bolsistas integrais de colégios particulares que tenham renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa);

  • Inscritos no CadÚnico (exige renda familiar de meio salário mínimo por pessoa ou renda familiar total de até três salários mínimos).

Saiba como não pagar a taxa de inscrição do Enem

Como justificar ausência para isenção no Enem

Inscrições

Todos os estudantes que estão no ensino médio ou já concluíram os estudos puderam se inscrever no Enem 2022. Para a inscrição era preciso informar o CPF.

As inscrições para o Enem 2022 foram recebidas pela Página do Participante, por meio de login no portal gov.br. O prazo foi de 10 a 21 de maio. A taxa foi de R$ 85, mesmo valor dos últimos anos.

Veja passo a passo como fazer a inscrição no Enem

Novidades

A edição de 2022 do Enem aceitará documentos digitais para identificação dos participantes nos dias das provas. Entre eles estão e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais. Capturas de telas (prints) não serão aceitas. 

A outra novidade é em relação ao pagamento da taxa, que agora poderá ser feito via pix e cartão de crédito. Os estudantes também poderão pagar o boleto em bancos, casas lotéricas, agências dos Correios que tenham o Banco Postal e internet banking.

Provas

As provas do Enem 2022 serão realizadas nos dias 13 e 20 de novembro, dois domingos, e seguirão o mesmo formato dos últimos anos.

As provas impressas e digitais do Enem são formadas por 180 questões objetivas e uma redação. No caso da redação, ela é manuscrita nas duas versões.

1º dia - 13/11: Redação; 45 questões de Linguagens e Códigos; 45 questões Ciências Humanas
2º dia - 20/11: 45 questões de Ciências da Natureza; 45 questões Matemática

Em ambos os dias os portões dos locais de provas são fechados às 13h, e o exame começa às 13h30. A duração é de cinco horas e meia no primeiro dia e, no segundo, cinco horas.

Leia mais: entenda como é a prova do Enem

O que estudar para o Enem 2022

O conteúdo das provas seguirá a Matriz de Referência do Enem, que é a mesma desde 2009. Essa matriz deve mudar somente a partir do Enem 2024, quando todas as escolas já terão se adequado ao Novo Ensino Médio.

A Matriz de Referência do Enem é extensa, por isso, é preciso se preparar para o Enem com antecedência. Como ela é a mesma, você pode iniciar a preparação com o nosso plano de estudo para o Enem. Alguns temas costumam aparecer com mais frequência no Enem.

No Brasil Escola, você encontra várias ferramentas de estudo para o Enem 2022. Veja algumas:

Simulado Enem: o melhor simulado para o Enem, com questões reais, opção para personalizar sua prova, cronômetro e correção comentada das questões.

Videoaulas no YouTube: professores de cursinhos para o Enem gravam vídeos com aulas e dicas e resolvem exercícios.

Exercícios: site do Brasil Escola só com listas de exercícios sobre todas as disciplinas.

Provas anteriores do Enem: temos todas as provas do Enem aplicadas desde 2009, com seus respectivos gabaritos e correções.

Dicas para o Enem: vários textos com dicas para as provas do Enem.

Pratique sua redação: no Banco de Redações você pode enviar sua redação e conferir a correção gratuitamente.

Pontuação em cada uma das competências da redação e as notas dos treineiros serão liberadas nos próximos dias.

Os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 já podem consultar o espelho da redação. Ele foi liberado nesta sexta-feira, 8 de abril, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O espelho da redação pode ser consultado na Página do Participante. Os estudantes devem informar o login no portal gov.br para acessar o sistema.

Por enquanto, apenas o espelho da redação está disponível. A vista pedagógica, que são as notas em cada uma das cinco competências da redação do Enem, será liberada nos próximos dias junto com as notas dos treineiros.

Quando sai o espelho da redação do Enem 2022
Espelho de uma redação nota 1.000 no Enem 2021 (clique para ampliar)
Crédito: Fernanda Quaresma

Redação do Enem

Apenas 22 participantes conseguiram a nota 1.000 na redação do Enem 2021. Por outro lado, mais de 95 mil redações tiveram nota zero. Entre os motivos para esse desempenho estão fuga ao tema, copia de textos motivadores e texto insuficiente.

