Assinale a alternativa na qual há adequada divisão silábica: saude

Show

Comentários:

Professores

Alunos

Meus Comentários

NOVO Vídeo

Minhas questões:

Resolvidas

Não resolvidas

Certas

Erradas

Tipo de questão:

Certo e errado

Múltipla escolha

Incluir questões:

Questões:

Questões

A divisão silábica das palavras, além de representar um assunto que porventura se torna alvo de alguns questionamentos, concebe-se como fator de notável importância, dadas as habilidades que precisamos ter em situações específicas de interlocução, mais precisamente quando se trata da linguagem escrita.  

Por ressaltarmos tal modalidade, torna-se conveniente compreendermos que não só a divisão das sílabas, como também os demais elementos inerentes aos postulados gramaticais, estão submetidos a regras predeterminadas de composição. Em virtude desse aspecto é que o referido artigo tem por finalidade discorrer acerca de como se dá essa divisão. Assim, vejamos:


* Os dígrafos “ch”, “lh”, “nh”, “gu” e “qu” pertencem a  uma única sílaba. Observe:       

chu – va mo – lho guer – ra quei – jo

ni – nho ...


* As letras que formam os dígrafos “rr”, “ss”, “sc”, “sç”, “xs” e “xc” devem ser separadas. Note:

car – ro pás – sa – ro nas – cer nas – ço ex – ce – to

ex – su – dar ...


* Ditongos e tritongos pertencem a uma única sílaba. Confira: 

U – ru – guai Pa – ra – guai col – mei – a (No que se refere a este vocábulo, devemos lembrar que ele perdeu o acento em virtude da nova reforma ortográfica)

he – roi – co (Idem ao comentário anterior) ...


* Os hiatos são separados em duas sílabas distintas. Atenha-se a alguns exemplos:

di – a ca – de – a – do

mú – tu – o ...


* Os encontros consonantais que ocorrem em sílabas internas devem ser separados, com exceção daqueles em que a segunda consoante é representada pelas letras “l” ou “r”. Constate:

pra – to blu – sa as – tú – cia ad – mi – nis – trar

ob – tu – rar ...

Em se tratando de tais postulados, vale lembrar que alguns grupos consonantais que iniciam palavras não se separam. Entre eles, alguns casos representativos:

pneu – má – ti – co
gnós – ti – co... 

Por Vânia Duarte Graduada em Letras

Equipe Brasil Escola

1. (NCE/UFRJ – TRE/RJ – Auxiliar Judiciário – 2001) O item abaixo que apresenta erradamente uma separação de sílabas é:a) trans-o-ce-â-ni-co;b) cor-rup-te-la;c) sub-li-nhar;d) pneu-má-ti-co;e) e-co-no-mi-a.

1 – A. A palavra transoceânico apresenta o prefixo trans – seguido de vogal. Segundo aregra, separamos a última consoante do prefixo que se une à vogal seguinte. Logo, a separação correta é tran-so-ce-â-ni-co. Lembre-se disto: toda sílaba apresenta apenas uma vogal.

2. (FGV – SPTRANS – Especialista em Transportes – 2001) Assinale a alternativa em que o x representa fonema igual ao de “exame”.a) exceto.b) enxame.c) óxido.d) exequível.

2 – D. A única palavra que apresenta a letra X com som de Z, como em exame, é exequível.Esta palavra, de acordo com a nova ortografia, perdeu o trema.

3. (Vunesp – Prefeitura de São Paulo – Auxiliar de Zoonoses – 2002) Assinale a alternativa em que as sílabas de todas aspalavras estão separadas corretamente.a) fi-ngem, no-rte, con-fu-nde.b) ex- pres- são, lín-gua, fo-ra.c) ali-men-tar, vi-vos, ga-mbá.d) qu-an-do, a-ta-ca-dos, i-sso.

