As tecnologias da comunicação e informação podem ser consideradas como artefatos culturais

As tecnologias da comunicação e informação podem ser consideradas como artefatos culturais

A respeito da relação entre o uso de ferramentas tecnoló- gicas e a interação com dispositivos educacionais, os dados levam à conclusão de que as crianças pesquisadas A) dedicam pouco mais de duas horas para a interação com as ferramentas tecnológicas. B) mostram pouco interesse pelas tecnologias de infor- mação quando são mais novas. C) objetivam a ampliação de sua educação por meio dos dispositivos educacionais. D) preferem as ferramentas tecnológicas que privile- giam o crescimento educacional. E) reduzem o tempo destinado à educação em dois terços, à medida que crescem. 07. (Enem | C1 / H4) Entrevista Almir Suruí Não temos o direito de ficar isolados Soa contraditório, mas a mesma modernidade que quase dizimou os suruís nos tempos do primeiro contato promete salvar a cultura e preservar o território desse povo. LÍ N G U A P O R TU G U ES A 25Bernoulli Sistema de Ensino Interpretação de texto Interpretação de texto_BOOK.indb 25 01/11/18 10:39 Em 2007, o líder Almir Suruí, de 37 anos, fechou uma parceria inédita com o Google e levou a tecnologia às tribos. Os índios passaram a valorizar a história dos anciãos. E a resguardar, em vídeos e fotos on-line, as tradições da aldeia. Ainda se valeram de smartphones e GPS para delimitar suas terras e identificar os desmatamentos ilegais. Em 2011, Almir Suruí foi eleito pela revista americana Fast Company um dos 100 líderes mais criativos do mundo dos negócios. ÉPOCA – Quando o senhor percebeu que a Internet poderia ser uma aliada do povo suruí? Almir Suruí – Meu povo acredita no diálogo. Para nós, é uma ferramenta muito importante. Sem a tecnologia, não teríamos como dialogar suficientemente para propor e discutir os direitos e territórios de nosso povo. Nós, povos indígenas, não temos mais o direito de ficar isolados. Ao usar a tecnologia, valorizamos a floresta e criamos um novo modelo de desenvolvimento. Se a gente usasse a tecnologia de qualquer jeito, seria um risco. Mas hoje temos a pretensão de usar a ferramenta para valorizar nosso povo, buscar nossa autonomia e ajudar na implementação das políticas públicas a favor do meio ambiente e das pessoas. RIBEIRO, A. Época, 20 fev. 2012. [Fragmento] As tecnologias da comunicação e informação podem ser consideradas como artefatos culturais. No fragmento de entrevista, Almir Suruí argumenta com base no pressuposto de que A) as tecnologias da informação presentes nas aldeias revelam-se contraditórias com a memória coletiva baseada na oralidade. B) as tradições culturais e os modos de transmiti-las não são afetados pelas tecnologias da informação. C) as tecnologias da informação inviabilizam o desen- volvimento sustentável nas aldeias. D) as tecnologias da informação trazem novas possibi- lidades para a preservação de uma cultura. E) as tecnologias da informação permitem que os povos indígenas se mantenham isolados em suas comunidades. 08. (Enem | C1 / H1) Por volta do ano de 700 a.C., ocorreu um importante invento na Grécia: o alfabeto. Com isso, tornou-se possível o preenchimento da lacuna entre o discurso oral e o escrito. Esse momento histórico foi preparado ao longo de aproximadamente três mil anos de evolução e da comunicação não alfabética até a sociedade grega alcançar o que Havelock chama de um novo estado de espírito, “o espírito alfabético”, que originou uma transformação qualitativa da comunicação humana. As tecnologias da informação com base na eletrônica (inclusive a imprensa eletrônica) apresentam uma capacidade de armazenamento. Hoje, os textos eletrônicos permitem flexibilidade e feedback, interação e reconfiguração de texto muito maiores e, dessa forma, também alteram o próprio processo de comunicação. CASTELLS. M. A. Era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra. 1999 (Adaptação). Com o advento do alfabeto, ocorreram, ao