2 corintios 4 16 estudo

2 corintios 4 16 estudo
13 de Outubro de 2008

"Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação." 2 Coríntios 4:16-17


Pensamento: O que devemos fazer quando temos vontade de desistir? Sejamos honesto com Deus sobre os nossos sentimentos, Ele conhece nosso coração! Deus nos promete fortaleza quando necessitamos, então vamos recorrer ao Pai e lhe pedir o socorro. Deus têm prazer em fazer milagres, por isso façamos aquilo que está ao nosso alcance e o sobrenatural Deus proverá, pois Ele nos ama. Sejamos perseverantes, porque quando desistimos, perdemos o melhor que Deus tem para nós, que é a recompensa eterna.


Oração: Pai querido, perdoa pelas vezes que eu desanimado acabei desistindo ao invés de ter clamado ao Senhor pelo Seu socorro. Sei que o Senhor é fiel e justo, para trazer o ânimo necessário para que eu possa encarar todas as adversidades e alcançar vitória. Clamo neste momento ao Senhor, para que renove minhas forças e minha motivação, para que eu possa continuar a caminhada sem desviar os meus passos, permanecendo firme nos propósitos do Senhor. Obrigado. Eu oro em nome de Jesus. Amém.


Papel de Parede do Dia


 Download


1600x1200 px


1920x1200 px (wide)

2 corintios 4 16 estudo
2 corintios 4 16 estudo


Não desistimos
2 Coríntios 4.16-18

2 Coríntios 4.16 Por isso não desanimamos. Pelo contrário, mesmo que o nosso ser exterior se desgaste, o nosso ser interior se renova dia a dia. 17 Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um eterno peso de glória, acima de toda comparação, 18 na medida em que não olhamos para as coisas que se veem, mas para as que não se veem. Porque as coisas que se veem são temporais, mas as que não se veem são eternas. (NAA)

O apóstolo Paulo estava passando por momentos difíceis em sua vida e serviço a Deus.

2 Co 1.8 Porque não queremos, irmãos, que vocês fiquem sem saber que tipo de tribulação nos sobreveio na província da Ásia. Foi algo acima das nossas forças, a ponto de perdermos a esperança até da própria vida.

2 Co 4.7 Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que se veja que a excelência do poder provém de Deus, não de nós. 8 Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; ficamos perplexos, porém não desanimados; 9 somos perseguidos, porém não abandonados; somos derrubados, porém não destruídos. 10 Levamos sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a vida dele se manifeste em nosso corpo.

2 Co 6.4 Pelo contrário, em tudo nos recomendamos a nós mesmos como ministros de Deus: na muita paciência, nas aflições, nas privações, nas angústias, 5 nos açoites, nas prisões, nos tumultos, nos trabalhos, nas vigílias, nos jejuns, 6 na pureza, no saber, na paciência, na bondade, no Espírito Santo, no amor não fingido, 7 na palavra da verdade, no poder de Deus; pelas armas da justiça, tanto para atacar como para defender;

2 Co 6.8 por honra e por desonra, por infâmia e por boa fama; como enganadores e sendo verdadeiros; 9 como desconhecidos, mas sendo bem-conhecidos; como se estivéssemos morrendo, mas eis que vivemos; como castigados, porém não mortos; 10 como entristecidos, mas sempre alegres; como pobres, mas enriquecendo a muitos; como nada tendo, mas possuindo tudo.

O apóstolo Paulo estava passando por momentos difíceis em sua vida e serviço a Deus, mas ele afirmou que não desanimava (desistia)…

Tiremos, deste texto bíblico - 2 Co 4.16 a 18, três preciosos desafios para o viver confiante - contente - perseverante em Jesus Cristo, diante das dificuldades e pressões deste mundo…

1o. Compreender que o sofrimento  faz parte do currículo divino para o fortalecimento e a renovação do “ser interior”, e o aperfeiçoamento do caráter segundo Jesus Cristo (2 Cor 3.18; Hb 5.8; 1 Pe 4.18).

2 Co 4.16 Por isso não desanimamos. Pelo contrário, mesmo que o nosso ser exterior se desgaste, o nosso ser interior se renova dia a dia.

