Por que a mulher fica molhada

Sim, é normal ficar muito lubrificada no período fértil. Nessa fase do ciclo menstrual, o muco cervical da mulher se torna mais abundante e escorregadio a fim de facilitar a relação sexual e o deslocamento do espermatozóide no sistema reprodutor feminino. Por isso, é comum ter a sensação de que a região íntima está “molhada”.

A seguir, o Só Delas explica melhor o que sai da vagina quando está no período fértil e quais são os outros sintomas característicos desse momento do mês. 

“Estou me sentindo muito úmida no período fértil. Por que isso acontece?”

A secreção vaginal da mulher é formada por água, bactérias, células mortas da vagina e muco cervical - que é um fluido produzido naturalmente no colo do útero. Além de prevenir a entrada de agentes infecciosos no útero e aumentar a lubrificação feminina, o muco cervical desempenha um papel reprodutivo importante. A sua consistência muda de acordo com os estímulos hormonais do organismo e, dependendo da fase do ciclo menstrual em que a mulher se encontra, ele pode facilitar ou dificultar a mobilidade do espermatozóide até o óvulo. Ou seja: o muco cervical tem o poder de ajudar ou atrapalhar a gravidez. 

É por isso que, durante o período fértil, é normal se sentir mais “molhada”. Os altos níveis de estrogênio vão tornar o muco cervical mais abundante, transparente, escorregadio e elástico (semelhante à clara de ovo crua). Essas características serão responsáveis por proteger o esperma do ambiente ácido da vagina e permitir a movimentação do espermatozóide em direção às tubas uterinas. De quebra, a região íntima feminina fica mais lubrificada e a relação sexual se torna mais prazerosa - o que também contribui indiretamente para que a gravidez aconteça. 

Quantos dias após muco “clara de ovo” ocorre a ovulação? 

O corrimento “clara de ovo” está associado ao pico na produção do hormônio estrogênio, que, geralmente, acontece entre 1 a 2 dias antes da ovulação propriamente dita acontecer. Vale ressaltar que o período fértil tem duração de 6 dias, iniciando 5 dias antes da ovulação e terminando 1 dia após a mesma. 

 

“Como eu sei que estou no meu período fértil?”: método de Billings ajuda a identificar o muco da ovulação

O método de Billings é uma técnica natural que visa identificar o período fértil feminino com base nas características do muco cervical. A mulher deve observar os sinais do próprio corpo e registrar diariamente informações como: a presença ou ausência de secreção vaginal, a quantidade e o aspecto do muco e os dias em que houve relação sexual. Na dúvida, peça orientação ao(a) ginecologista sobre como fazer o método de Billings. 

 

Além do muco “clara de ovo”, quais são os sintomas do período fértil?

Outros sintomas do período fértil e da ovulação incluem elevação na temperatura corporal basal, maior oleosidade na pele e no cabelo, sensibilidade mamária e aumento na libido. Algumas mulheres também podem ter um pequeno sangramento na ovulação e sentir pontadas leves no baixo ventre (é a chamada cólica de ovulação). 

Agora que você já sabe que é normal ficar molhada durante o período fértil, que tal começar a marcar os sintomas do seu ciclo menstrual e entender como o seu corpo funciona? Dessa forma, fica muito mais fácil identificar quando algo foge do padrão e precisa de ajuda médica! 


Page 2

You are here

Por que a mulher fica molhada

 

Por que a mulher fica molhada

Oi, gurias. Quero dividir uma situação. Eu fico muito molhada quando estou excitada. Fico sem graça com o meu namorado.

Amiga, você deve ficar tranquila. Não sinta vergonha disso! Aliás, pelo contrário: seu namorado deve ficar envaidecido, pois a lubrificação vaginal é resultado direto de uma boa excitação.

Quando uma pessoa está envolvida numa atividade sexual, o seu corpo passa por diversas transformações. Estas ações nos preparam para o sexo e para o prazer.

A pressão arterial e a frequência cardíaca aumentam, e os genitais recebem um fluxo maior de sangue. Quanto mais excitação, mais lubrificação. Já o intumescimento do clitóris é o inchaço natural deste órgão, devido à excitação.

O processo é diferente em homens e mulheres. Por isso, é importante conhecer como funciona.

Neles, os tecidos eréteis do pênis se enchem de sangue, levando à ereção. Na mulher, o fluxo aumentado de sangue na região genital causa a lubrificação da vagina. Então, a lubrificação ocorre quando há um acúmulo de sangue nos órgãos e quando a circulação aumenta.

A lubrificação pode acontecer a partir de secreções do colo do útero ou por meio das glândulas alojadas na parede vaginal. A função delas é, justamente, criar esta lubrificação. Tudo isso prepara você para ter uma transa tranquila e prazerosa.

Sinto desejo mas nem semore a minha vagina fica molhada o que fazer?

Ola nem sempre nós mulheres ficamos bem lubrificadas. Dependemos de vários aspectos para estarmos disponível. O parceiro tem que investir bastante nesta excitação, pois somos somatocêntricas, precisamos de todos os sentidos estimulados ( através de palavras, toques,e tal) o que nem sempre ocorre. Precisamos estar a fim de fazer sexo, e não por obrigação matrimonial, e não podemos estar trazendo para o sexo nossos problemas financeiros, de trabalho. O preambulo é fundamental, investir nesta relação aumenta a lubrificação. Vale uma avaliação com ginecologista e uma avaliação com uma fisioterapeuta sexóloga. A disposição

Bom dia Em relação a lubrificação vaginal, há diversos fatores que interferem. É importante estar sem infecção na vagina para não ter comprometimento na lubrificação. O desejo em ter relação e a qualidade das preliminares são muito importantes. Converse com seu ginecologista para entender o que pode estar acontecendo.

Atenciosamente

  • Tenho 41 anos, tenho lubrificação excessiva meu parceiro só me faz um carinho já fico toda molhada é normal?
  • A disfunção sexual no homem tem cura ou isso é normal?
  • Olá! Depois que me masturbo sinto uma vontade de urinar. Porém, logo após de eliminar a urina, sinto uma leve ardência na uretra que não chega a doer mas a incomodar. Junto com essa ardência, a vontade de urinar é constante e essa situação se repete 90% das vezes que me masturbo. Isso é normal?
  • Olá! Depois que me masturbo sinto uma vontade de urinar. Porém, logo após de eliminar a urina, sinto uma leve ardência na ureta que não chega a doer mas a encomodar. Junto com essa ardência, a vontade de urinar é constante e essa situação se repete 90% das vezes que me masturbo Isso é normal?
  • Oi quando estou me relacionado ou me mastubador e sinto vontade de gozar e seguro, normalmente tenho incontinência urinária, mesmo gozando no ou não, é normal? Tenho 28 anos
  • Oi, Sou menina e tenho 14 anos, ontem eu estava tomando banho e sem perceber comecei a me tocar, isso é errado? Eu gostei de fazer aquilo, mas queria saber se é errado, pois só tenho 14 anos
  • Tive infecção urinaria e depois disso não consigo mais sentir prazer ao ejacular, é normal?
  • É normal não sentir prazer sozinho, mas com a parceira sim? Eu falo em masturbação.
  • Já tive varias relações sexuais mais não tive nem um desejo isso e normal tranza e não sentir prazer?
  • Não consigo ter prazer já me relacionei com vários homens mas nenhum me fez sentir prazer isso é um bloqueio. Que tipo de especialista eu devo procurar pra me ajudar com isso?

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.