longo da história, várias implicações socioculturais. Com a Internet, as transformações na comunicação humana resultam A) da descoberta da mídia impressa, por meio da produção de livros, revistas, jornais. B) do esvaziamento da cultura alfabetizada, que, na era da informação, está centrada no mundo dos sons e das imagens. C) da quebra das fronteiras do tempo e do espaço na integração das modalidades escrita, oral e audiovisual. D) da audiência da informação difundida por meio da TV e do rádio, cuja dinâmica favorece o crescimento da eletrônica. E) da penetrabilidade da informação visual, predominante na mídia impressa, meio de comunicação de massa. 09. (Enem | C1 / H1) Estamos em plena “Idade Mídia” desde os anos de 1990, plugados durante muitas horas semanais (jovens entre 13 e 24 anos passam 3h30 diárias na Internet, garante pesquisa Studio Ideias para o núcleo Jovem da Editora Abril), substituímos as cartas pelos e-mails, os diários íntimos pelos blogs, os telegramas pelo Twitter, a enciclopédia pela Wikipédia, o álbum de fotos pelo Flickr. O YouTube é mais atraente do que a TV. PERISSÉ, G. A escrita na Internet. Especial Sala de Aula. São Paulo, 2010. [Fragmento] Cada sistema de comunicação tem suas especificidades. No ciberespaço, os textos virtuais são produzidos combinando-se características de gêneros tradicionais. Essa combinação representa, A) na redação do e-mail, o abandono da formalidade e do rigor gramatical. B) no uso do Twitter, a presença da concisão, que aproxima os textos às manchetes jornalísticas. C) na produção de um blog, a perda da privacidade, pois o blog se identifica com o diário íntimo. D) no uso do Twitter, a falta de coerência nas mensagens ali veiculadas, provocada pela economia de palavras. E) na produção de textos em geral, a soberania da autoria colaborativa no ciberespaço. 10. (Enem | C1 / H4) O novo boca a boca Tomara que não seja verdade, porque, se for, os críticos, comentaristas, os chamados formadores de opinião, todos corremos o risco de perder nossa razão de ser e nossos empregos. Há uma nova ameaça à vista. Dizem que a Internet será em breve, já está sendo, o boca a boca de milhões de pessoas, isto é, vai substituir aquele processo usado tradicionalmente para recomendar um filme, uma peça, um livro e até um candidato. Não mais a orientação transmitida pela imprensa e nem mesmo as dicas dadas pessoalmente – tudo seria feito virtualmente pelos mecanismos de mobilização da rede. VENTURA, Z. O Globo. 19 set. 2009. [Fragmento] Segundo o texto, a Internet apresenta a possibilidade de modificar as relações sociais, na medida em que estabelece novos meios de realizar atividades cotidianas. Frente X 26 Bernoulli Sistema de Ensino Interpretação de texto_BOOK.indb 26 01/11/18 10:39 A preocupação do autor acerca do desaparecimento de determinadas profissões deve-se A) às habilidades necessárias a um bom comunicador, que podem ser comprometidas por problemas pessoais. B) à confiabilidade das informações transmitidas pelos internautas, que superam as informações jornalísticas. C) ao número de pessoas conectadas à Internet, à rapidez e à facilidade com que a informação acontece. D) aos boatos que atingem milhões de pessoas, levando a população a desacreditar nos formadores de opinião. E) aos computadores serem mais eficazes do que os profissionais da escrita para informar a sociedade. prátiCAS CorporAiS ESportivAS 01. (Enem | C3 / H11) Liberada, judoca árabe faz história nos Jogos Olímpicos de Londres Aos 16 anos de idade, a judoca Wojdan Ali Seraj Shaherkani, da categoria pesado (acima de 78 kg), fez história nos Jogos Olímpicos de Londres. Ela se tomou a primeira mulher da Arábia Saudita a disputar uma Olimpíada. Isso depois de superar não só o preconceito em seu país como também o quase veto da Federação Internacional de Judô (FIJ), que não queria permitir que a atleta competisse vestindo o hijab, o tradicional véu islâmico. Disponível em: <http://www.lancenet.com.br>.

