A ética se constitui como ciência da moral

A moral refere-se ao conjunto de normas e regras baseadas na cultura e nos costumes de determinado grupo social. Já a ética é o estudo e reflexão sobre a moral e sobre os princípios que sustentam e orientam as ações humanas.

Uma maneira fácil de lembrar da diferença entre moral e ética é que a moral se relaciona com a prática, com o que pode e o que não pode para um determinado grupo social, enquanto a ética se relaciona com princípios, alvo de reflexão e questionamentos.

Ética Moral
Definição

A ética é o estudo e a reflexão sobre os princípios da moral, das regras de conduta aplicadas a alguma organização ou sociedade. É também chamada de filosofia moral.

A moral se refere às regras de conduta que são aplicadas a determinado grupo, em determinada cultura.
De onde vem Da reflexão sobre as ações humanas. Dos costumes e do sistema social.
Por que seguimos? Porque se compreende que há um bem e que orienta e se manifesta a partir das ações. Porque a sociedade desenvolve as próprias normas e define o que é certo e errado.
Flexibilidade

A ética é compreendida em sua universalidade, mas está sujeita à reflexão e a mudanças ao longo do tempo.

A moral tende a ser consistente dentro de um determinado contexto, pouco sujeita a mudanças. Porém, pode variar de acordo com cada cultura ou grupo.
Exceções

Uma pessoa poderá ir contra sua ética para se ajustar a um determinado princípio moral, como, por exemplo, o código de conduta de sua profissão.

Uma pessoa que segue rigorosamente os princípios morais de uma sociedade pode não ter nenhuma ética. Da mesma forma, para manter sua integridade ética, pode violar os princípios morais dentro de um determinado sistema de regras.
Significado Ética vem da palavra grega ethos que significa "conduta", "modo de ser". Tem origem na palavra latina moralis, que significa "costume".
Origem Universal. Cultural.
Tempo Tende à permanência. Temporal.
Uso Teórico. Prático.
Exemplo

A ética é a ciência das virtudes humanas.

A moral cristã prevê que a compaixão e o amor ao próximo são valores imprescindíveis da vida em sociedade.

Ética

A ética, ou filosofia moral, se refere ao estudo do conjunto de valores e princípios que orientam as ações humanas. É baseada na ideia do bem.

A ética não possui um caráter regulatório ou normativo, não é uma regra que deva ser seguida. A ética se ocupa daquilo que é ou pode ser compreendido como virtude. A virtude, então, é a característica de tudo aquilo que está relacionado com o bem.

O conceito de ética também pode significar o conhecimento extraído da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional. Portanto, a ética pode refletir e questionar valores morais.

A ética é responsável por definir certas condutas do nosso dia-a-dia. É o caso dos códigos de ética profissional, que indicam como um indivíduo deve se comportar no âmbito da sua profissão.

Exemplo do uso de ética

O conceito de ética é utilizado quando refletimos sobre a moral aceita em determinada sociedade, podendo aceitar ou questioná-la.

A ética compreende que as condutas podem ser avaliadas com base em um pensamento racional sobre o que é o bem.

Moral

Moral é o conjunto de regras que orientam o comportamento do indivíduo dentro de uma sociedade. Ela pode ser adquirida através da cultura, da educação, da tradição e do cotidiano.

Tais regras norteiam os julgamentos de cada indivíduo sobre como agir. Isto de acordo com o que foi previamente aceito como norma em determinado grupo. Quando falamos de moral, as definições do que é certo ou errado dependem do local onde a pessoa se encontra, da tradição e cultura.

A moral se opõe a duas concepções distintas. Aquilo que é imoral, contrário às normas instituídas e ao que é amoral, tudo aquilo que é indiferente às normas.

Exemplo do uso de moral

A moral se refere a determinadas normas e condutas. Estas são criadas e aceitas em determinado grupo social, podendo variar de acordo com o local ou o tempo. Como no caso:

Antigamente, era imoral as mulheres usarem calças, mas hoje é moralmente aceito.