2o. Compreender que as "dificuldades e pressões" deste mundo presente, são “leves e passageiras” diante da extraordinária glória eterna nos céus (Rm 8.18; 1 Pe 5.10)

2 Co 4.17 Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um eterno peso de glória, acima de toda comparação

3o. Compreender que os “olhos da fé” veem além do “visível"  -  terreno e temporário; os “olhos da fé” veem o “invisível” e o “eterno” (Hb 11.13,27; 2 Co 5.7)  

2 Co 4.18 na medida em que não olhamos para as coisas que se veem, mas para as que não se veem. Porque as coisas que se veem são temporais, mas as que não se veem são eternas.

CONCLUSÃO

2 Co 4.16a Por isso não desanimamos…

“Em” Jesus Cristo, diariamente em oração no Espírito Santo, na meditação da Bíblia - palavra de Deus, em comunhão com o povo de Deus, …, persigamos o viver confiante - contente - perseverante em Jesus Cristo, diante das dificuldades e pressões deste mundo…

Bibliografia

Biblia - Nova Almeida Atualizada, Barueri, SP: Sociedade Biblica do Brasil, 3a. ed., 2017.

Lowery, D. K. (1985). 2 Corinthians. In J. F. Walvoord & R. B. Zuck (Orgs.), The Bible Knowledge Commentary: An Exposition of the Scriptures (Vol. 2, p. 564–565). Wheaton, IL: Victor Books.

Pr. Domingos M. Alves

Por isso não desfalecemos; mas ainda que nosso ser exterior se destrua, todavia o interior se renova a cada dia.

não desfalecemos – apesar dos nossos sofrimentos. Retomando 2Coríntios 4:1.

nosso ser exterior – o corpo, a carne.

de destrua – “esteja se desgastando” pelas aflições.

o interior – nosso ser espiritual e verdadeiro, a “vida” que mesmo em nossos corpos mortais (2Coríntios 4:11) “manifesta a vida de Jesus”.

se renova – “está sendo renovada”, isto é, com nova “graça” (2Coríntios 4:15), e “fé” (2Coríntios 4:13), e esperança (2Coríntios 4:17-18).

< 2 Coríntios 4:15 2 Coríntios 4:17 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.

É por isso que não desfalecemos. Ainda que exteriormente se desconjunte nosso homem exterior, nosso interior renova-se de dia para dia.
2 Coríntios 4:16

Comentário de Albert Barnes

Por qual causa – Com esse objeto em vista, e sustentado por tais propósitos e desejos elevados. A sensação é de que o objetivo de tentar salvar o maior número possível tornaria o trabalho mais fácil, as privações seriam bem-vindas e seriam tão acompanhadas pela graça de Deus, que cingiriam a alma com força e a encheriam de abundantes consolações.

Nós não desmaiamos – Para uma explicação da palavra usada aqui, veja a nota em 2 Coríntios 4: 1 . Não estamos exaustos, desanimados ou desanimados. Somos sustentados, encorajados e encorajados por ter esse objetivo em vista.

Mas embora nosso homem exterior pereça – pelo homem externo, Paulo evidentemente quer dizer o corpo. Ao usar as frases “o homem exterior” e o “homem interior”, ele mostra que acreditava que o homem era composto de duas partes, corpo e alma. Ele não era materialista. Ele descreveu duas partes como constituindo o homem, tão distintas: que enquanto uma perece, a outra é renovada; enquanto um está debilitado, o outro é fortalecido; enquanto um envelhece e decai, o outro renova sua juventude e é revigorado. Certamente, a alma não depende do corpo por seu vigor e força, pois se expande enquanto o corpo se deteriora; e, é claro, a alma pode existir independentemente do corpo e em um estado separado.

Perecer – envelhece; torna-se fraco e débil; perde seu vigor e elasticidade sob as muitas provações que enfrentamos e sob as enfermidades dos anos que avançam. É uma característica do “homem exterior”, que assim perece. Por maior que seja o seu vigor, ele deve decair e morrer. Não pode suportar por muito tempo as provações da vida e o desgaste da ação constante, mas logo deve afundar na sepultura.

No entanto, o homem interior – A alma; o indecente, a parte imortal.

