Café da manhã para quem faz quimioterapia

Há alguns meses, a apresentadora de TV Ana Furtado revelou que foi diagnosticada com câncer de mama em estágio inicial por meio de vídeo em seu Instagram. Desde então, ela vem compartilhando, junto com a sua rotina, a luta diária contra a doença --com mensagens motivacionais e atualizações sobre as sessões de quimioterapia.

Veja também:

Nesta quinta-feira (23), a carioca fez um post na rede social contando sobre seu cardápio durante o tratamento, quais alimentos são prioridade e quais ela evita:

Sobre os hábitos alimentares citados por Furtado, a nutricionista Thaís Manfrinato Miola, coordenadora da nutrição clínica do A.C.Camargo Cancer Center, explica que muitos dos itens apontados na marmita da apresentadora são recomendados, já que a refeição é caracterizada como alimentação balanceada. "Não existe dieta específica. Ao começar o tratamento de quimioterapia, os hábitos não precisam mudar totalmente, como muitos imaginam", explica. No entanto, nem todos os itens são tão eficientes assim.

Acessibilidade dos ingredientes

"Alguns alimentos, no entanto, como o frango orgânico citado, não são acessíveis para toda a população. Por isso, é recomendável que o consumo seja o mais saudável possível, de acordo com os recursos de cada um".

A alimentação de 3 em 3 horas, narrada na legenda, também é uma recomendação padrão. Segundo com Miola, a estratégia mantém o metabolismo e organismo em constante trabalho e equilibra os níveis de açúcar, colesterol e gordura no sangue.

Alimentos ácidos

De acordo com a nutricionista, a partir do momento que o paciente mostra os sintomas de mucosite (inflamação da parte interna da boca e da garganta), deve-se sim, eliminar os alimentos ácidos, como as frutas cítricas.

Mas, se a pessoa não tem a ferida, deixar de comer esses alimentos não protege contra o aparecimento das lesões. "Elas podem aparecer por conta das sessões do tratamento e fatores individuais (mulheres, idosos, por exemplo, apesentam chances maiores)", afirma.

Chá verde

Miola aponta que alguns estudos indicam que o chá verde pode não ser uma boa pedida para pacientes em tratamento. Isso por que a bebida contém antioxidantes que protegem as células.

"Os artigos mostram que pode ocorrer a proteção das células tumorais, causando resistência ao tratamento da quimioteria. As pesquisas ainda são novas, e a quantidade de chá ingerida teria que ser exagerada, mas o consumo não é aconselhável até que tenhamos mais evidências", esclarece.

Lactose

O tratamento com quimioteria é conhecido por causar diversos efeitos colaterais, e entre eles, o enjoo. Antes de retirar o alimento do cardápio, é aconselhável analisar cada caso individualmente, para realizar as escolhas certas.

"Os alimentos com lactose em sua forma pura são geralmente gordurosos, o que pode causar o sintoma. Para evitar os enjoos, os pacientes devem preferir alimentos frescos mais fáceis de ingerir", explica Miola.

Água alcalina

Não há evidências que água alcalina possa ser aliada ao tratamento, e por isso, pode ter sido citada como uma preferência da apresentadora. "Nosso organismo já transforma aquilo que é de Ph ácido em básico, para termos equilíbrio. Quem não toma não terá resultados piores na resposta do tratamento", conclui.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook  Instagram  YouTube

Você pode não sentir fome quando está fazendo a quimioterapia, mas é importante que você continue comendo bem. Alimentos nutritivos mantém suas forças, combatem a fadiga e ajudam seu corpo a se recuperar. A seguir, separamos algumas dicas saudáveis para pensar a respeito, mesmo quando a comida seja a última coisa em sua mente:  

Lutando contra as náuseas. É difícil comer quando até mesmo pensar em comida já nos deixa indisposto, não é mesmo? Então, para evitar dor de estômago, coma alimentos secos, como bolachas. Coma logo de manhã e depois em determinados intervalos de tempo. Tome chá de gengibre ao longo do dia. Gengibre, limão e hortelã também são ótimos para ajudar a aliviar o estômago.

Prepare seus pratos favoritos. Seu apetite e os alimentos que você gosta podem mudar de um dia para outro. Tudo bem comer alimentos com alto teor de gordura ou alto teor calórico e que você normalmente tenta ficar longe. Por enquanto, coma o que soa apetitoso e quando parece bom.

Tente pequenas refeições. Muitas pessoas que fazem quimioterapia acham que têm mais apetite quando comem várias vezes ao dia. Tente fazer de 6 a 8 pequenas refeições por dia, ao invés de 3 grandes.

Torne as coisas mais fáceis. Alguns dias você não vai querer ir até a mercearia ou cozinhar, é natural. Por isso, planeje com antecedência e mantenha sua despensa abastecida com alimentos fáceis de preparar. E em dias onde você se  sinta melhor, prepare porções extras e congele-as. Pergunte a amigos e familiares se podem lhe ajudar a comprar o que precisa e a preparar as refeições ou considere comprar comida pronta.

