Explique o que e imigração emigração imigrante emigrante

Comumente, principalmente quando falamos de História, ouvimos dizer as palavras emigração, imigração e migração. Esses termos possuem uma ligação entre si, pertencem a um mesmo âmbito semântico, mas têm significados diferentes! De acordo com o dicionário Aurélio, migração é: 1. Passagem dum país para outro (falando-se de um povo ou de grande multidão); 2. Viagens periódicas ou irregulares feitas por certas espécies de animais. Assim, é migrante a pessoa ou grupo que em determinado tempo teve a ação de se deslocar de um país para outro. No entanto, esse deslocamento sempre parte de uma região de origem conhecida para outra estranha a esta. Dizemos que alguém emigrou quando saiu do país em que residia para se fixar, morar em outro. Entretanto, a partir do momento em que esse alguém entrou em país estranho, este é um imigrante. Observe nos exemplos:

a) Durante um tempo, os europeus emigraram para o Brasil. (saíram de onde estavam: Europa)


b) Os imigrantes, vindos da Europa, vieram trabalhar no Brasil. (os que entraram no Brasil)
c) A emigração foi feita por navio. (saída do país de origem)
d) Os imigrantes chegaram em navios. (os que entravam em determinado país para morar nele)
e) A corte portuguesa imigrou para o Brasil para fugir de Napoleão. (entrou no Brasil e fixou residência)

Veja mais!

Ao telefone ou no telefone? - Você sabe qual é o certo?

Publicado por Sabrina Vilarinho

Flávia Neves

Professora de Português

Imigração, emigração e migração são termos usados para indicar fluxos de pessoas de um país para outro ou de uma localidade para outra. Essa deslocação ocorre por motivos financeiros, sociais, políticos, religiosos,…

Qual é a diferença entre imigração, emigração e migração?

Imigração: Movimento de entrada de pessoas num país estrangeiro.
Emigração: Movimento de saída de pessoas do seu país de origem.
Migração: Movimentação de pessoas de um país ou região para outra., incluindo o movimento de saída de um país (emigração) e o movimento de entrada em um país (imigração).

O que é imigração?

A imigração é o movimento de entrada de pessoas num país estrangeiro para aí se estabelecer, fixar residência e trabalhar. Tem como ponto de referência o local de destino, indicando a entrada nesse novo destino.

Exemplos com imigração

  • A imigração dos alemães no Brasil teve como destino a região sul do país.
  • Está cada vez mais complicada a imigração para os Estados Unidos da América.
  • O principal objetivo da imigração é a procura de melhores condições de vida.

Na imigração, um indivíduo decide imigrar para outro país, passando a ser um imigrante no país onde passa a viver.

O que é emigração?

A emigração é o movimento de saída de pessoas do seu país de origem para se estabelecer, fixar residência e trabalhar em algum país estrangeiro. Tem como ponto de referência o local de origem, indicando a saída do seu país natal.

  • Houve uma grande emigração forçada durante a ditadura militar brasileira. 
  • Este grande fluxo de emigração poderá enfraquecer a economia do nosso país.
  • Perseguição política, religiosa e social são causas de emigração.

Na emigração, um indivíduo decide emigrar do seu país, passando a ser um emigrante no seu país natal.

O que é migração?

A migração é a movimentação de pessoas de um país para outro ou de uma região para outra dentro do próprio país. Inclui, assim, os movimentos de emigração e imigração, porque inclui o movimento de saída de um lugar e o movimento de entrada em outro lugar.

Exemplos com migração

  • Com as fronteiras abertas, todos os seres humanos teriam direito à migração.
  • Estou estudando a migração nordestina para o Sudeste nas aulas de história.
  • A migração animal é uma migração sazonal.

Vogais I e E: movimento para dentro e para fora

No português, o prefixo i- (e in-) indica um movimento para dentro e o prefixo e- (e ex-) indica um movimento para fora.

Movimento para dentro:

  • imigração;
  • inspirar;
  • interior;
  • imerso;

Movimento para fora:

  • emigração;
  • expirar;
  • exterior;
  • emerso;

Palavras relacionadas: imigração, emigração, migração.

Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Ouça este artigo:

Imigração e emigração são palavras que descrevem o fluxo de indivíduos em um país. A imigração é o movimento de entrada de estrangeiros em um país de forma temporária ou permanente e a emigração é a saída de indivíduos do país.

A relação entre a imigração e a emigração resulta no “saldo migratório”, utilizado para ajudar na caracterização da população de um determinado território (país, continente, etc.). Se a imigração for maior que a emigração diz-se que o saldo migratório foi positivo (pois saíram menos indivíduos do país do que entraram), se ocorrer o contrário, o saldo migratório foi negativo. Ou ainda, o saldo migratório pode ser nulo, quando ambos os movimentos populacionais se igualam.

Os fenômenos de emigração e imigração estão sempre relacionados com as condições sociais dos locais nos quais se inserem a apresentam especificidades de acordo com estas condições. O emigrante é geralmente levado a deixar seu país por falta de condições que o permitam ascender socialmente e acaba se tornando o imigrante de algum outro país no qual ele deposita suas esperanças de melhoria de vida.

Mas existem outras motivações que podem levar um cidadão a se tornar emigrante, em seu país, e imigrante, no país de destino. Como os refugiados que abandonam seus países devido a conflitos civis, ou por causa de perseguições raciais/religiosas, ou ainda por causa de desastres naturais/ambientais.

De qualquer forma o imigrante enfrentará quase sempre as mesmas dificuldades de se estabelecer em um país de costumes diferentes dos seus e de língua desconhecida enfrentando, muitas vezes, a xenofobia, as restrições impostas aos estrangeiros pelas legislações, o trabalho escravo ou quando muito o subemprego.