É renovado – É renovado, fortalecido, revigorado. Seus poderes de mente se expandiram; sua coragem se tornou mais ousada; ele tinha visões mais claras da verdade; ele tinha mais fé em Deus. Ao se aproximar da sepultura e do céu, sua alma foi mais elevada do que o mundo, e ele ficou mais cheio das alegrias e triunfos do evangelho. A compreensão e o coração não simpatizavam com o corpo sofredor e decadente; mas, enquanto isso se tornou débil, a alma adquiriu nova força e estava preparada para sua fuga para o mundo eterno. Este versículo é uma refutação ampla da doutrina do materialista, e prova que existe no homem algo que é distinto da matéria em decomposição e moribunda, e que existe um princípio que pode ganhar força e poder aumentados, enquanto o corpo morre; compare nota, Romanos 7:22 .

Dia a dia – constantemente. Havia um aumento diário e constante do vigor interior. Deus lhe concedeu força constante em suas provações e o sustentou com as esperanças do céu, enquanto o corpo estava em decomposição e tendendo para a sepultura. O sentimento deste versículo é que, em um esforço para fazer o bem e promover a salvação do homem, a alma será sustentada em provações e será confortada e revigorada mesmo quando o corpo estiver cansado, envelhecer, decair e morre. É o testemunho de Paulo respeitando sua própria experiência; e é um fato experimentado por milhares em seus esforços para fazer o bem e salvar as almas das pessoas da morte.

Comentário de E.W. Bullinger

Por qual causa = Portanto.

embora = mesmo que. App-118.

exterior (grego. exo) homem (grego. anthropos, App-123.) Esta expressão ocorre apenas aqui. É uma das partes traseiras da natureza antiga. Compare Romanos 6: 6 . 1 Coríntios 2:14 . Efésios 4:22 . Colossenses 3: 9 .

perecer = é corrompido ou destruído, diaphtheire grego . Ocorre em outro lugar, Lucas 12:33 , 1 Timóteo 6: 5 . Apocalipse 8: 9 ; Apocalipse 11: 1 .

para dentro . Grego. depois. Em Romanos 7:22 . Efésios 3:16 , a palavra é eso .

renovado . Grego. anakainoo Somente aqui e Colossenses 3:10 .

Comentário de John Calvin

16. Por qual causa não desmaiamos (491) Ele agora, como tendo sustentado seu argumento, eleva-se a uma confiança mais elevada do que antes. “Não há causa”, diz ele, “ por que devemos desanimar ou afundar-nos sob o peso da cruz, cuja questão não é apenas tão desejável para mim, mas também é salutar para os outros”. Assim, ele exorta os coríntios à fortaleza por seu próprio exemplo, se eles acontecerem a qualquer momento serem afligidos da mesma forma. Além disso, ele derruba a insolência, na qual eles em nenhum grau comum erram, na medida em que, sob a influência da ambição, mantinham um homem em maior estimativa, quanto mais longe ele estava da cruz de Cristo.

Embora nosso homem exterior. O homem exterior, alguns indevidamente e ignorantemente confundem com o velho, pois amplamente diferente disso é o velho, do qual falamos em Romanos 4: 6 . Crisóstomo também e outros o restringem inteiramente ao corpo; mas é um erro, para o apóstolo pretender compreender, sob este termo, tudo o que se relaciona com a vida atual. Como ele aqui coloca diante de nós dois homens, você deve colocar diante de si dois tipos de vida – o terreno e o celestial. O homem exterior é a manutenção da vida terrena , que consiste não apenas na flor da idade de alguém ( 1 Coríntios 7:36 ) e em boa saúde, mas também em riquezas, honras, amizades e outros recursos. (492) Portanto, conforme sofremos uma diminuição ou perda dessas bênçãos, necessárias para manter a condição da vida atual, nosso homem exterior está corrompido nessa proporção. Pois, como estamos muito ocupados com a vida presente, desde que tudo aconteça em nossa mente, o Senhor, por essa razão, tirando de nós, pouco a pouco, as coisas com as quais estamos absorvidos, chama voltamos a meditar sobre uma vida melhor. Portanto, é necessário que a condição da vida atual decaia (493) para que o homem interior possa estar em um estado florescente; porque, na proporção em que a vida terrena declina, a vida celestial avança, pelo menos nos crentes. Pois nos réprobos, também, o homem exterior decai (494), mas sem nada para compensá-lo. Nos filhos de Deus, por outro lado, uma deterioração dessa natureza é o começo e, por assim dizer, a causa da produção. Ele diz que isso acontece diariamente, porque Deus continuamente nos estimula a essa meditação. Queria que isso estivesse profundamente enraizado em nossas mentes, para que possamos progredir ininterruptamente em meio à decadência do homem exterior!