De onde vêm os princípios morais e éticos?

A moral é um padrão externo que pode ser fornecido por instituições, grupos ou cultura a qual um indivíduo pertence. Também pode ser considerada um sistema social ou uma estrutura para um comportamento aceitável.

A ética, apesar de ser influenciada pela cultura e pela sociedade, são princípios pessoais criados e sustentados pelos próprios indivíduos. Por conta disso, o indivíduo pode basear-se em princípios éticos para questionar uma moral vigente.

Consistência e flexibilidade

A moral é muito consistente dentro de um determinado contexto, mas pode variar entre culturas ou épocas. Por exemplo, algo moralmente aceito na sociedade de hoje poderia ser imoral nos anos 70.

Já a ética é como o individuo reflete sobre determinada moral. Assim, é possível que certos eventos modifiquem radicalmente as crenças e valores pessoais de um indivíduo.

Origem do conceito de ética e de moral

Grande parte da confusão entre estas duas palavras vem de suas origens. A palavra "ética" vem do francês antigo etique, do latim ética e do grego ethos e se refere às condutas, ao modo de ser. Já a palavra “moral” vem do latim moralis, que se refere aos costumes.

Os estudos da filosofia sobre a ética se iniciam, formalmente, com o filósofo Aristóteles.

Veja também as diferenças entre:

A ética se constitui como ciência da moral

analise os itens seguintes:   I – A ética se constitui como ciência da moral. A ética é teoria, parte do fato da existência da história da moral. II – A esfera da ética é o campo de investigação da moral, área da filosofia que fundamenta as questões dos valores. III – A moral é a área da filosofia que procura investigar todos os problemas apresentados pelo agir humano, relacionados com os valores éticos. IV – A filosofia moral, mesmo sendo uma só em princípio, constituída de preceitos concretos, que orientam o comportamento humano e lhe dão forma, há de mudar conforme vai mudando o material histórico. Assinale a alternativa que apresenta as proposições corretas: Resposta Selecionada: b.  I e IV. Resposta Correta: b.  I e IV. Comentário da resposta: Parabéns.

A ética se constitui como ciência da moral
A ética se constitui como ciência da moral
A ética se constitui como ciência da moral

Considere V (verdadeiro) ou F (falso) nas sentenças abaixo. ( ) A moral pode ser entendida como um conjunto de regras que orientam o comportamento dos indivíduos em sociedade. ( ) Ética é a parte da filosofia que se ocupa da discussão sobre os fundamentos da moral. ( ) A moral tem um caráter histórico na medida em que quando nascemos já nos deparamos com um conjunto de valores que nos são externos e que precisamos internalizar para bem viver em sociedade. ( ) Os valores morais, assim como as leis, são inquestionáveis e devem ser observados por todos os cidadãos de um determinado grupo social.

( ) Atos amorais e atos imorais são a mesma coisa, pois representam a ação daquelas pessoas que, mesmo conhecendo os valores morais, decidem, livre e voluntariamente, contrariá-los.

Marque a alternativa correta

V, V, V, V e F.

V, V, F, F e F.

F, V, F, V e V.

V, F, V, F e V.

V, V, V, F e F.

A ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. Ou seja, é ciência de uma forma específica de comportamento humano.

(VAZQUEZ, Adolfo Sanchez. Ética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1997, p. 12.)

O autor acima enfatiza a singularidade da definição sobre ética. No que se refere à temática, assinale a alternativa CORRETA.

A ciência do comportamento moral enfatiza os aspectos psicológicos, deixando à margem um conjunto de normas e prescrições.

A ética é a moral e diz respeito à singularidade das normas e valores.

O comportamento moral supõe a reflexão e declina dos princípios e das normas que regem esse comportamento.

A ética é uma reflexão sobre o comportamento moral dos homens em sociedade.

A ética é a teoria e não parte do fato da existência no âmbito da história da moral.