3 – B. Partindo do princípio de que toda sílaba tem uma vogal, o falante intuitivamenteconsegue separar as sílabas de uma palavra desde que ela seja pronunciada pausadamente. Noentanto, há algumas regras para a separação adequada. Na palavra expressão, o dígrafo SS se separa. Na palavra língua, o ditongo UA não se separa. Por fim, na palavra fora, há duas sílabas, pois há duas vogais.

4. (FUNDEC – TJ/MG – Oficial de Justiça – 2002) Todas as palavras a seguir apresentam o mesmo número de sílabas e sãoparoxítonas, EXCETO:a) gratuito;b) silencio;c) insensível;d) melodia.

4 – A. A única palavra que é paroxítona, mas não apresenta o mesmo número de sílabas égratuito (trissílaba). As demais são polissílabas. Esta questão é aparentemente fácil, mas abrincadeira está em suscitar dúvida no candidato a respeito da pronúncia adequada, ou seja, éGRA-TUI-TO ou GRA-TU-I-TO? Se fosse a segunda opção, não haveria resposta, mas apronúncia adequada, sem silabada (deslocamento da sílaba tônica), é GRA-TUI-TO, como INTUI-TO, FOR-TUI-TO etc. Cuidado com a palavra silencio (verbo), que é diferente desilêncio (substantivo). Esta é considerada comumente como trissílaba (si-lên-cio), mas aquelaé polissílaba (si-len-ci-o).

5. (FUNDEC – TJ/MG – Oficial de Justiça – 2002) Assinale a alternativa INCORRETA quanto à descrição da palavra.a) distinguir: um encontro consonantal e dois dígrafos.b) cinquentão: dois encontros consonantais, um ditongo crescente e um ditongo decrescente.c) quiproquó: dois ditongos crescentes e um encontro consonantal.d) antiguidade: dois dígrafos e nenhum ditongo.

5 – B. Olha aí! Eu não avisei? Cuidado! Na palavra cinquentão, o “homem da banca” diz quehá dois encontros consonantais, tentando lhe dar uma pernada! A pegadinha é fazer você errarpor pensar que há encontro consonantal em ciNQueNTão. Não obstante, conforme eu já haviaalertado, não confunda encontro consonantal com dígrafo vocálico. Este N não é umaconsoante, mas sim uma marca de nasalização (como um ~) que nasaliza a vogal anterior,formando um dígrafo vocálico.

6. (FUNDEC – TJ/MG – Oficial de Justiça – 2002) Assinale a alternativa CORRETA quanto à divisão silábica, à ortografia eà análise da estrutura fonética da palavra em destaque.a) se-ri-ís-si-mo – vocábulo proparoxítono, com um hiato e um dígrafo.b) ar-rit-mia – vocábulo oxítono, com dois encontros consonantais e um ditongo crescente.c) flu-i-dos – vocábulo paroxítono, com um encontro consonantal e um hiato.d) pre-ten-ci-o-so – vocábulo paroxítono, com um encontro consonantal, um dígrafo e um hiato.

6 – A. Quase você marcou a letra D, não foi? O problema é que a palavra pretenCioso nãoexiste! O que existe é pretenSioso, que vem de pretenSão. Bem, a opção A (seriíssimo) é acorreta. De fato, a antepenúltima sílaba é tônica (palavra proparoxítona), apresenta um hiato(se-rI-Ís-si-mo) e um dígrafo (seriíSSimo).

7. (FUMARC – BHTRANS – Assistente Administrativo – 2003) Ambas as palavras contêm exemplo de dígrafo em:a) questionário/recursos;b) perspectiva/descer;c) bairro/maravilhosa;d) passividade/telespectador.

7 – C. Há dígrafos consonantais e vocálicos. Ambos são constituídos de duas letras querepresentam apenas um fonema. Logo, isso ocorre em baiRRo e maraviLHosa (dígrafosconsonantais).

8. (FUMARC – Câmara Municipal de Ouro Preto – Advogado – 2004) Ambas as palavras contêm exemplo de dígrafo em:a) magma/massa;b) nascer/exceto;c) seccional/barro;d) afta/minha.

