O que é cacau alcalino

O cacau em pó alcalino é um produto sobre o qual as pessoas as perguntam com frequência e pode ser facilmente confundido com outras formas de cacau.

Melhor e mais saudável que um chocolate comum, o cacau alcalino é saudável por quase não conter açúcar, apenas em sua composição de forma natural.

Alguns acham o cacau em pó alcalino bem saboroso , ele possui menor quantidade dos antioxidantes flavonoides que estimulam a saúde, do que o cacau não tratado. 

Segundo um estudo apresentado na revista Journal of Agricultural and Food Chemistry, em 2008, o processo pelo qual o cacau em pó alcalino passa reduz substancialmente a quantidade de substâncias benéficas que ele contém.Ele passa por um processo que tira sua acidez, deixando-o co  um sabor mais suave e com uma cor mais escura.

O cacau em pó alcalino é o preferido de muitos cozinheiros para fazer bolos, biscoitos e doces devido ao seu sabor adocicado suave e sua cor escura forte. É mais fácil misturá-lo com outros ingredientes e ele irá absorver líquidos mais rapidamente que o pó de cacau natural.

O cacau em pó alcalino é utilizado em sorvetes, chocolate quente, doces, bebidas e caldas de chocolate onde você deseja ter um sabor mais encorpado e suave.

O que é cacau alcalino

Benefícios do Cacau :

1. Protege o coração; 2. Melhora sensibilidade a insulina; 3. Antioxidante; 4. Antidepressivo natural; 5. Melhora pressão sanguínea; 6. Melhora o fluxo de sangue no cérebro; 7. Fonte de energia;

8. Fonte de magnésio e flavonoides.

Posso substituir cacau alcalino por cacau natural?

Sim e não.  Ou melhor, depende!

Se uma receita pede por bicarbonato ou fermento você já sabe que não pode substituir um cacau pelo outro. 

Uma receita que utiliza o bicarbonato de sódio como agente fermentador feita com cacau alcalino, além de não crescer tanto quanto cresceria com o cacau natural, vai ficar com um sabor metálico, deixando um amargor na garganta bem desagradável.

Se a receita pede tanto pelo bicarbonato quanto pelo fermento, é necessário seguir a receita à risca, pois ela possui um equilíbrio entre ingredientes ácidos e alcalinos que promoverão textura, sabor e fermentação adequados. 

* DICA: Para fazer aquele brigadeiro de panela que ninguém resiste, utilize o cacau alcalino . O seu sabor é muito melhor do que o cacau natural e como ele não é ácido, ele não vai deixar estranha a textura do seu brigadeiro.

Ambos são 100% cacau, mas um deles passa por processo de desacidificação, através da adição de carbonato de potássio, deixando-o com PH entre 7 e 8 (alcalino), também conhecido como cacau "holandês". Já o cacau natural tem PH de aproximadamente 5, ou seja, é ácido (também conhecido como "cacau americano").

Qual a importância disso na prática? O cacau alcalino vai misturar com leite de forma mais uniforme, e na confeitaria vai "combinar" melhor com fermento convencional, que tem PH ácido. Já o cacau natural, como é ácido, gera uma base de massa melhor com bicarbonato de sódio, que é alcalino! 😋

Cacau natural + bicarbonato de sódio = correto

Cacau natural + fermento = não recomendado

Cacau alcalino + bicarbonato de sódio = não recomendado

Cacau alcalino + fermento = correto

Muitas lojas vendem ambas variedades de cacau como "cacau natural", sem diferenciar entre o alcalinizado e o natural, e isso pode resultar em resultados muito abaixo do esperado na confeitaria! Procure sempre saber se o cacau natural passou por processo de alcalinização ou se é sem aditivos.

O que é cacau alcalino

Foi 1928 que o cacau em pó se tornou conhecido, graças ao trabalho do químico holandês C. J. Van Houten que descobriu um processo para a remoção da maior parte da gordura das amêndoas torradas, a manteiga de cacau, consequentemente produzindo o cacau em pó. O mesmo químico descobriu também que ao adicionar uma substancia alcalina, como o carbonato de potássio, o sabor do pó de cacau melhorava, esta forma de tratamento ficou conhecida como cacau holandês ou cacau em pó alcalino.

O cacau em pó alcalino tem uma tonalidade mais escura com tons mais avermelhados, possui o sabor mais suave comparado com o cacau natural e se mistura mais facilmente a líquidos. Possui um PH entre 7 e 8, enquanto o cacau natural possui um PH ácido, por volta de 5. E é por estes motivos que o cacau em pó alcalino é o preferido de muitos cozinheiros para fazer bolos, biscoitos e doces devido ao seu sabor mais suave e sua cor escura forte, além de ser mais fácil para misturá-lo com outros ingredientes, visto que absorve líquidos mais rapidamente que o pó de cacau natural.

Devido o cacau alcalino possuir um PH alcalino ele não será eficaz na fermentação em preparações que se utiliza o bicarbonato de sódio, pois por ele ser alcalino precisa de um ingrediente ácido para reagir, neste caso seria mais interessante o cacau em pó natural que possui um PH ácido. Receitas com o cacau alcalino devem utilizar fermento em pó no lugar, ou outros ingredientes ácidos, como suco de laranja.

Apesar de o cacau em pó alcalino ser mais saboroso para alguns, ele possui menor quantidade dos antioxidantes flavonóides, importantes para a saúde, do que o cacau natural, o processo pelo qual o cacau em pó alcalino passa reduz substancialmente a quantidade de substâncias benéficas que ele contém.