Beba líquidos durante todo o dia. Manter-se hidratado ajuda o corpo a se livrar das toxinas. Tente beber líquidos entre as refeições, em vez de durante. Se você estiver perdendo peso, beba líquidos calóricos, como néctares de frutas, sopas ou cremes.

Fique atento às proteínas. Elas ajudam a reparar os tecidos do corpo e mantém o sistema imunológico saudável. Petisque manteiga de amendoim ou amêndoas com frutas. Adicione nozes picadas saladas ou sorvete. Outras opções fáceis de proteínas: salada de ovo, queijo e bolachas ou uma tigela de cereal com leite.

Adicione calorias aos alimentos saudáveis. O corpo precisa de gordura para manter a energia e mobilizar as vitaminas no sangue. Coloque azeite de oliva ao arroz e massas ou no até mesmo no pão. Sopas podem ser outra boa opção.

Faça das refeições um evento. Você tende a comer mais quando está distraído. Procure comer assistindo TV ou ouvindo música ou convide um amigo para lhe fazer companhia durante as refeições. O apoio de familiares e amigos pode ajudá-lo a se sentir melhor.

Se mexa. Qualquer atividade física, mesmo uma caminhada curta em torno do quarteirão, pode aumentar a fome e apetite.  

Uma mente aberta. O tratamento do câncer pode mudar o olfato e o paladar por um tempo, além de proporcionar um gosto amargo ou sabor metálico em alguns alimentos. Se isso acontecer, use talheres de plástico, ao invés dos de aço inoxidável. Escolha frutas e vegetais frescos ou congelados. Tente alimentos que você nunca comeu antes, assim você saberá se o sabor está estranho.

Procure orientação de um especialista. Solicite ao seu médico o encaminhamento a um nutricionista. Ele poderá eventualmente elaborar um programa alimentar, sugerindo suplementos vitamínicos e poderá ajudar a lidar com os efeitos colaterais do tratamento.


É comum surgirem várias dúvidas sobre a alimentação para quem faz quimioterapia. Isto porque o tratamento pode causar efeitos colaterais como enjoo, boca seca, feridas na boca e até perda de apetite. Mas não é por causa deles que vamos parar de comer. Muito pelo contrário. Isso porque, quem come melhor tem mais capacidade de vencer os tais efeitos colaterais e de enfrentar, com êxito, as sessões de quimioterapia.

É a comida saudável que nos ajuda a manter a disposição, evitando a degeneração dos tecidos do corpo e ajudando a reconstruir os prejudicados pela quimio.

Quando não ingerimos a quantidade suficiente, ou o tipo correto de alimento, o corpo utiliza os nutrientes que tem armazenados para servirem de fonte de energia. Resultado: as defesas naturais se enfraquecem e o corpo não consegue combater as infecções. Além disso, perdemos peso, o que não pode acontecer durante o tratamento do câncer. E, importante, nem pense em usar suplementos antioxidantes, probióticos, fitoterápicos e de ervas não habituais como um incremento da alimentação. Eles devem ser evitados durante a quimioterapia, combinado?

Para manter o organismo forte, tudo o que precisamos são pratos com porções adequadas de verduras, legumes, frutas, gorduras saudáveis, carboidratos integrais e proteínas animal e vegetal.

Muito melhor quando o prato tem composições saborosas, com detalhes que fazem diferença para o nosso bem-estar ao comer.

Café da manhã para quem faz quimioterapia

Devemos evitar alimentos secos, muito quentes ou gelados. E tiramos da despensa os condimentos fortes, assim como diminuímos o sal nas receitas. Alimentos ácidos devem ser evitados se existem feridas na boca. Mas, se ela está seca, usar umas gotinhas de limão para temperar ajuda a provocar a salivação.

Foi pensando em tudo isso que selecionamos saladas diferentes, mastigáveis e bem gostosas, para dar mais prazer e quebrar a rotina do arroz com feijão (todas com receitas para uma porção). Elas têm tudo o que precisamos e também o que devemos evitar, como frituras e alimentos gordurosos.

Cardápio para quem esta fazendo quimioterapia

Café da manhã para quem faz quimioterapia

Ingredientes

  • 200 g de macarrão massa curta cozida
  • 1/2 cenoura ralada
  • 1 xícara de repolho em tiras
  • 2 colheres de sopa de cebola-roxa, previamente mergulhada no azeite ou na água
  • 1 colher de sopa de amêndoas laminadas e tostadas
  • 1 colher de sopa de azeitonas pretas em rodelinhas
  • 1/2 xícara de molho de iogurte

Molho

  • 5 colheres de sopa de iogurte natural sem o soro
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 1 pitada de sal

Preparo

  • Coloque todos os ingredientes numa tigela e misture (salada)
  • Em uma tigela grande, coloque os ingredientes secos e misture bem, delicadamente
  • Regue com o molho e misture novamente

Café da manhã para quem faz quimioterapia

Ingredientes

  • 1/2 couve-flor
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 2 colher de sopa de cebola-roxa fatiada e previamente mergulhada no azeite (½ hora basta)
  • 5 tomates secos picados (ou 1 tomate italiano bem maduro)
  • 1/4 de pepino picado
  • 10 folhas de manjericão frescas rasgadas
  • 1 colher de sopa de pinole (ou amêndoa) tostado
  • 1 colher de sopa de ricota (ou queijo feta, ou branco) esfarelada
  • Sal