Sobre a “moral”, assinale a alternativa que apresenta a afirmativa CORRETA.

Refere-se a um conjunto de princípios imutáveis e universais.

É o conjunto de regras que determina o comportamento dos indivíduos em um grupo social.

A moral provoca efeitos apenas naqueles que cercam o autor da ação sobre si mesmo, a ação independe de uma prerrogativa moral.

Nem todas as sociedades possuem um código normativo, logo, é correto afirmar que nem todas as sociedades possuem um código moral.

A moral é um conjunto de valores que nasce com o indivíduo. Portanto, nascemos morais ou imorais.

A ação humana é fruto de uma escolha entre o certo e o errado, e entre o que é bom e o que é mal. O indivíduo procura se basear em parâmetros socialmente aceitos que lhe permitem conviver com as outras pessoas, em outras palavras, ele busca sempre se guiar pelos conceitos que norteiam a prática dos valores positivos e das qualidades humanas. A ética não somente serve de base para as relações humanas, mas, trata também das relações sociais dos homens na medida em que os filósofos consideram a ética como base da justiça ou do direito, e até mesmo das leis que regulam a convivência entre todos que vivem na sociedade.

FILOSOFIA,ÉticaeSociedade.Disponívelem:. Acesso em: 5 set. 2016.

De acordo com as informações do texto, a ética

torna-se um conjunto de regras maniqueístas que conduzem a ação humana para o que é certo ou errado.

consiste em uma doutrina que orienta as ações humanas para o que é considerado bom e correto.

é, além de referencial para as práticas sociais, o alicerce dos princípios morais e do contexto jurídico.

explicita os parâmetros morais e valorativos de uma sociedade, impulsionando as relações sociais para o que é considerado justo e equitativo.

constitui-se em uma série de preceitos de ordem valorativa e moral, que tem como finalidade construir todas as leis que se propõem a organizar a vida social dos indivíduos.

O termo ética tem sua origem etimológica no grego ethos, cujo significado repousa em ser uma derivada da reflexão filosófica que estuda o comportamento do homem e seu valor nas suas relações sociais.

Sobre o tema ética, é correto afirmar:

A determinação de comportamentos inflexíveis são as contribuições da ética

Moral e ética são constructos sociais falaciosos e desprovidos de intencionalidades.

A alienação social é um reflexo da influência ética na contemporaneidade.

A ética, na tradição filosófica, consiste em ser o objeto da moral.

A reflexão ética tem, em seu escopo, a sociedade como um todo.

Quando nos interrogamos sobre os fundamentos e os fins da moral, já procedemos a uma investigação teórica num campo que está fora de todos os campos e implica todos. Essa reflexão teórica, que já iniciamos graças a um primeiro distanciamento, nada mais é que a ética geral ou a ciência moral.

KRAMER-MARIETTI, Angèle. A Ética. Campinas: Papirus, 1989, p. 7.

Sobre a temática da moral e ética, de que trata o texto acima, assinale a alternativa CORRETA.

O campo da ética concerne à teoria e prática morais.

O primado da moral está isento do selo da história.

Os problemas no campo da ciência moral não se distinguem dos problemas morais da vida cotidiana.

A investigação teórica ou moral diz respeito aos princípios e às normas.

Entre a ética geral e a moral, não se percebe nenhum diferencial.

Por que a ética voltou a ser um dos temas mais trabalhados do pensamento filosófico contemporâneo? Nos anos 1960 a política ocupava esse lugar e muitos cometeram o exagero de afirmar que tudo era político.

(José Arthur Gianotti, “Moralidade Pública e Moralidade Privada”, em Adauto Novaes, Ética. São Paulo: Companhia das Letras, 1992, p. 239.)

A partir desse fragmento sobre a ética e o pensamento filosófico, é correto afirmar que:

O tema foi relevante na obra de Aristóteles e apenas recentemente voltou a ocupar um espaço central na produção filosófica.

Os impasses morais e éticos das sociedades contemporâneas reposicionaram o tema da ética como um dos campos mais relevantes para a Filosofia.

