Bullet journal o que é

Existem muitas maneiras de se organizar. Diário, agenda, planner mensal, diário, semanal… São tantos métodos e dicas que pode ficar difícil encontrar a forma mais adequada para você. O Bullet Journal, ou BuJo, tornou-se popular em redes sociais como Tumblr e YouTube por causa de sua estética instagramável. Mas, na verdade, é um método que pode ajudar aqueles com dificuldade de organização.

E, aqui, nós contamos tudo o que você precisa saber para começar o seu em três tópicos simples!

O que é um Bullet Journal?

O Bullet Journal é um método de organização criado pelo designer de produto digital Ryder Caroll. Diagnosticado com dificuldade de aprendizado desde jovem, Ryder decidiu desenvolver um método prático que estimulasse a produtividade. De acordo com o designer, o BuJo é uma prática mindfulness para você se organizar enquanto se mantém fiel aos seus propósitos.

O mais legal sobre esse método é sua flexibilidade. Ele pode ser feito em qualquer caderno que você tenha e é adaptável a suas prioridades e objetivos. Ainda que Ryder tenha um método fixo, na internet, existem diversas referências de organização, seções e métodos para você se inspirar.

Aqui, Ryder ensina sua técnica de Bullet Journal. Ative as legendas, caso precise.

No mundo digital, essa técnica ganhou contornos que vão além do método “agenda”. Muitos adeptos do BuJo decidem apostar em uma estética bonita, colorida e cheia de desenhos. Enquanto outros, apostam em algo minimalista e direto. Não existe jeito certo. Essa técnica te permite encontrar a sua melhor forma de organização.

Como começar seu Bullet Journal

  • Defina o objetivo da sua organização

Primeiro, entenda porquê você quer usar esse método. Você quer organizar apenas seus estudos? Ou quer organizar também os eventos e tarefas da sua vida pessoal para não esquecer nada? Depois de decidir esse objetivo vai ficar mais fácil definir quais seções vão ser importantes para essa agenda e quais informações você precisa para se organizar.

Agendas ou BuJos são cadernos que você vai carregar para todos os lados. Por isso, é importante que seja leve e não muito grande. O tamanho A5 costuma ser o ideal para esse tipo de atividade já que tem espaço suficiente para anotações se é portátil.

Na hora da compra, pense em como será mais fácil para você desenhar e organizar suas tarefas. Os BuJos, geralmente, são feitos em cadernos pontilhados. Isso porque dão a possibilidade de você desenhar as páginas do jeito que quiser com a ajuda de uma guia de referência (os pontos). Mas você pode usar cadernos sem pauta, com linhas ou quadriculado, da forma que preferir.

O YouTube e o Pinterest estão cheios de referências legais com dicas de seções e até como desenhar cada divisão. Assista a muitos vídeos e salve referências, assim você pode perceber quais vão ser úteis para o seu dia a dia e qual forma mais combina com seu jeito de se organizar.

Dificilmente, a primeira tentativa de organizar seu BuJo vai dar certo. É preciso prática para entender como funcionam os seus dias e quais atividades são suas prioridades. Então não tenha medo de errar e mudar. Com o tempo, você vai entendendo o método que dá certo e, eventualmente, criando um método próprio! O mais legal do BuJo é exatamente que ele nos permite mudar sempre que quisermos.

Veja abaixo algumas seções “clássicas” desse tipo de organização e dicas de divisões para se inspirar ao organizar seus estudos com o Bullet Journal.

Continua após a publicidade

Organizando seus estudos

Quem aí nunca esqueceu qual dia era e qual matéria teria? A primeira tarefa mais importante para o BuJo pode ser criar uma tabela simples com os seus horários escolares. Organize por dia da semana e quais matérias você tem em cada horário. Se você faz algum curso fora da escola, você também pode colocar nesse cronograma. Dessa forma, você vai ter uma visualização mais ampla de como são os seus dias e os horários vagos para estudos ou lazer.

Como o Bullet Journal funciona, em parte, como agenda, essa é a seção mais clássica. Use esse calendário para visualizar todo o seu mês de maneira simples. Anote as datas importantes de eventos, provas e entregas de trabalho que já estão previstas no calendário escolar ou conforme forem aparecendo.

  • Intenções, desejos e objetivos

A principal finalidade dessa técnica é organizar seus dias para que você alcance seus objetivos – sejam eles diários, mensais ou anuais (sim, pode ser passar em um vestibular). Por isso, pode ser importante, no começo de cada mês definir seus principais objetivos e intenções.