O tema da aplicação regular foi “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”. Na reaplicação e Enem PPL o tema foi “Reconhecimento da contribuição das mulheres nas ciências da saúde no Brasil”.

Correção da redação do Enem 

As redações do Enem são corrigidas por dois corretores, que têm a função de atribuir uma nota de 0 a 200 pontos em cada uma das cinco competências:

1) Domínio da norma padrão da língua portuguesa; 2) Compreensão da proposta de redação; 3) Seleção e organização das informações; 4) Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto

5) Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os valores e considerando as diversidades socioculturais.

Nesta quarta-feira (09), os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 foram divulgados de forma antecipada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

Veja: Enem 2021: Inep divulga espelho de redação; resultado dos treineiros ainda não está disponível

Os candidatos que realizaram o exame nos dias 21 e 28 de novembro, assim como estudantes que realizaram a reaplicação, já podem conferir sua nota na Página do Participante.

Leia: Enem 2021: confira modelo de redação sobre invisibilidade e registro civil
+ Encontre bolsa de estudos de até 80%

Se você já está de olho em seu desempenho na redação e deseja conferir seus resultados de forma detalhada por meio da vista pedagógica, saiba que essa função ainda não está disponível, mas possui data estimada para divulgação. Veja, a seguir, quando sai a vista pedagógica do Enem 2021.

Quando sai o espelho da redação do Enem 2022

Leia mais:
+Como calcular a nota do Enem?
+Qual é a nota mínima para passar no Enem e entrar na faculdade?

Quando sai a vista pedagógica?

A vista pedagógica da redação, de acordo com o edital do exame, será divulgada na mesma data do resultado dos candidatos treineiros, ou seja, no dia 10 de abril.

Segundo o edital, o resultado para estudantes que ainda não concluíram o ensino médio, será disponibilizado apenas 60 dias após a divulgação dos resultados oficiais do Enem. Veja na integra: 

2.4.1 O participante "treineiro" estará submetido às mesmas regras que os demais participantes, exceto quanto à divulgação dos resultados, que, por serem para fins de autoavaliação de conhecimentos, serão divulgados 60 (sessenta) dias após a divulgação dos resultados do Exame.
14.3 O participante poderá ter acesso à vista de sua prova de redação exclusivamente para fins pedagógicos, após a divulgação do resultado, em data a ser divulgada posteriormente. A vista da prova de redação será disponibilizada no endereço <enem.inep.gov.br/participante>.
Veja: Resultado Enem treineiros: quando sai e como consultar

O que fazer com a nota do Enem?

Por meio de sua média do Enem você poderá ingressar em universidades públicas ou privadas através de programas do governo como: Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade Para Todos (Prouni), e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Se você deseja conferir o calendário, assim como maiores detalhes sobre cada programa, veja:

+Sisu 2022: confira o calendário do programa
+Calendário Prouni 2022: confira as datas
+Fies 2022: confira o calendário do programa

Simulador de notas de corte 

Se você deseja conferir se sua média do Enem é suficiente para ingressar no curso e programa de seu interesse, acesse o simulador de notas de corte da Quero Bolsa! Na plataforma você poderá simular em quais cursos e programas você terá mais chances de ingressar por meio de sua nota. Clique no botão abaixo e confira:

Simulador de notas de corte

Não fui bem no Enem, e agora?

Se você não obteve o resultado esperado no Enem, não se preocupe! Através do site da Quero Bolsa você poderá encontrar uma bolsa de estudos de até 80% de desconto, em mais de 1.200 instituições de ensino superior de todo o país. Para garantir a sua, clique no botão abaixo e procure pelo curso de seu interesse:

Encontre bolsas de estudo

Confira algumas das faculdades que estão no site:

  • Estácio - Universidade Estácio de Sá

Leia mais:
+Descubra o que fazer com a nota do Enem
+Como saber se minha nota do Enem é suficiente?