O pensamento filosófico abandonou sua postura política após o desencanto com os sistemas ideológicos que eram vigentes nos anos 1960.

Na atualidade, a ética é uma pauta conservadora, pois nas sociedades atuais, não há demandas éticas rígidas.

A ética é um ramo da filosofia, que reflete sobre

as causas primeiras das coisas.

aquilo que é.

as possibilidades do conhecimento.

a beleza artística.

os princípios da conduta humana.

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a questão central da ética.

Por que pensamos?

O que a coisa é?

O que acontece?

O que existe?

Por que se deve fazer?

O que é Ética? O que é Moral? No encaminhamento dessas questões, precisamos voltar ao sentido originário da Ética e da moralidade. Todas as morais, por mais diversas, nascem de um transfundo comum, que é a Ética. Ética somente existe no singular, pois pertence à natureza humana, presente em cada pessoa, enquanto a Moral está sempre no plural, porque são as distintas formas de expressão cultural da Ética.

(BOFF, Leonardo, Ethos Mundial, 2003, p. 27-28. Adaptado.)

Acerca desse assunto, analise os itens seguintes: I. A Ética se constitui como ciência da Moral. A Ética é teoria, parte do fato da existência da história da Moral. II. A esfera da Ética é o campo de investigação da Moral, área da filosofia que fundamenta as questões dos valores. III. A Moral é a área da filosofia que procura investigar todos os problemas apresentados pelo agir humano, relacionados com os valores éticos. IV. Um dos grandes problemas da Ética diz respeito à polêmica entre o relativismo Moral e Ética objetiva. Ou seja, os que defendem que os valores éticos são objetivos e universais e os que enfatizam que toda moral é relativa à determinada cultura.

V. A Filosofia Moral, mesmo sendo uma só em princípio, constituída de preceitos concretos, que orientam o comportamento humano e lhe dão forma, há de mudar conforme vai mudando o material histórico.

Estão CORRETOS

I, II e V.

I, IV e V.

II, III e V.

II, III e IV.

I, III e V.

A história da ética, como disciplina filosófica, é mais limitada, no tempo e no material tratado, que a história das ideias morais da humanidade. Esta última história compreende o estudo de todas as normas que regulam o comportamento humano desde os tempos pré-históricos até nossos dias.

VITA, Luís Washington. Introdução à filosofia, 1964, p. 143.

Sobre esse assunto, coloque V nas afirmativas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) A ética é uma ciência prática e, portanto, sem rigor teórico. ( ) A ética ou filosofia moral é a parte da estética que se ocupa da reflexão a respeito das noções e dos princípios que fundamentam a vida humana. ( ) Uma das definições mais corriqueiras da ética ou moral é aquela que se refere ao estudo da atividade humana com relação aos seus fins imediatos, que é a realização plena da humanidade. ( ) A história da moral serve de objeto de reflexão para a ética, ou seja, a ética parte da diversidade de morais no tempo, com os seus respectivos valores, princípios e normas.

( ) A filosofia moral se ocupa da conduta humana sob o aspecto, segundo o qual pode ser julgada certa ou errada, virtuosa ou viciosa, boa ou má.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

F, V, F, F, V

F, F, V, V, V

V, F, F, V, V

V, V, F, F, F

F, F, F, V, V

Apresentados os enunciados abaixo, qual deles melhor caracteriza o tema da ética filosófica?

A Ética filosófica estuda a maneira como as pessoas agem dentro de uma determinada sociedade.

A Ética filosófica é um discurso racional e argumentativo cujo objetivo é fundamentar critérios para avaliar as ações humanas, seja para louvá-las ou para censurá-las.

A Ética filosófica consiste em um conjunto de normas relativas à vida sexual das pessoas.

A Ética filosófica é o estudo das normas que regem o exercício de uma determinada profissão.

A Ética filosófica consiste na explicação das normas de comportamento que se encontram na Bíblia.