Dedique uma página para listar o que você quer realizar no mês. Ainda que essa seja uma previsão para o futuro, evite frustrações e tente não listar diversas coisas que seriam impossíveis de serem feitas. Foque no que é possível e que você pode dar conta.

Dedique uma parte das páginas do seu BuJo para os afazeres diários. Com isso, você se organiza a partir de tarefas que precisa fazer em cada dia da semana, qual lição de casa ou trabalho escolar você precisa fazer e, também, qual matéria estudar. Essa é uma forma simples de controlar os afazeres do dia sem se perder em meio a tantas tarefas.

A Luiza Junqueira, do canal Tá Querida, mostrou nesse vídeo como ela organiza seu bullet journal e o mais legal: ela mostra que você não precisa ser um super artista ou ter várias canetas e acessórios de papelaria para fazer o seu.

Uma seção comum nos BuJos são os “trackings de hábitos”. Eles podem ser feitos e organizados de diversas formas diferentes (existem muitas referências no YouTube), mas servem especificamente para te ajudar a criar hábitos. Se você, por exemplo, quer ler um pouco todos os dias ou de se exercitar, faça uma lista dessas atividades. Ao longo do tempo, vá marcando em qual dia eles foram realizados. Dessa forma, você cria um lembrete diário daquela tarefa e consegue ter uma visão melhor do quanto você realmente está fazendo.

  • Não perca nenhuma matéria

Se você não quer perder nenhuma matéria passada em sala de aula, use o início da sua organização semanal para listar todos os conteúdos. Essa dica veio diretamente da Ana’s Studies, que tem um canal voltado para mostrar seus estudos. Depois de separar os dias da semana com espaços para o número de matérias no dia, ela anota o tema de cada aula para conseguir estudar depois. Você pode ver ela contando mais no vídeo:

O mais legal do BuJo é que ele não é só uma agenda, nem um diário. Ele pode ser os dois e da forma como você achar melhor. Além de existirem diversas técnicas para organizar o seu dia, pode ser interessante que o seu caderno também seja pessoal. Um lugar onde você possa fazer anotações para sua vida e se sentir inspirado – seja decorando artisticamente seu caderno ou apenas anotando coisas que você gosta de fazer na vida pessoal.

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro.

Você já tentou muitos métodos mas nunca encontrou a melhor forma de se organizar? As agendas parecem prender a sua rotina? Os planners não funcionam?

Então prepare-se para conhecer o método que transforma a vida de quem não consegue se organizar com as formas tradicionais e ainda desperta a criatividade e o lado artístico de todas as idades!

O Bullet Journal, apelidado carinhosamente de “BuJo” pelos amantes do método, pode ajudar a organizar tudo e da forma como quiser!

Reunimos aqui nesse post do Blog da Bariskas tudo que você precisa saber para começar a usar o Bullet Journal e como tirar o melhor proveito desse método de organização. Mas vamos começar pelo começo, né?

O que é o Bullet Journal?

O BuJo não é apenas um caderno lindo ou fofinho, é um método (ou sistema) de organização criado pelo designer Ryder Carroll, que não conseguia usar os métodos tradicionais para se organizar durante seus estudos. Legal, né?

Ryder não se identificava com agendas, planners, e formatos já estruturados de planejamento. Por isso, criou seu próprio sistema de organização.

O designer utilizou um caderno simples para organizar tudo que precisava: tarefas, eventos, notas, ideias, prioridades, etc., sendo que cada um deles é descrito brevemente, em uma frase simples, que podemos definir como “bullet”.

Vem ver alguns exemplos de bullets:

  • “Levar cão para passear”
  • “Aniversário da vó”
  • “Ligar para o colégio”
  • “Estudar para a prova de Matemática”

Mas além disso, ele criou um sistema de símbolos dentro desse método, para organizar cada uma das categorias que comentamos acima (tarefas, eventos, notas, ideias, prioridades) e conseguir visualizar melhor sua organização pessoal.

Para “tarefas”, por exemplo, ele usava bolinhas pintadas, e dependendo da situação da tarefa, ela poderia apresentar outros estilos:

Bullet journal o que é
Foto por Lara Wamser (@resumeasy). Reprodução proibida

Já para “eventos”, as bolinhas não eram pintadas:

Bullet journal o que é
Foto por Lara Wamser (@resumeasy). Reprodução proibida

E para “notas”, o designer usava riscos simples antes dos bullets:

Bullet journal o que é
Foto por Lara Wamser (@resumeasy). Reprodução proibida

O objetivo dos símbolos seria, na organização diária ou semanal, ter um mix desses elementos conforme são definidos os eventos, as tarefas, as notas, etc. Ou seja, ao organizar tudo você consegue ter uma visão geral do seu dia, semana, mês ou ano!