Comentário de Adam Clarke

Por qual causa não desmaiamos – ??? e??a ???µe? . Veja em 2 Coríntios 4: 1 ; (Nota). Aqui temos as mesmas várias leituras; e??a???µe? , não fazemos maldade; e é apoiado pelo BDEFG, e alguns outros: mas é notável que o Sr. Wakefield siga a leitura comum aqui, embora as várias leituras sejam pelo menos tão bem suportadas neste versículo quanto no primeiro. A leitura comum, fraca, não parece concordar melhor com o significado do apóstolo.

Mas, embora nosso homem exterior – ou seja, nosso corpo – aquela parte de nós que pode ser vista, ouvida e sentida pereça – seja lentamente consumido por contínuas provações e aflições, e finalmente seja martirizado;

No entanto, o homem interior – nossa alma – aquilo que não pode ser sentido ou visto pelos outros, é renovada – é revivida e recebe um aumento diário de luz e vida de Deus, para que cresçamos mais santos, mais felizes e mais nos encontremos. glória todos os dias.

Era opinião dos judeus que até os espíritos precisavam de renovação contínua. Eles dizem que “Deus renova os anjos diariamente, colocando-os no rio ardente do qual eles procederam e depois lhes dá o mesmo nome que tinham antes”. E acrescentam que, da mesma maneira, ele renova os corações dos israelitas todos os anos, quando se voltam para ele por arrependimento. É um bom antídoto contra o medo da morte encontrar, à medida que o corpo envelhece e decai, a alma cresce jovem e se revigora. Pelo homem exterior e pelo interior, São Paulo mostra que ele não era materialista: ele acreditava que possuímos corpo e alma; e até agora ele estava supondo que, quando o corpo morre, o homem inteiro é decomposto, e continua até a ressurreição, que ele afirma que as decadências de um levam ao revigoramento do outro; e que a própria decomposição do próprio corpo deixa a alma no estado de juventude renovada. A doutrina vil do materialismo não é apostólica.

Comentário de John Wesley

Por qual causa não desmaiamos; mas, embora nosso homem exterior pereça, o homem interior é renovado dia após dia.

Portanto – por causa dessa graça, não desmaiamos.

O homem exterior – O corpo.

O homem interior – A alma.

Jó 19:26 – E depois que o meu corpo estiver destruído e sem carne, verei a Deus.

Salmos 27:13 – Apesar disso, esta certeza eu tenho: viverei até ver a bondade do Senhor na terra.

Salmos 51:10 – Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável.

Salmos 73:26 – O meu corpo e o meu coração poderão fraquejar, mas Deus é a força do meu coração e a minha herança para sempre.

Salmos 119:81 – Estou quase desfalecido, aguardando a tua salvação, mas na tua palavra coloquei a esperança.

Isaías 40:29 – Ele fortalece ao cansado e dá grande vigor ao que está sem forças.

Isaías 40:31 – mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.

Isaías 57:1 – O justo perece, e ninguém pondera sobre isso em seu coração; homens piedosos são tirados, e ninguém entende que os justos são tirados para serem poupados do mal.

Mateus 5:29 – Se o seu olho direito o fizer pecar, arranque-o e lance-o fora. É melhor perder uma parte do seu corpo do que ser todo ele lançado no inferno.

Lucas 11:3 – Dá-nos cada dia o nosso pão cotidiano.

Romanos 7:22 – Pois, no íntimo do meu ser tenho prazer na lei de Deus;

Romanos 12:2 – Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

1 Coríntios 15:58 – Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil.

2 Coríntios 4:1 – Portanto, visto que temos este ministério pela misericórdia que nos foi dada, não desanimamos.

2 Coríntios 12:15 – Assim, de boa vontade, por amor de vocês, gastarei tudo o que tenho e também me desgastarei pessoalmente. Visto que os amo tanto, devo ser menos amado?

Efésios 3:16 – Oro para que, com as suas gloriosas riquezas, ele os fortaleça no íntimo do seu ser com poder, por meio do seu Espírito,

Efésios 4:23 – a serem renovados no modo de pensar e

Colossenses 3:10 – e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador.

Tito 3:5 – não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo,

1 Pedro 3:4 – Pelo contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranqüilo, o que é de grande valor para Deus.