8 – B. Há dígrafos consonantais em naSCer e eXCeto.

9. (Cesgranrio – Assembleia Legislativa/TO – Auxiliar Legislativo (Manutenção e Conservação) – 2005) Há ERRO na separação silábica da palavra:a) a-ver-me-lha-do;b) pi-co-lé;c) Ro-ra-i-ma;d) nu-tri-ti-vo;e) sil-ves-tre.

9 – C. A palavra RorAIma é trissílaba e apresenta um ditongo decrescente (V+SV), logo a separação correta dela é Ro-rai-ma.

10. (OFFICIUM – TJ/RS – Auxiliar Judiciário – 2005) Assinale a alternativa em que os segmentos destacados representam omesmo fonema (som).a) desperdício – desperdiçamos.b) júbilo – gargalo.c) produção – doses.d) reservamos – burocracia.e) excessos – xampu.

10 – A. Em desperdício e desperdiçamos, tanto a letra C como Ç têm som de SS. No entanto,em júbilo e gargalo, a letra J e G não têm o mesmo som; a letra G só tem som de J quandoseguida de E ou I. Em produção e doses, o Ç tem som distinto de S, que neste caso tem som deZ. Em reservamos e burocracia, o primeiro R tem som de RR, o segundo R não. Em excessos

11. (IPAD – COMPESA – Operador de Sistemas – 2006) Analise a divisão silábica das palavras abaixo.1. convicção – con-vic-ção.2. abstrato – ab-stra-to.3. transparência – tran-spa-rên-ci-a.4. nascimento – nas-ci-men-to.Estão corretas:a) 1, 2, 3 e 4.b) 1 e 4, apenas.c) 2 e 3, apenas.d) 1, 3 e 4, apenas.e) 2, 3 e 4, apenas. (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

11 – B. O encontro consonantal CÇ é separável, portanto a separação de convicção estácorreta. A separação de abstrato está errada, pois quando há um grupo de consoantes no meioda palavra, separamos entre a última e a penúltima; isso só não ocorre nesta palavra, pois oencontro TR é perfeito, portanto inseparável; daí que separamos entre a antepenúltima e apenúltima consoante: abs-tra-to. Em transparência, o prefixo seguido de consoante não éseparável: trans-pa-rên-cia (separação comum, como paroxítona) ou trans-pa-rên-ci-a(separação rara, como proparoxítona). Por fim, em nascimento, a separação está correta, poissepara-se o dígrafo SC.

12. (FCC – MPU – Analista de Saúde – 2007) (Adaptada) A afirmação abaixo está correta ou incorreta?– A gramática prescreve que o vocábulo adjacentes seja assim separado em sílabas: “a-dja-cen-tes”.

12 – INCORRETA. A palavra adjacentes se separa assim: ad-ja-cen-tes. Isso ocorre porqueo prefixo AD, seguido de consoante, não se separa, como em ad-je-ti-vo.

13. (FEPESE – Prefeitura de Balneário de Camboriú – Arquiteto – 2008) Observe a frase, retirada do texto:Entreabri os olhos e deparei com uma quantidade enorme de cascalho e areia.Coloque dentro dos parênteses (coluna 2) o número que corresponda à classificação correta dos conjuntos destacados, deacordo com a coluna 1 (não é permitido repetir qualquer número).Coluna 1 Coluna 21. hiato ( ) abri2. ditongo decrescente ( ) olhos3. ditongo crescente ( ) quantidade4. grupo consonantal ( ) deparei5. dígrafo ( ) entreabriAssinale agora a resposta que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.a) 1 – 4 – 3 – 2 – 5.b) 4 – 5 – 3 – 1 – 2.c) 4 – 5 – 3 – 2 – 1.d) 5 – 4 – 3 – 2 – 1.e) 5 – 4 – 2 – 3 – 1.