Bullet journal o que é
Foto por Lara Wamser (@resumeasy). Reprodução proibida

Como VOCÊ pode criar o seu Bullet Journal?

Bullet journal o que é

Os símbolos criados por Ryder Carroll são, hoje, sugestões para quem quer adotar o método do Bullet Journal. Afinal, você pode criar diversos símbolos diferentes e fazer o seu BuJo totalmente personalizado!

Utilize os símbolos que desejar para organizar tarefas, eventos, notas, inspirações e ideias! Ah, e não é só definir isso, viu? Vem com a gente que vamos te contar mais detalhes de como criar o seu Bullet Journal.

Com relação ao caderno, geralmente são usadas cadernetas simples, que podem ser pautadas, pontilhadas ou sem pauta. A sua escolha pode depender de como você pretende utilizar o BuJo: com mais desenhos, mais decorado, ou mais minimalista, apenas com o essencial.

Depois de escolher o seu caderno ou sua caderneta, você pode criar sua organização como quiser: desde a estrutura das páginas até o estilo, as cores, os desenhos, etc.

Ou seja, em um caderno simples você cria páginas para tudo que quiser organizar:

  • Controle de hábitos
  • Controle financeiro
  • Planejamento semanal
  • Lista de filmes, séries, livros,

E ainda pode decorar cada página do jeitinho que preferir!

Para que serve o Bullet Journal?

O BuJo é um método de organização para quem não se identifica com os métodos tradicionais e para quem quer despertar toda a sua criatividade!

Ele pode ser utilizado para planejar seus dias, sua semana, os meses e até as suas metas de vida. Ou ainda você pode usar para deixar registrado os seus desejos, seus sonhos e suas inspirações.

Então, a principal vantagem do Bullet Journal é você ter a liberdade de criar tudo que desejar!

Bullet journal o que é
Bullet journal o que é

Apontadores

COMBO “Kit Lettering” 18 pcs

Bullet journal o que é
Bullet journal o que é

Canetas Ponta Fina (Fineliners)

Caneta Avulsa Fine Pen Faber-Castell

Como começar um BuJo?

Se você percebeu que esse método de organização é a opção ideal para você, então é hora de colocar a mão na massa! Vem com a gente que vamos te contar tudo que você precisa saber para começar um Bullet Journal.

Antes de mais nada, selecione algumas inspirações! Então salve alguns posts do Instagram ou navegue pelo Pinterest para descobrir o estilo que mais agrada e que você pretende utilizar no seu Bullet Journal.

Bullet journal o que é

Pense em tudo que você vai precisar para seu BuJo: caderno ou caderneta, canetas, marca-textos, lápis de cor, fitas adesivas, blocos adesivos, enfim, veja o que você já tem e o que poderá usar para decorar seu novo método de organização.

DICA EXTRA: Você conhece as washi tapes? São fitas adesivas, usadas na decoração de materiais, que vão deixar o seu Bullet Journal ainda mais lindo e especial! Quer saber mais sobre como utilizá-las? Temos um texto sobre esse tema aqui no blog, você precisa ler!

No método criado por Carroll, é utilizado um índice, ou seja, uma página inicial, com uma legenda dos símbolos que serão utilizados no Bullet Journal. Até se você fizer uma breve pesquisa nas redes sociais, vai reparar que muitas pessoas introduzem o BuJo com uma ou mais páginas de apresentação.

Use a sua criatividade para criar essa introdução e a legenda dos seus símbolos, e aproveite essas primeiras páginas como teste para descobrir o seu estilo!

Agora você já está preparado(a) para liberar todas as suas ideias nas páginas do Bullet Journal.

DICA BARISKAS: Se preferir, anote de forma simples o que você pretende criar em cada página e desenvolva a decoração delas com calma, ok?

Então, como você pôde perceber, o Bullet Journal pode ser usado para organizar tudo que você desejar, totalmente personalizado!

Teste esse método de organização e conta pra gente o que você achou! Ah, e aproveite para registrar todas as suas ideias, treinar aquele lettering especial e organizar seus estudos, utilizando materiais incríveis 😉

Este é um post autoral, e a reprodução parcial ou completa deste conteúdo sem autorização da Bariskas, incluindo as imagens autorais, é proibida e protegida por lei. O conteúdo expresso neste texto é de apenas caráter informativo. A Bariskas não se responsabiliza por quaisquer decisões ou ações tomadas por indivíduos decorrentes da leitura deste conteúdo.

Colaboraram para este post junto à equipe Bariskas: Lara Wamser (@resumeasy)