Qual a importância das bactérias na reciclagem da matéria na natureza

Não é raro associarmos as bactérias às doenças que essas podem causar, tal como tuberculose, ou mesmo furúnculos. Entretanto, muitos destes organismos desempenham funções muito importantes para o meio ambiente e à vida humana.

Bactérias saprofágicas, por exemplo, ao se alimentarem da matéria orgânica sem vida, transformam-na em compostos inorgânicos mais simples, que serão incorporados em outros níveis tróficos da cadeia alimentar. Assim, juntamente com outros decompositores, como os fungos, exercem um papel de extrema importância para a manutenção da vida na Terra. Outras bactérias, ainda, são capazes de fixar nitrogênio, fertilizando o solo e fornecendo compostos nitrogenados a diversas plantas.

Indivíduos fermentadores são aqueles que degradam parcialmente moléculas orgânicas ricas em energia, podendo resultar em diversos produtos, dependendo da substância e do micro-organismo que desempenhou tal função. O álcool etílico e o ácido lático podem ser resultantes deste processo; e desses são fabricadas bebidas, por bactérias do gênero Acetobacter; e coalhadas e iogurtes, pelos gêneros Lactobacillus e Streptococcus. Outras espécies fermentadoras, ainda, podem viver de forma harmônica em nosso organismo, controlando a população de outros micro-organismos, inclusive os patogênicos.

Quanto às biotecnologias, genes bacterianos são um dos mais utilizados no desenvolvimento de organismos transgênicos; sendo que algumas espécies, como as do Gênero Agrobacterium, auxiliam no transporte dos novos genes ao genoma do indivíduo a ser modificado. Na indústria, estes seres vivos são utilizados na fabricação de antibióticos e substâncias, como a acetona e o ácido glutâmico.

Tais organismos, ainda, podem auxiliar na limpeza de substâncias prejudiciais ao meio ambiente, como pesticidas e até mesmo petróleo e substâncias radioativas. Estações de tratamento de esgoto utilizam amplamente bactérias anaeróbicas para a conversão da matéria orgânica em produtos que podem ser utilizados, após o devido tratamento, como fertilizantes; e, em um estágio próximo, as aeróbicas se encarregam de degradar as partículas menores da parte líquida do esgoto, permitindo com que a água resultante seja tratada e devolvida aos rios e oceanos.

Por Mariana Araguaia Bióloga, especialista em Educação Ambiental

Equipe Mundo Educação

Você sabia da importância ecológica das bactérias? As bactérias são fundamentais para o equilíbrio dos ecossistemas. Ape­sar de ser comum associar bactérias a doenças, existem muitas espécies de bactérias que não são patogênicas. Vamos conhecer alguns exemplos dessas bactérias.

Existem espécies de bactérias que vivem no interior de outros organis­mos, relação ecológica que beneficia tanto bactérias quanto hospedeiros.

Um exemplo disso são as bactérias que vivem no intestino humano e que produzem a vitamina K. Essa vitamina é absorvida e aproveitada pelo orga­nismo humano, participando dos mecanismos de coagulação do sangue. Há também colônias de bactérias intestinais que ajudam na formação das fezes.

Veja o vídeo abaixo para entender algumas das características gerais das bactérias.

Há bactérias que vivem no solo e na água e atuam como decompositoras. Com os fungos, elas são responsáveis pela decomposição e pela reciclagem da matéria orgânica nos diferentes ambientes. São, assim, importantíssimas para o equilíbrio dos ecossistemas.

Existem bactérias que podem degradar óleos. Elas têm sido utilizadas para limpar a água em casos de acidentes com navios petroleiros que deixam vazar petróleo no mar.

Nas estações de tratamento de esgoto, há tanques com colônias de bac­térias onde ocorre a degradação de diversos compostos, permitindo a limpeza da água. Esses tanques são chamados biodigestores (bio = vida), em referência à atividade desses seres vivos.

Algumas espécies de bactérias podem incorporar o gás nitrogênio presente no ar atmosférico. Embora esse seja o gás que existe em maior concentração no ar, ele não pode ser aproveitado pela maioria dos se­res vivos, exceto por certas espécies de bactérias e de cianobactérias.

Esses micro-organismos fixam o gás nitrogênio e o transformam em substâncias nitrogenadas que as plantas podem absorver e utilizar na síntese de proteínas.

Dê uma olhada na ilustração abaixo que mostra resumidamente como acontece a fixação do nitrogênio e as fases em que a bactéria atua.

Qual a importância das bactérias na reciclagem da matéria na natureza

Ao ingerir as plantas, os animais digerem proteínas e usam os produtos dessa digestão para síntese de outras proteínas. Desse modo, portanto, o nitrogênio do ar, que foi incorporado pelas bactérias ou pelas cianobactérias, pode ser usado pelos demais organismos.

Quando os seres vivos morrem, seus corpos são decompostos pela ação de bactérias e fungos. Certas bactérias liberam o nitrogênio das proteínas presentes na matéria orgânica e passam esse nitrogênio, sob a forma de gás, para a atmosfera.

Esses diminutos organismos, que passam despercebidos aos nossos olhos, têm, portanto, um papel fundamental no equilíbrio dos ecossistemas.

Biotecnologia e as Bactérias

A biotecnologia é uma área da ciência que desenvolve técnicas de produção em que se utilizam seres vivos. Geralmente associamos essa palavra às modernas téc­nicas de biologia molecular, como as de clonagem celular.