13 – C. Em abri, há encontro de consoantes (BR). Em olhos, há dígrafo consonantal (LH). Emquantidade, há ditongo crescente (SV+V). Em deparei, há ditongo decrescente (V+SV). Ementreabri, há hiato (V—V).

14. (Cespe/UnB – UEPA – Auxiliar de Laboratório – 2008) Assinale a opção em que as palavras apresentam, em sequência,ditongo / hiato / ditongo.a) outra / comeu / coisa.b) comeu / chorou / rainha.c) diante / muito / teus.d) meus / piavam / pai.

14 – D. Em meus, há ditongo decrescente (V+SV). Em piavam, há hiato (V—V). Em pai, háditongo decrescente (V+SV).

15. (Cespe/UnB – SGA – Auxiliar de Serviços Gerais – 2008) A letra x, em encaixar, representa o mesmo som que em asfixia,engraxar e luxo.( ) CERTO( ) ERRADO

15 – ERRADO. O som do X em encaixar, engraxar e luxo equivale a CH, mas em asfixia oX tem som de KS.

16. (Cespe/UnB – SEBRAE/BA – Assistente – 2008) A seguinte separação de palavras polissílabas do texto está correta: testos-te-ro-na; neu-ro-lo-gis-ta; pu-dés-se-mos; sa-be-rí-a-mos.( ) CERTO( ) ERRADO

16 – CERTO. Em testosterona, o encontro consonantal é imperfeito, por isso se separa. Emneurologista, o ditongo não se separa, e o encontro consonantal imperfeito se separa. Empudéssemos, o dígrafo consonantal (SS) se separa. Em saberíamos, as vogais que formam ohiato obviamente se separam

17. (Cespe/UnB – CEHAP – Auxiliar de Serviços Administrativos – 2009) Assinale a opção que apresenta o vocábuloclassificado inadequadamente quanto ao número de sílabas.a) acredito – polissílabo.b) comigo – trissílabo.c) Rosinha – dissílabo.d) eu – monossílabo.

17 – C. A palavra Rosinha tem três vogais, logo tem três sílabas: Ro-si-nha. Lembre-se deque o dígrafo NH é inseparável.

18. (AOCP – Câmara de Paranavaí – Procurador – 2010) Assinale a alternativa correta quanto ao que se afirma a seguir.a) Na palavra humanos, há 7 letras e 7 fonemas.b) Na palavra balança, há 7 letras e 7 fonemas.c) Na palavra guerra, há 6 letras e 4 fonemas.d) Na palavra campanha, há 8 letras e 7 fonemas.e) Na palavra terras, há 6 letras e 6 fonemas.

18 – C. Há 6 letras e 4 fonemas em guerra, pois há dois dígrafos (duas letras = um fonema):GU e RR.

19. (AOCP – Câmara de Paranavaí – Procurador – 2010) Assinale a alternativa INCORRETA quanto ao que se afirma aseguir.a) Na palavra detalhamento, há, respectivamente, um dígrafo consonantal e um dígrafo vocálico.b) Na palavra promessas, há, respectivamente, um encontro consonantal e um dígrafo consonantal.c) Na palavra revanchismo, há, respectivamente, um dígrafo vocálico e um dígrafo consonantal.d) Na palavra discussões, há, respectivamente, um dígrafo consonantal e um dígrafo consonantal.e) Na palavra programa, há, respectivamente, um encontro consonantal e um encontro consonantal.

19 – D. Olha aí o “homem da banca” querendo enganar o desavisado (que não é você,espero!). Na palavra discussões, o SC não é um dígrafo consonantal, pois tanto S como C sãopronunciados. É diferente de miSCigenação, dígrafo de fato. Note que em discussões o S temsom de S e o C tem som de K. Cuidado, hein!

A construção a seguir servirá de base para as questões seguintes:“... é até um pecado acreditar que Deus, Nosso Senhor, lá do seu trono, no Paraíso, vai se preocupar em quebrar o salto doteu sapato e, por via disso, pôr fim a um caso de amor.”20. (Exames – Prefeitura de Itapororoca/PB – Procurador Jurídico – 2010) Na primeira palavra sublinhada, podemos perceber:a) um encontro consonantal provido de sons distintos;b) um tritongo;c) um hiato;d) um dígrafo;e) um ditongo.

