O que estuda a microbiologia basica

O que estuda a microbiologia basica

Microbiologia básica estuda a natureza fundamental e as propriedades dos microrganismos e a Microbiologia aplicada estuda-se como os microrganismos podem ser usados ou controlados para várias finalidades práticas.

Qual é o objetivo do estudo da microbiologia?

O principal objetivo da Microbiologia é estudar todos os aspectos que envolvem o mundo microbiano, constituído pelas bactérias, fungos (filamentosos, “bolores”, “mofos” e leveduras), protozoários, vírus e algas microscópicas.

Quais são os microrganismos patogênicos?

As bactérias, protozoários, fungos, helmintos e alguns artrópodes são exemplos de agentes patogênicos. São também conhecidos como agente infeccioso ou agente etiológico. Eles provocam a doença diretamente pela sua multiplicação ou pela liberação de toxinas do seu metabolismo.

Como os microrganismos são estudados?

Estudo dos microrganismos encontrados na natureza A Microbiologia é uma área da ciência biológica que estuda que estuda os microrganismos, ou seja, os seres que somente são visualizados com a ajuda dos microscópios, como as bactérias, fungos e vírus.

Como é feita a microbiologia?

  • Basicamente, MICROBIOLOGIA 1 * é o estudo dos microrganismos. E microrganismos são as formas de vida que, originalmente, só poderiam ser vistas com o auxílio do microscópio óptico (posteriormente, com o microscópio eletrônico).

Qual a área de atuação da microbiologia?

  • Entre as doenças relacionadas com fungos estão: micoses, sapinho, candidíase e histoplasmose. A microbiologia abrange uma área de estudo ampla, podendo ser fonte de diferentes pesquisas. Os campos de atuação que a microbiologia pode atuar são: Microbiologia médica: tem como foco de estudo os microrganismos patogênicos.

Qual foi a evolução da microbiologia?

  • A Evolução da Microbiologia . Considera-se o início da Microbiologia se deu quando se aprendeu a polir lentes de vidro, e ao combiná-las produzia aumentos suficientes para a visualização de microrganismos. No século XIII, Roger Bacon postulou que a doença era produzida por seres vivos invisíveis.

Qual a Microbiologia Aplicada?

  • Microbiologia Aplicada: Biodigestores INTRODUÇÃO A MICROBIOLOGIA24 Transmissão por Inoculação Intracerebral: homem, bovinos, ovinos, caprinos, suínos, macacos e camundongos; Transmissão por Via Oral por Tecidos de Alta Infectividade: homem, bovinos, ovinos, caprinos, camundongos e, possivelmente, gatos domésticos; (não para suínos e frangos);

O que estuda a microbiologia basica

Áreas da Ciência >> Ciências Biológicas > Microbiologia


A MICROBIOLOGIA é a ciência que estuda os micro-organismos, ou seja, organismos que só podem ser visualizados com a ajuda de equipamentos, como o microscópio. Estes micro-organismos podem ser eucariontes, cujo núcleo celular está envolto por uma membrana, como algas, fungos e protozoários; procariontes, nos quais o material genético está disperso no interior da célula, como as bactérias; ou acelulares (ou seja, sem célula), como vírus, viroides e prions.


O surgimento da MICROBIOLOGIA está diretamente ligado ao desenvolvimento tecnológico. Data de 1665 a primeira observação de micro-organismos, realizada pelo pesquisador inglês Robert Hooke, utilizando um microscópio que, apesar de rudimentar para os padrões atuais, representava importante avanço no século XVII. Outro nome de extrema importância para a área é o do cientista francês Louis Pasteur, cujas pesquisas possibilitaram descartar a teoria da geração espontânea, que dizia que a vida surgia de matéria inanimada, ao comprovarem a existência de organismos invisíveis a olho nu.


As pesquisas em MICROBIOLOGIA têm avançado bastante nos últimos anos. Estima-se que apenas um por cento de todas as espécies de micro-organismos do planeta tenham sido catalogadas. Embora estes sejam objeto de estudo há mais de três séculos, ainda há muito espaço para o desenvolvimento do campo da MICROBIOLOGIA se comparado com outras disciplinas da área de Ciências Biológicas.


A rotina de estudos em MICROBIOLOGIA envolve principalmente pesquisas em laboratório e depende de aparelhos tecnológicos.


Especializações • Virologia – estudo dos vírus • Bacteriologia – estudo das bactérias

• Micologia – estudo dos fungos


Áreas de atuação profissional • Pesquisa acadêmica em universidades e instituições de pesquisa • Estudos na área de saúde e análises clínicas em hospitais

• Análises clínicas em laboratórios na área veterinária e na área farmacêutica


Onde estudar?
• Graduação – A especialização em MICROBIOLOGIA está normalmente ligada aos cursos de graduação em Ciências Biológicas ou Ciências Biomédicas, que são oferecidos pelas principais universidades federais e estaduais do país. A UFRJ oferece um curso de graduação em Microbiologia e Imunologia.