As tecnologias da comunicação e informação podem ser consideradas como artefatos culturais
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que ela pode ajudar na preservação da cultura indígena. A apropriação da rede se deu de forma gradual, mas os guaranis já incorporaram a novidade tecnológica ao seu es:lo de vida. A importância da internet e da computação para eles está expressa num caso de rara incorporação: a do vocabulário. — Um dia, o cacique da aldeia Sapucaí me ligou. “A gente não está querendo chamar computador de ‘computador’”. Sugeri a eles que criassem uma palavra em guarani. E criaram aiú irú rife, “caixa para acumular a língua”. Nós, brancos, usamos mouse, windows e outros termos, que eles começaram a adaptar para o idioma deles, como angojhá (rato) e oventã (janela) — conta Rodrigo Baggio, diretor do CDI. Palavra indígena. Disponível em: hmp://www.revistalingua.uol.com.br. Acesso em 22 jul. 2010. 05) (ENEM-2011) O uso das novas tecnologias de informação e comunicação fez surgir uma série de novos termos que foram acolhidos na sociedade brasileira em sua forma original, como: mouse, windows, download, site, homepage, entre outros. O texto trata da adaptação de termos da informá:ca à língua indígena como uma reação da tribo Sapucaí, o que revela a) a possibilidade que o índio Pomy vislumbrou em relação à comunicação que a web pode trazer a seu povo e à facilidade no envio de documentos e na conversação em tempo real. b) o uso da internet para preparação e envio de documentos, bem como a contribuição para as a:vidades relacionadas aos trabalhos da cultura indígena. c) a preservação da iden:dade, demonstrada pela conservação do idioma, mesmo com a u:lização de novas tecnologias caracterís:cas da cultura de outros grupos sociais. d) adesão ao projeto do Comitê para Democra:zação da Informá:ca (CDI), que, em parceria com a ONG Rede Povos da Floresta, possibilitou o acesso à web, mesmo em ambiente inóspito. e) a apropriação da nova tecnologia de forma gradual, evidente quando os guaranis incorporaram a novidade tecnológica ao seu es:lo de vida com a possibilidade de acesso à internet. Disponível em: hmp://www.dicasdedanca.com.br www.manoelneves.com Página de 7 32 Manoel Neves http://www.manoelneves.com IDENTIDADES BRASILEIRAS NO ENEM: questões compiladas, resolvidas e comentadas Disponível em: hmp://www.canalkids.com.br Disponível em: hmp://www.canalkids.com.br Disponível em: hmp://esporaprata.zip.net 06) (ENEM-2011) Cada região do país, por meio de suas danças populares, expressa sua cultura, que envolve aspectos sociais, econômicos, históricos, entre outros. As danças provocam a associação entre música e ritmo e o desenvolvimento de maior sensibilidade dos órgãos sensoriais. A ampliação da www.manoelneves.com Página de 8 32 Manoel Neves http://www.manoelneves.com IDENTIDADES BRASILEIRAS NO ENEM: questões compiladas, resolvidas e comentadas intensidade da audição aumenta a concentração, possibilitando o processo de transformação do ritmo musical em movimento espontâneo. Como exemplo de danças, temos o carimbó, na região Norte, e as danças gaúchas, na região Sul. Nesse contexto, as danças populares permitem a descontração, o desenvolvimento e o descanso por serem a:vidades lúdicas que a) promovem interação, o conhecimento de diferentes ritmos e permitem minimizar o estresse da vida diária. b) reduzem a par:cipação, promovem compe:ções em fes:vais e o conhecimento de outros ritmos. c) impedem a socialização de todos, reduzindo a expressividade, por exigir habilidades corporais e espontaneidade. d) permitem o desligamento dos elementos históricos, relacionando-se com os movimentos polí:cos e sociais. e) reduzem a expressão corporal e as experiências, por u:lizarem símbolos de outras culturas. BRASIL AFRICANO De várias partes da África, veio a metade dos