Fonte: Adaptado de www.ehow.com.br

Se tem uma coisa que é quase unanimidade nesse mundo é a paixão pelo chocolate. E não é pra menos. Seja brigadeiro, seja ganache, bolo ou mousse, não há coisa mais gostosa do que uma sobremesa com aquele sabor delicioso de chocolate.

E para investir nesse tipo de doce, não é necessário usar apenas o chocolate em barra. O cacau em pó também é muito versátil, saboroso e uma ótima opção para várias sobremesas. Sem mencionar os inúmeros benefícios desse ingrediente.

O cacau em pó proporciona a sensação de bem-estar, não contém calorias e é rico em vitaminas, sais minerais e antioxidantes. E você sabia que existem vários tipos de cacau em pó?

No post de hoje, explicamos tudo sobre o assunto e ainda damos dicas de como optar pelo tipo correto. Confira a seguir!

O que é o cacau em pó?

O cacau em pó é o resultado das sobras secas e sólidas de cacau fermentado, ressecado e torrado. A amêndoa de cacau é quebrada em nibs e, em seguida, moída até virar uma pasta. Os sólidos de cacau sobem e ficam sobre a gordura, mais conhecida como manteiga de cacau. Um processador extrai a manteiga de cacau dessa pasta, e o que sobra são esses sólidos, que em seguida são moídos até virarem pó.

Portanto, o cacau em pó é o puro sabor de chocolate, sem adição de gordura, açúcar ou leite. Mas existem dois tipos de cacau: o natural e o alcalino. E saber optar pelo tipo certo faz mais diferença no resultado da receita do que se pode imaginar. Confira a diferença entre eles, a seguir, para não errar em suas preparações!

Cacau em pó natural

O cacau em pó natural é o tipo que foi extraído e não passou por nenhuma manipulação. Seu pH fica entre 5 e 6, o que faz dele um ingrediente ácido.

Por esse motivo, ele tem um sabor bem amargo e também necessita de uma base para reagir, ou seja, de um elemento alcalino. Dessa forma, ao utilizar o cacau em pó nas receitas, é preciso utilizar também um ingrediente base, como bicarbonato de sódio.

Para não se confundir, tenha em mente que o dióxido de carbono (as bolhas de ar que fazem o bolo crescer) é obtido por meio de um ingrediente ácido + um ingrediente base. Nesse caso, cacau em pó natural + bicarbonato de sódio.

Cacau alcalino

A cor do cacau alcalino é mais escura e o sabor mais suave. Isso porque, diferentemente do cacau natural, o alcalino passa por um processo químico que retira sua acidez.

O pH desse tipo de cacau é 7. Portanto, para haver uma reação química, é necessário acrescentar à receita um ingrediente ácido — ou seja, o processo é o inverso do exigido com o cacau natural.

Sendo assim, para obter uma reação química com o cacau alcalino, é preciso utilizar um elemento ácido, no caso, fermento em pó.

Qual é a diferença entre o cacau em pó e o chocolate em pó?

Se você pensa que utilizar o chocolate em pó no lugar do cacau dá na mesma, é melhor rever os seus conceitos. Isso porque o chocolate em pó é acrescido de uma série de ingredientes que alteram o sabor do cacau e ainda não fazem nada bem à saúde. Alguns dos aditivos são leticina de soja, aromatizantes e solubilizantes, além de açúcar.

Essa mistura também faz com que a proporção de cacau no chocolate em pó seja muito menor, o que faz com que o sabor não se intensifique, prejudicando o resultado final das receitas.

Qual tipo de cacau em pó devo usar?

Até aqui, você já percebeu que é bem diferente optar pelo chocolate em pó em vez do cacau, certo? Mas, então, qual tipo de cacau em pó utilizar?

A principal questão a ser observada é o aspecto da reação química. É possível ter um bom resultado em bolos optando por qualquer um dos tipos, desde que seja observada a mistura de um ingrediente ácido e um base. Se a receita pede fermento em pó, escolha o cacau alcalino. Se a receita pede bicarbonato de sódio, use o cacau natural.

Outro ponto é o sabor. Ao escolher o tipo de cacau, lembre-se de que o natural tem sabor mais ácido e forte, enquanto o alcalino é mais suave. Então, leve em consideração a sobremesa que será preparada e também o seu público.

No entanto, de modo geral, pode-se dizer que o cacau em pó alcalino é o que tem melhor sabor, já que o nível de acidez é menor e a tonalidade mais semelhante à dos chocolates tradicionais. Esse tipo também vai melhor em receitas que contém ingredientes lácteos, como creme de leite e leite condensado. Vale ressaltar que as marcas importadas tendem a comercializar sempre o cacau alcalinizado.

Como você viu, entender sobre os tipos de cacau em pó existentes é fundamental para que a sua receita dê certo e você não perca ingrediente e tempo. Assim, da próxima vez que for comprar esse ingrediente, lembre-se de levar em consideração todas as dicas apresentadas neste post. Dessa forma, a sua sobremesa será o maior sucesso!

https://interativos.chefcenter.com.br/qual-a-difereca-entre-cacau-em-po-e-alcalino

Quer continuar por dentro de mais informações sobre o universo do chocolate? Então, acesse o nosso post que ensina como embalar chocolate adequadamente e ainda preservar o sabor!