• Pós-graduação – Há grande oferta de cursos de pós-graduação nas universidades públicas federais e estaduais. Alguns exemplos:
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal de Minas Gerais
Universidade Federal de Viçosa
Universidade Estadual de Londrina
Universidade Estadual do Rio de Janeiro


Para conhecer mais:
• Microbiologia.vet
• Revista de Microbiologia
• Sociedade Brasileira de Microbiologia


Deseja contribuir com material sobre este tema? Entre em contato conosco

A microbiologia é o ramo da Biologia que estuda os microrganismos.

Os microrganismos são seres vivos de tamanho pequeno, cujas dimensões não permitem que sejam observados a olho nu pelo homem. Assim, eles só podem ser visualizados ao microscópio.

A palavra microbiologia, deriva da combinação das palavras gregas mikros, "pequeno", bios e logos "estudo da vida". Dessa forma, o estudo da microbiologia abrange a identificação, forma, modo de vida, fisiologia e metabolismo dos microrganismos, além das suas relações com o meio ambiente e outras espécies.

De modo geral, os microrganismos contribuem na fertilização do solo, reciclagem de substâncias e participam de ciclos biogeoquímicos. Ainda podem ser usados na fabricação de produtos como iogurte, vinhos, queijos, vinagres e pães.

Existem ainda os microrganismos patogênicos que causam doenças em seres humanos, animais e plantas.

Grupos de microrganismos

Os principais grupos de microrganismos são: vírus, bactérias, protozoários, algas e fungos.

Vírus

O que estuda a microbiologia basica
Exemplos da estrutura de alguns vírus

Os vírus são organismos microscópicos que não possuem células. Por isso, são considerados parasitas intracelulares.

Os vírus só conseguem realizar suas atividades vitais dentro de outra célula viva.

Alguns vírus são patogênicos e causam doenças ao homem. Alguns exemplos são: gripe, sarampo, febre amarela, meningite, caxumba, hepatite, aids e varíola.

Bactérias

O que estuda a microbiologia basica
Tipos de bactérias

As bactérias são seres unicelulares e procariontes. Elas fazem parte do Reino Monera.

As bactérias podem ser encontradas em diversos ambientes e são capazes de suportar condições ambientais inóspitas à maioria dos seres vivos.

Mesmo sendo imperceptível, as bactérias desenvolvem importantes funções no ambiente. Elas atuam nos ciclos biogeoquímicos e na produção de alimentos e medicamentos.

Algumas bactérias podem ser patogênicas e causam doenças como a cólera, difteria, febre tifoide, lepra, meningite, tuberculose.

Conheça mais sobre:

Protozoários

O que estuda a microbiologia basica
Tipos de protozoários

Os protozoários são seres eucariontes, unicelulares e heterótrofos. Pertencem ao Reino Protista, junto com as algas que são organismos aquáticos que têm a capacidade de realizar fotossíntese. Elas podem ser micro ou macroscópicas, eucariontes ou procariontes.

Os protozoários apresentam variadas formas corporais e ocupam ambientes úmidos ou o interior de outros organismos.

Alguns são parasitas, causadores de doenças. Entre as doenças causadas por protozoários estão: amebíase, giardíase, malária e doença de chagas.

Leia também sobre:

  • Algas
  • Células eucariontes
  • Doenças causadas por Protozoários

Fungos

O que estuda a microbiologia basica
Os cogumelos são exemplos de fungos

Os fungos são seres macroscópicos ou microscópicos, unicelulares ou pluricelulares, eucariontes e heterótrofos. Eles fazem parte do Reino Fungi.

Os fungos possuem diversos tipos de habitat visto que são encontrados no solo, na água, nos vegetais, nos animais, no homem e nos detritos em geral.

Diante do grande número de espécies, cerca de 1,5 milhão, os fungos são utilizados para diferentes fins, como na produção de medicamentos e até mesmo na produção de queijos.

O cogumelo é um tipo de fungo que é muito apreciado na culinária, sendo fonte de proteínas.

Alguns fungos podem ser patogênicos. Entre as doenças relacionadas com fungos estão: micoses, sapinho, candidíase e histoplasmose.

Áreas de estudo da microbiologia

A microbiologia abrange uma área de estudo ampla, podendo ser fonte de diferentes pesquisas.

Os campos de atuação que a microbiologia pode atuar são:

  • Microbiologia médica: tem como foco de estudo os microrganismos patogênicos. Sua atuação está diretamente ligada ao controle e prevenção de doenças, estando assim relacionada à imunologia.
  • Microbiologia farmacêutica: tem como objetivo o estudo dos microrganismos que podem contribuir com a produção de medicamentos, especialmente antibióticos.
  • Microbiologia ambiental: tem como foco de estudo as bactérias e fungos que atuam na decomposição de matéria orgânica e dos elementos químicos da natureza. Está relacionada aos ciclos biogeoquímicos.
  • Microbiologia de alimentos: tem como objetivo estudar os microrganismos envolvidos na indústria alimentícia, especialmente no controle da produção e industrialização dos alimentos.
  • Microbiologia microbiana: tem como foco os processos que envolvem manipulação genética e molecular dos microrganismos.

Saiba mais sobre:

  • Microrganismos
  • Biotecnologia
  • Citologia