No entanto, o ser humano usa seres vivos em técnicas de produção desde a Antiguidade. Dois exemplos são a produção de pão, vinhos e a de queijos.

Os vinhos são obtidos da fermentação da uva por um fungo unicelular, que transforma o açúcar da fruta em álcool. Certas bactérias são usadas na fabricação de quei­jos, coalhadas, iogurtes e requeijões. Essas bactérias produzem ácido láctico, substância que transforma o leite nesses produtos.

Mesmo sem saber que a fermentação era causada pela atividade de micro-organismos, os seres humanos usam essas técnicas há milênios.

A importância ecológica das bactérias

A importância ecológica das bactérias é uma aula complementar a outras duas aulas aqui no site. Veja estas aulas:

  • Reino Monera – As Bactérias
  • Os seres vivos mais simples
Fonte: Oficina do Saber, de Alice Costa Carla Newton Scrivano – Editora Leya

As bactérias possuem fundamental papel na reciclagem da matéria orgânica, assim como os fungos, uma vez que esses seres vivos se utilizam principalmente de material em decomposição para se "alimentarem".

Qual a importância que os fungos possuem na reciclagem da matéria?

Olá, Os fungos desempenham um importante papel na natureza, o de decompositores, são eles os responsáveis decompor e reciclar a matéria orgânica (plantas e animais mortos).

Qual a importância dos fungos e bactérias para o meio ambiente?

Assim como as bactérias, os fungos desempenham o papel de decompositores na natureza. Como já vimos, os decompositores são fundamentais na manutenção do equilíbrio natural dos ecossistemas: eles decompõem os cadáveres e os resíduos de seres vivos (como fezes e urina), absorvendo somente uma parte para a sua nutrição.

Qual a importância dos fungos para a economia?

Os fungosdesempenham o papel de decompositores na natureza, com cadáveres e resíduos de seres vivos. ... Presentes em rochas, seres vivos, materiais em processo de decomposição, papelão, parede, sapatos e roupas, os fungos desempenham um papel importante na economia.

Qual a importância dos fungos para a produção de alimentos?

Os fungos são organismos heterótrofos, ou seja, não produzem o próprio alimento, dependem da ingestão de matéria orgânica, viva ou morta, para sobreviver. As espécies que se alimentam de matéria orgânica morta possuem um papel importante na decomposição de animais e vegetais e são chamadas de saprófagas.

Qual a importância econômica e ambiental das algas?

Algas são fonte de oxigênio Além de estar na base dessa cadeia alimentar, o fitoplâncton é responsável por uma grande produção de oxigênio. ... Assim, essas pequenas algas possuem papel fundamental na manutenção da vida no planeta.

Como os fungos contribuem nessa simbiose?

Diversas plantas vasculares exercem relação de simbiose com fungos, em suas raízes. Esta associação – micorriza - confere uma melhor absorção de nutrientes e água pelo vegetal que, em troca, fornece energia e carbono a esses organismos.

Qual é a associação entre algumas plantas e alguns tipos de fungos?

Micorriza ou Micorrhyzum é uma associação mutualística do tipo simbiótico, existente entre certos fungos e raízes de algumas plantas. Micorrizas são associações entre fungos e raízes de determinadas plantas.

Qual a importância das bactérias na reciclagem da matéria na natureza
Foto: scienceblogs

Seria impossível o ser humano sobreviver sem a existência das bactérias. Cientistas e biólogos reconhecem a importância das bactérias para o meio ambiente direcionando a estes organismos estudos e pesquisas de todos os campos da ciência, inclusive os relacionados à melhoria e à manutenção dos ecossistemas.

As bactérias realizam a decomposição da matéria orgânica do solo e dos oceanos (resto de alimentos e de animais, por exemplo) e são responsáveis pela liberação de elementos indispensáveis à vida. Aprende-se na escola que estes minúsculos seres vivos, quase sempre associados a doenças, mantêm a terra limpa, fértil e saudável.

O que nem todo mundo sabe é que algumas bactérias ajudam as plantas a se nutrirem, pois transformam o nitrogênio em amônio e nitratos que podem ser absorvidos pelas plantas e reorganizados para formar aminoácidos e ácidos nucleicos, que contribuem para a formação do DNA.

Há algum tempo também se estuda a importância das bactérias no controle biológico de pragas. Um exemplo é a utilização do gênero Bacillus thuringensis, que ao ser inserido nas lavouras, ataca o organismo das larvas impedindo a formação de alguns insetos. É o que chamam de controle biológico ou natural.

As bactérias também são utilizadas para a limpeza da água e dos ambientes contaminados por resíduos químicos como pesticidas, petróleo e substâncias radioativas. Um exemplo simples é a utilização de microbactérias no tratamento de esgoto.

Pesquisas revelaram a importância ecológica das bactérias também para o clima. Segundo cientistas da Universidade Estadual da Louisiana, há evidências de que as bactérias estão entre as minúsculas partículas que formam as nuvens, que precipitam em forma de chuva ou neve.

Qual a importância das bactérias na reciclagem da matéria na natureza
Foto: fiocruz

Por último, há o uso de bactérias na biotecnologia. Algumas espécies são imprescindíveis nas pesquisas que envolvem modificações genéticas, pois elas auxiliam no transporte dos genes para o genoma do indivíduo modificado em laboratório.

Mesmo invisíveis a olho nu, as bactérias são os organismos vivos mais importantes para a manutenção da vida. Até mesmo o nosso corpo depende delas para a quebra de enzimas e absorção de nutrientes. Estima-se que haja 10 vezes mais bactérias do que células no corpo humano.