20 – D. Em Senhor, há um dígrafo consonantal: NH. Simples assim.

21. (Exames – Prefeitura de Itapororoca/PB – Procurador Jurídico – 2010) Na segunda palavra sublinhada, podemosidentificar:a) um encontro consonantal provido de sons distintos;b) um tritongo;c) um hiato;d) um dígrafo;e) um ditongo.

21 – C. Em Paraíso, há um hiato: A-Í. Dava para errar?

22. (AOCP – Prefeitura Municipal de Camaçari – Procurador Municipal – 2010) Assinale a alternativa em que todas aspalavras são proparoxítonas.a) documentos, dirigentes, pesquisadora.b) públicas, pedagógico, física.c) adicionais, levantamento, atividades.d) contador, eliminados, escolas.e) gestores, concentrassem, sistema.

22 – B. Palavras proparoxítonas são aquelas que apresentam a antepenúltima sílaba tônica:PÚblicas, pedaGÓgico, FÍsica.

23. (AOCP – Prefeitura Municipal de Camaçari – Procurador Municipal – 2010) Assinale a única alternativa que apresentaapenas um encontro vocálico.a) relatórios.b) violência.c) regionais.d) reuniões.e) funcionários.

23 – A. Há apenas um encontro vocálico na palavra Relatórios, um ditongo crescente oral.Caso você tenha visto um hiato na palavra, não há problema, pois muitos gramáticos entendemque se pode interpretar palavras desse tipo como proparoxítonas eventuais ou acidentais,terminando em hiato: Re-la-tó-ri-os. No entanto, a análise comum é encarar tais palavrascomo paroxítonas terminadas em ditongo: Re-la-tó-rios.

24. (Consulplan – Assessor Legislativo – 2010) Na palavra “barriga” há ocorrência de:a) encontro vocálico;b) tritongo;c) dígrafo;d) hiato;e) ditongo crescente.

24 – C. Na palavra barriga, as letras RR constituem um dígrafo, ou seja, duas letras escritasem sequência, representando um único som (fonema).

25. (Consulplan – Assistente Administrativo – 2010) Assinale a alternativa em que a palavra sublinhada é um ditongo oralcrescente:a) Você não contribuiu para a contaminação da água.b) Após as chuvas, a cidade está um caos.c) ... o processo inteiro passou por critérios de proteção ao meio ambiente.d) ... os alimentos da estação costumam ser mais bonitos e gostosos.e) A proteína é necessária para o organismo.

25 – A. Um ditongo oral crescente é a união de uma semivogal (SV) seguida de uma vogal (V)na mesma sílaba, sem o sinal gráfico til (~) ou qualquer outra marca de nasalização (m ou n).Por isso, a palavra água corresponde à informação anterior, uma vez que UA é um encontrovocálico que apresenta uma SV + V na mesma sílaba (á-gua). Foi?

26. (Consulplan – Assistente Administrativo – 2010) Dadas as palavras com separação silábica:1. plás–ti–co.2. con–tri–bu–ir.3. a–va–liar.Está(ão) correta(s) apenas a(s) palavra(s):a) 1.b) 2.c) 3.d) 1 e 3.e) 1 e 2.

26 – E. Separam-se os encontros consonantais imperfeitos, principalmente no meio daspalavras, por isso plástico deve ser separado silabicamente assim: plás-ti-co. Já contribuir éseparado pela regra de separação dos hiatos (vogal separada de vogal): con-tri-bu-ir. Apalavra avaliar segue a mesma regra de contribuir, daí o erro em sua separação.

27. (Consulplan – Profissional de Área Técnica (PRAT) – 2011) A palavra “horrores” apresenta:a) ditongo;b) dígrafo;c) tritongo;d) encontro vocálico;e) hiato.

