Considerando que o petróleo, ao ser extraído das profundezas do mar, vem misturado com água e areia

em 7/18/2019


Considerando que o petróleo, ao ser extraído das profundezas do mar, vem misturado com água e areia


Bora ver como o conteúdo sobre separação de misturas cai na prova da EAM?

1 (EAM-2018)- Assinale a opção que apresenta uma mistura que é sempre homogênea e o método usado para separar os componentes dessa mistura.

a) Água e óleo; decantação. b) Água e álcool; destilação. c) Água e sal; evaporação. d) Ferro e areia; peneiração. e) Água e areia; filtração.

2 (EAM - 2017)- Observe a figura a seguir.

Considerando que o petróleo, ao ser extraído das profundezas do mar, vem misturado com água e areia

O petróleo bruto é uma complexa mistura líquida de compostos orgânicos, denominados hidrocarbonetos, que vão desde os alcanos mais simples até aos aromáticos mais complexos, dando origem à gasolina, ao querosene, ao óleo combustível, ao óleo diesel, ao óleo lubrificante e também a substâncias que serão posteriormente transformadas pela indústria petroquímica em plásticos, fertilizantes, vernizes e fios para tecelagem, conforme a figura acima. 

O processo que permite a separação dessas substâncias a partir do petróleo bruto é conhecido como:


3 (EAM - 2014)- O petróleo é uma mistura líquida que quando processada transforma-se nos subprodutos: gasolina, diesel, querosene, entre outros. Mas esse processo só é possível porque estes derivados do petróleo não têm temperaturas de ebulição muito próximas. Dessa forma, qual é a opção que indica o processo de separação de misturas utilizado nas refinarias para dar origem aos derivados do petróleo?

4 (EAM - 2012)- " As substâncias raramente ocorrem puras na natureza. (...) Assim, em muitos laboratórios de pesquisa, o uso de técnicas de separação de misturas faz parte do dia a dia dos químicos".

(CANTO, Eduardo Leite do. Ciências Naturais: aprendendo com o cotidiano, 9ºano. São Paulo: Moderna, 2004, p.157).

O processo de purificação mais apropriado para separar uma mistura de sal e água, quando se deseja recuperar tanto o sal como a água, é a:

5 (EAM - 2006)- Para se obter água quimicamente pura, a partir da água do mar, faz-se necessário utilizar um processo de separação de mistura denominado:

6 (EAM - 2006)- Quando ocorre derramamento de petróleo no mar, é comum utilizar-se de uma técnica para limpar as aves atingidas por esse produto. O processo de limpeza consiste em pulverizá-las com limalha de ferro que fica impregnada de óleo. Qual o nome desse processo de retirada do óleo das penas das aves?

7 (EAM - 2004)-  Considere as três misturas a seguir nas proporções indicadas:

I - sal de cozinha e água (1:100)

III - álcool comum e água (1:1)

Os processos de separação destas misturas são respectivamente:

a) destilação, destilação, decantação

b) decantação, destilação, filtração

c) destilação, decantação, destilação

d) centrifugação, destilação, decantação

e) destilação, decantação, centrifugação

1 (EAM - 2018)- Gabarito B



2 (EAM - 2017)- Gabarito C

O petróleo é uma mistura de vários componentes (hidrocarbonetos). Como cada substância possui uma temperaturas de ebulição específica e não muito próxima, é possível separá-la por meio da destilação fracionada. Isto é, o aquecimento do petróleo até a temperatura de ebulição de cada substância desejada.

3 (EAM - 2014)- Gabarito A

Explicado no exercício acima.

Qual é a diferença entre destilação fracionada para a destilação simples? 

Primeiramente, ambos se referem a misturas homogêneas. A destilação simples envolve uma mistura de um sólido mais um líquido. Na destilação fracionada temos a mistura entre líquidos.

4 (EAM - 2012)- Gabarito E

Novamente, a EAM foca em destilação. 

Se você errou esta questão pode ser porque assinalou a alternativa B.

A evaporação pode ser sim um processo de separação para uma mistura entre água e sal entretanto, perderíamos a água. Como o exercício deixa claro que é preciso recuperar também a água deve-se utilizar o método da destilação simples.

Assim, a água evaporada no processo da destilação é condensada e recuperada em outro recipiente.

5 (EAM - 2006)- Gabarito B

A água do mar, além de conter sal, também possui sais minerais e outras impurezas. Por isso, para obter somente a água deve-se aplicar o método da destilação. Dessa forma, apenas a água pura (sem sal, sais minerais e outras impurezas) vaporiza e condensa em outro recipiente.

A água destilada de laboratório é feita através desse método. Claro, com um equipamento mais apropriado e elaborado apenas para isso.

6 (EAM - 2006)- Gabarito E

Por meio de um imã, o ferro impregnado de óleo é atraído pelo próprio imã. Dessa forma, retira-se do mar tanto o ferro quanto o óleo.