Por outro lado, a mobilidade dos indivíduos sempre foi um fator importante e presente na história da civilização. Desde os tempos primitivos em que o nomadismo era prática comum até os tempos atuais em que a globalização tornou mais fácil (ou pelo menos, mais comum) os movimentos migratórios.

Fontes https://web.archive.org/web/20161126223949/http://fazendogenero8.ufsc.br//

http://jus2.uol.com.br

Imigração e emigração são fenômenos espontâneos relacionados com o ato de estabelecer nova residência em um país ou região diferente do local de origem.

Emigração significa deixar o local de origem (a pátria) com intenção de se estabelecer em um país estranho. Um indivíduo que se encontra nesta situação é denominado na sua pátria por emigrante.

Imigração é o fenômeno protagonizado pelo mesmo indivíduo, mas visto pela perspectiva do país que o acolhe. Ou seja, é a entrada de quem vem do exterior para fins de trabalho e/ou residência, passando a ser denominado por imigrante.

Podemos dar como exemplo um brasileiro que se ausenta do Brasil por um longo período para trabalhar nos Estados Unidos. No Brasil ele é denominado por “emigrante” e nos Estados Unidos ele é considerado um “imigrante”.

Os fenômenos migratórios têm fundamento jurídico. Por exemplo, a emigração é consagrada na lei fundamental, do princípio nº 2 do artigo 13º da Declaração Universal dos Direitos do Homem: "Toda a pessoa tem o direito de abandonar o país em que se encontra, incluindo o seu, e o direito de regressar ao seu país."

No contexto sociológico, a emigração consiste no abandono voluntário da pátria de maneira temporária ou permanente, por motivos políticos, econômicos ou religiosos.

A emigração significa para o país de origem uma perda de mão-de-obra, mas no caso dos países superpovoados essa perda é compensada pelos numerosos postos de trabalho que ficam vagos. Para o país que recebe os emigrantes, estes são úteis quando a expansão da economia necessita de mais pessoal produtor.

Entre os grandes movimentos de emigração sobressai o dos territórios americanos entregues aos emigrantes, basicamente procedentes da Europa, Japão e China.

Veja os pontos positivos e negativos da globalização.

Revisão por Emerson Machado

Jornalista

Imigração e emigração ocorrem quando uma pessoa ou grupo se muda de seu país para outro. O termo imigração é usado para a entrada de pessoas em um país estrangeiro. Já emigração significa o movimento de saída de pessoas de um país para morar em outro.

Já a migração também significa um movimento, mas pode ser utilizada para mudança entre regiões.

Migração Imigração Emigração
Definição Movimento que uma pessoa, grupo ou animal realiza de um determinado local para outro. Entrada de uma pessoa em um país estrangeiro, para estabelecer nova residência. O indivíduo que imigra é chamado imigrante. Saída da pessoa de seu país de origem para viver em outro. O indivíduo que emigra é chamado emigrante.
Nível País ou região. País. País.
Aplicação Pode-se aplicar à pessoas ou animais. Pessoas. Pessoas.
Tempo Permanente ou temporário. Permanente. Permanente.
Origem Do latim migro, que significa "ir de um lugar para outro". Do latim immigratus, que significa “se mudar para".

Do latim emigratus, que significa "se afastar".

Imigrar e emigrar são duas visões sobre um mesmo movimento. Por exemplo, se você nasceu no Brasil e foi viver nos Estados Unidos, isso quer dizer você emigrou do Brasil e imigrou para os EUA.

Imigração é usando quando uma pessoa entra em um país estrangeiro para viver, deixando seu país de origem. Por exemplo:

  • Meus avós imigraram para o Chile na década de 1950.

Imigrar implica um movimento permanente e aplica-se apenas a pessoas.

Embora existam leis específicas para imigração e emigração, a imigração costuma ser rigorosamente controlada pelas nações anfitriãs.

Explique o que e imigração emigração imigrante emigrante
Explique o que e imigração emigração imigrante emigrante
Manifestação a favor dos imigrantes nos EUA

A emigração ocorre quando uma pessoa ou grupo deixa seu país para se instalar em outro. Por exemplo:

  • Meus avós emigraram de Portugal.

A emigração implica um movimento permanente e também apenas aplica-se a pessoas.

A emigração é consagrada na lei fundamental, do princípio nº 2 do artigo 13º da Declaração Universal dos Direitos do Homem:

Toda a pessoa tem o direito de abandonar o país em que se encontra, incluindo o seu, e o direito de regressar ao seu país.

O termo imigrar geralmente se refere ao cruzamento de um limite político, como ir de um país para outro. Já migrar pode ser usado quando alguém se muda para uma nova região, não sendo necessário a ida para terras estrangeiras. Por exemplo:

  • Muitas pessoas estão migrando do interior do país para as capitais.

Neste caso, as pessoas não estão se mudando para uma terra estrangeira, mas apenas migrando de uma região para outra.

Além disso, as migrações podem ser permanentes ou temporárias, por exemplo:

  • Movimento permanente:
    Muitos nordestinos migraram para São Paulo em busca de trabalho.
  • Realocação temporária:
    Muitos trabalhadores migram para o norte para a época agrícola.

Quando migrar se aplica a animais como pássaros, geralmente significa uma mudança sazonal ou temporária de habitat. Por exemplo, quando pássaros das regiões frias do norte do planeta migram para o sul durante o inverno.

Veja também a diferença entre:

Revisão por Emerson Machado

Escritor e jornalista, muito ligado a literatura e artes em geral. Trabalha com textos informativos e criativos desde que se lembra, tendo publicado seis livros e diversas reportagens, com direito a prêmios e tudo. É apaixonado por ciência e tecnologia e já escreveu para revistas, assessoria, jornal impresso e online. Vive no Porto, Portugal.