27 – B. Na palavra horrores, as letras RR constituem um dígrafo, ou seja, duas letras escritasem sequência, representando um único som (fonema).

28. (Consulplan – Técnico em Informática – 2011) “Por trás de um pequeno homem talvez exista uma mulherzinha de nada.”As palavras destacadas apresentam, respectivamente:a) encontro vocálico / dígrafo / encontros vocálicos;b) hiato / dígrafo / encontros consonantais;c) encontro consonantal / ditongo / dígrafos;d) tritongo / ditongo / dígrafos;e) encontro consonantal / dígrafo / dígrafos.

28 – E. A palavra trás apresenta o encontro de duas consoantes (tr); pequeno, um dígrafo (qu);mulherzinha, dois dígrafos (lh e nh). Tranquilo, não?

29. (IPAD – SENAC/PE – Auxiliar Administrativo – 2011) O termo que se enquadra na mesma justificativa de tênis, quanto àtonicidade, é:a) enfatizar;b) acabar;c) Natal;d) consumismo;e) espiritual.

29 – D. A palavra consuMISmo é tão paroxítona quanto TÊnis, pois ambas apresentam apenúltima sílaba tônica.

30. (AOCP – CISMEPAR – Auxiliar de Serviços Gerais – 2011) Assinale a alternativa INCORRETA quanto ao número desílabas.a) Redução (trissílaba).b) Acontece (polissílaba).c) Hipertensão (polissílaba).d) Lei (monossílaba).e) Saúde (dissílaba).

30 – E. A palavra Saúde é trissílaba, pois apresenta três vogais: SA-Ú-DE.

31. (FUMARC – Prefeitura de Nova Lima/MG – Estagiário de Técnico em Administração – 2012) Considere estes grupos depalavras:I. co – lé – gi – o; bra – si – le – i – ras; as – pe – ctos.II. e – nig – ma; pror – ro – gar; ca – ná – rio.III. due – lo; mi – ú – do; su – bli – nhar.IV. in – con – tes – tá – vel; eu – ro – pei –a; i – guais.A correta divisão silábica de todas as palavras pode ser observada:a) apenas em II;b) apenas em II e IV;c) apenas em III e IV;d) apenas em I e IV.

31 – B. Em enigma, há um encontro consonantal imperfeito, por isso separável (e-nig-ma).Em prorrogar, há um dígrafo consonantal separável (RR): pror-ro-gar. Em canário, há umditongo crescente (inseparável, é claro, a não ser que se queira interpretar a palavra comouma proparoxítona terminada em hiato; isso não é o comum, entretanto): ca-ná-rio. Emincontestável, separa-se o encontro consonantal imperfeito: in-con-tes-tá-vel. Em europeia(sem acento de acordo com a nova reforma ortográfica), separa-se o ditongo do falso hiato:eu-ro-pei-a (nesta palavra não há um tritongo, pois este é formado por SV+V+SV, o que não éo caso de europeia, que termina em V+SV+V). Em iguais, sim, há tritongo: i-guais.

34. (QUADRIX – CFP – Analista Técnico (Psicologia) – 2012) Sobre a palavra “pessoa”, analise as seguintes informações:I. Não possui dígrafos ou hiatos.II. É uma paroxítona.III. É trissílaba.Está correto o que se afirma em:a) somente I e II;b) somente II e III;c) somente I e III;d) todas;e) nenhuma.

34 – B. Possui dígrafo (SS) e hiato (O-A). É uma paroxítona, pois a penúltima sílaba é tônica.

35. (FAB – EEAr – Controlador de Tráfego Aéreo – 2012) Observe:fre-ar: contém hiatopou-co: contém ditongo oral decrescenteEm qual alternativa a palavra não apresenta nenhuma das classificações acima?a) aorta.b) miolo.c) vaidade.d) quatro.

35 – D. O encontro vocálico “ua”, em “quatro”, é ditongo oral crescente, pois apresenta SV +V.