Preparo

  • Divida a couve-flor em floretes e bata em um processador, até obter uma consistência de cuscuz (na falta do processador, pulse num liquidificador. Ou pique muito bem com uma boa faca)
  • Aqueça o azeite em uma panela grande e rasa e refogue a couve-flor picadinha por alguns minutos, mexendo bem. Tempere com sal
  • Passe para uma tigela e coloque os ingredientes restantes

Café da manhã para quem faz quimioterapia

Ingredientes

Salada

  • 100 g de batata-bolinha cozida e cortada ao meio
  • 150 g de vagem
  • 2 ovos cozidos cortados em quartos
  • 6 tomates-cereja, bem maduros, cortados ao meio
  • 1/4 de pepino descascado e picado, sem semente
  • 1 echalota (a cebola mais docinha) fatiada, se não tiver, use meia cebola fatiada, previamente regada com água fervente
  • 50 g de atum em lata
  • 10 azeitonas pretas
  • 2 rabanetes fatiados
  • Folhas de manjericão fresco
  • Sal a gosto

Molho

  • 2 tomates bem maduros, sem pele e semente, batidos e coados
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher de chá de semente de coentro
  • 1 sardinha amassada
  • 1/2 dente de alho amassado
  • 4 folhas de manjericão fresco

Preparo

  • Misture a batata e a vagem com metade do molho em uma tigela grande
  • Tempere, depois incorpore os ingredientes restantes e arrume em uma travessa
  • Regue com o molho restante e salpique com folhas de manjericão picadas grosseiramente (molho)
  • Bata todos os ingredientes em um processador ou com um mixer (se não tiver, use um pilão)

Café da manhã para quem faz quimioterapia

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de uva-passa
  • 300 g de espinafre
  • 100 g de grão-de-bico cozido
  • 2 colheres de sopa de amêndoas em lâminas tostada
  • 2 colheres de sopa de cebola, previamente mergulhada no azeite ou na água (1/2 hora basta)
  • 1/2 dente de alho amassado
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher de sopa de salsa fresca picada
  • Sal a gosto

Preparo

  • Cubra as uvas-passas com água quente e deixe de molho
  • Cozinhe o espinafre em água fervente, por 1 minuto, depois passe-o em água fria e escorra be
  • Esprema o excesso de umidade do espinafre e corte-o finamente. Tempere com sa
  • Triture, grosseiramente, metade do grão-de-bic
  • Misture todos os ingredientes, incluindo as uvas-passas escorridas, e sirva imediatamente

Café da manhã para quem faz quimioterapia

Ingredientes

  • 100 g de lentilha cozida
  • 1/4 de pepino em cubos
  • 1 colher de sopa de endro fresco (ou salsa) picado
  • 3 tomates secos fatiados (ou 1/2 tomate italiano bem maduro)
  • 1 colher de sopa de sementes tostadas
  • Um punhado de rúcula
  • 4 a 6 fatias de pernil bem sequinho
  • Azeite e sal para temperar

Preparo

  • Misture a lentilha com o pepino e o endro em uma tigela. Tempere
  • Misture os ingredientes restantes, em outra tigela, com um pouquinho de azeite
  • Junte tudo com a lentilha e sirva

Café da manhã para quem faz quimioterapia

Ingredientes

  • 1/2 melão cantalupo geladinho
  • 4 a 6 fatias de rosbife ou peito de peru caseiro
  • Um punhado de rúcula
  • Ervilha baby
  • Azeite

Preparo

  • Descasque o melão e fatie a polpa em tiras finas com um descascador de legumes
  • Corte o rosbife, ou o peito de peru caseiro em tiras e arrume-o numa travessa com o melão, misturando delicadamente com a rúcula
  • Regue com azeite e sirva com as ervilhas por cima

Café da manhã para quem faz quimioterapia

Ingredientes

  • 200 g de feijão branco cozido e bem escorrido
  • 120 g de atum em lata escorrido
  • 2 dentes de alho amassados
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 2 colheres de sopa de salsa picada grosseiramente
  • 2 talos de aipo (ou erva-doce) picados finamente
  • Sal a gosto

Preparo

  • Misture tudo e tempere com sal e azeite
  • Decore com a salsa

Café da manhã para quem faz quimioterapia

Ingredientes

  • 400 g de melancia geladinha cortada em pedaços de 3 a 4 cm
  • 2 colheres de sopa de cebola-roxa previamente mergulhada no azeite (1/2 hora basta)
  • 60 g de ricota (ou queijo feta, ou Minas) esfarelada, ou picada em cubos
  • 2 colheres de sopa de sementes de abóbora tostadas
  • 10 azeitonas pretas
  • 2 colheres de hortelã fresca picada
  • 50 g de rúcula
  • Azeite e sal para temperar

Preparo

  • Disponha todos os ingredientes em uma travessa grande
  • Tempere e regue com azeite

Já conhecia essas receitas? Compartilhe o que achou delas! 👇