nossos antepassados no período da escravidão, entre os séculos XVII e XIX. As muitas línguas que falavam mudaram o português existente no Brasil. Da esté:ca à culinária, dos costumes à religião, as influências também foram numerosas e permaneceram. Os estudos africanos no país remontam ao começo do século XX, mas há, ainda, muito para ser descoberto e compreendido dessas tantas trocas culturais. Revista biblioteca entre livros: vozes da África. São Paulo: Ediouro. s.d. Revista biblioteca entre livros: vozes da África. São Paulo: Ediouro. s.d. Imagem adaptada. www.manoelneves.com Página de 9 32 Manoel Neves http://www.manoelneves.com IDENTIDADES BRASILEIRAS NO ENEM: questões compiladas, resolvidas e comentadas 07) (ENEM-2011) Ao se relacionar a temá:ca dos textos I e II, sobre a influência africana no Brasil, constata-se que a) fazem alusão ao fato de que a contribuição do povo africano para a cultura brasileira não é comprovada. b) revelam que os estudos referentes à contribuição do povo africano na formação do Brasil são incipientes. c) demonstram que a construção da iden:dade nacional é marcada pela presença da cultura africana. d) informam que os negros foram os responsáveis pela formação cultural do nosso país. e) remetem à ideia de que essa influência inexis:u no âmbito linguís:co. ENTREVISTA COM ALMIR SURUÍ: “NÃO TEMOS DIREITO DE FICAR ISOLADOS” Soa contraditório, mas a mesma modernidade que quase dizimou os suruís nos tempos do primeiro contato promete salvar a cultura e preservar o território desse povo. Em 2007, o líder Almir Suruí, de 37 anos, fechou uma parceria inédita com o Google e levou a tecnologia às tribos. Os índios passaram a valorizar a história dos anciãos. e a resguardar, em vídeos e fotos on-line, as tradições da aldeia. Ainda se valeram de smartphones e GPS para delimitar suas terras e iden:ficar os desmatamentos ilegais. Em 2011, Almir Suruí foi eleito pela revista americana Fast company um dos 100 líderes mais cria:vos do mundo dos negócios. ÉPOCA: Quando o senhor percebeu que a internet poderia ser uma aliada do povo suruí? Almir Suruí: Meu povo acredita no diálogo. Para nós, é uma ferramenta muito importante. Sem a tecnologia, não teríamos como dialogar suficientemente para propor e discu:r os direitos e territórios de nosso povo. Nós, povos indígenas, não temos mais o direito de ficar isolados. Ao usar a tecnologia, valorizamos a floresta e criamos um novo modelo de desenvolvimento. Se a gente usasse a tecnologia de qualquer jeito, seria um risco. Mas hoje temos a pretensão de usar a ferramenta para valorizar nosso povo, buscar nossa autonomia e ajudar na implementação das polí:cas públicas a favor do meio ambiente e das pessoas. RIBEIRO, A. Época. 20 fev. 2012. 08) (ENEM-2011) As tecnologias da comunicação e informação podem ser consideradas como artefatos culturais. No fragmento de entrevista, Almir Suruí argumenta com base no pressuposto de que a) as tecnologias de informação e comunicação presentes nas aldeias revelam-se contraditórias com a memória cole:va baseada na oralidade. b) as tradições culturais e os modos de as transmi:r não são afetados pelas tecnologias da informação. c) as tecnologias da informação inviabilizam o desenvolvimento sustentável nas aldeias. d) as tecnologias da informação trazem novas possibilidades para a preservação de uma cultura. e) as tecnologias da informação permitem que os povos indígenas se mantenham isolados em suas comunidades. A dança é importante para o índio preparar o corpo e a garganta e significa energia para o corpo, que fica robusto. Na aldeia, para preparo ysico, dançamos desde cinco horas da manhã até seis horas da tarde, passa-se o dia inteiro dançando quando os padrinhos planejam a dança dos adolescentes. O padrinho é como um professor, um preparador ysico dos adolescentes. Por exemplo, o