7 (EAM - 2004)- Gabarito C

I- Para separar o sal de cozinha da água utilizamos o método da destilação simples II- Óleo e água são separados por decantação III- Álcool como e água são separados por destilação fracionada. Uma mistura de álcool e água só podem ser separado até a porcentagem de 96% de álcool. Acima disso não é possível mais separar a mistura. O método da destilação se aproveita da diferença de temperatura de ebulição entre os compostos. Assim, o álcool vaporiza e a água permanece líquida. Contudo, quando a solução alcança 96% de álcool, ela passa a  se comportar como uma substância pura na temperatura de ebulição, ou seja, a mistura passa a ter um único valor numérico para o ponto de ebulição. Desse modo, não é possível obter um álcool mais puro.

A proporção indicada no enunciado serve para verificarmos se a solução de álcool e água não atingiu esse limite. A proporção 1:1 indica que existe 50% de água para 50% de álcool.

Esses foram todos os exercícios sobre separação de misturas que caíram na EAM! Espero que tenha ajudado! Perceba que a EAM gosta muito de destilação, por isso, não deixe de estudar e compreender bem este processo.


Dúvidas? Pergunte nos comentários e me responda: como foi o seu desempenho resolvendo essa lista?


O petróleo é encontrado em bolsões profundos em terra firme e abaixo do fundo do mar. Para realizar a sua exploração são necessários basicamente três passos importantes:

1º Prospecção: é a localização de bacias sedimentares por meio de análise detalhada do solo e do subsolo.

O geólogo que determina a probabilidade de haver rochas-reservatório com petróleo aprisionado pode fazê-lo de diversas maneiras, como por meio de imagens de satélites. Ele também utiliza alguns equipamentos; veja alguns deles:

  • Gravímetro: detecta sutis variações na gravidade que indicam o fluxo subterrâneo do petróleo;
  • Magnetômetros: mede minúsculas mudanças no campo magnético, também causadas pelo fluxo do petróleo;
  • Sniffers (farejadores): narizes eletrônicos que detectam a presença de hidrocarbonetos (constituintes do petróleo);
  • Sismólogos: esses aparelhos criam ondas de choque que passam pelas rochas e depois são refletidas para a superfície. Essas ondas podem ser criadas por canhões de ar comprimido, que disparam pulsos de ar na água e, por meio de hidrofones, captam as ondas refletidas. Também é possível utilizar detonações com cargas explosivas no solo ou caminhões impactadores que golpeiam chapas pesadas dispostas no solo.

2º Perfuração: uma vez descobertas as jazidas de petróleo, realiza-se a marcação com coordenadas GPS e boias marcadoras sobre a água do mar. Se for na terra, realiza-se a perfuração do solo de um primeiro poço. Se realmente existir o petróleo, outros poços são perfurados e analisa-se se a extração é viável economicamente.

Mapa Mental: Petróleo

* Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

Essa perfuração, que pode atingir profundidades de 800 a 6.000 metros, é feita em terra por meio de sondas de perfuração e no mar com plataformas marítimas (imagem). As torres de perfuração podem ter uma broca simples com diamantes industriais; ou um trio de brocas interligadas com dentes de aço.

Note, na imagem abaixo, que são necessários uma bomba de lama (2) e um tanque de lama (5). Isso ocorre porque uma lama especial resfria as brocas durante a perfuração. Além de lubrificar o sistema, ela traz para a superfície rochas que serão analisadas.

3º Extração: na terra, o petróleo é encontrado acima de água salgada e embaixo de uma camada gasosa em alta pressão. Assim, quando o poço é perfurado, o petróleo pode jorrar espontaneamente até a superfície em razão da pressão do gás. Quando essa pressão diminui é necessário o uso de equipamentos (como o “cavalo de pau” mostrado na figura a seguir) que bombardeiam o petróleo para a superfície.

Se o petróleo for muito denso é preciso injetar vapor de água aquecido sob pressão por meio de um segundo poço cavado no reservatório. O calor do vapor diminui a viscosidade do petróleo e a pressão ajuda a empurrá-lo para cima no poço.

No mar, essa extração é mais difícil, sendo feita com a utilização de equipamentos especiais de perfuração e extração por meio de bombas em plataformas e navios-sonda. Há varios tipos de plataformas para exploração de petróleo em alto-mar, veja as principais:

* Mapa Mental por Me. Diogo Lopes

Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Considerando que o petróleo, ao ser extraído das profundezas do mar, vem misturado com água e areia

Para realizar a exploração do petróleo, são necessários basicamente três passos: prospecção, perfuração e extração.

Considerando que o petróleo, ao ser extraído das profundezas do mar, vem misturado com água e areia

Plataforma marítima de exploração do petróleo.