O que é bom para ressaca com vomito

Com as festas de fim de ano, certamente você já está preocupado com a famosa ressaca. Ela é causada pelo consumo exagerado de bebidas alcoólicas.

“O álcool é absorvido e cai na corrente sanguínea, então ele vai ser distribuído para todos os órgãos. Os primeiros sintomas que a gente tem de euforia, bem-estar e tontura, e que depois vai dando uma depressão, são efeitos do álcool no sistema nervoso central [no cérebro]”, explicou à CNN Débora Poli, gastroenterologista do Hospital Sírio-Libanês.

Quando o álcool chega no fígado, ele se torna um ‘agressor’. “Todas essas substâncias externas precisam ser metabolizadas para serem ser eliminadas.” Para que isso aconteça, o líquido é transformado primeiro em ácido acético — tarefa realizada pelo fígado.

Contudo, o órgão demora muito tempo a fazer esta transformação [devido ao excesso de bebida]. Assim, as substâncias do álcool e o acetaldeído (produto tóxico) continuam a circular no organismo até serem transformados em ácido acético.

O acetaldeído (etanal) se deposita em vários órgãos do corpo, exercendo sua toxicidade e provocando assim os sintomas da ressaca. Além disso, segundo Rogério Pinheiro Alves, gastroenterologista da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, o álcool causa a inibição de um hormônio antidiurético que faz com que a pessoa urine muito mais — consequentemente elimina água e fique desidratada.

Pinheiro Alves disse que a “ressaca é fruto da desidratação que o organismo sofre e dessas substâncias do álcool que acabam sendo metabolizadas de uma forma não tão boa.”

O que é bom para a ressaca?

No dia seguinte ao porre, todos os ingredientes “antirressaca” são bem-vindos. E aí, vale tudo: antiácidos, sucos, café, Coca-Cola.

Rogério Pinheiro Alves, da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, aponta que a melhor maneira tratar uma ressaca é se hidratar.

“Como o álcool aumenta a diurese, é importante sempre se hidratar muito bem. Água, água de coco, sucos em geral. Além de frutas que têm bastante líquido, como melão e melancia — além de repousar”, disse Débora Poli, gastroenterologista do Hospital Sírio-Libanês.

Os especialistas apontam ainda que a ressaca pode ser evitada com algumas medidas simples, como comer algo enquanto bebe, beber mais devagar, consumir líquido não-alcóolico junto às bebidas. E o mais importante, segundo Poli, a qualidade da bebida também faz diferença.

“Cuidado na compra da bebida alcóolica, em especial destilados. Bebidas falsificadas às vezes têm outras substâncias tóxicas podem dar uma ressaca ainda pior”, alerta a médica.

Sintomas da ressaca

Só quem já teve ressaca sabe a sensação de acordar no dia seguinte ao famoso ‘porre’. O gastroenterologista Pinheiro Alves diz que essa é a forma do corpo manifestar que algo está errado.

“Normalmente, os principais sintomas da ressaca envolvem dor no corpo, sensação de mal estar, cefaleia [dor de cabeça], boca seca. Tudo bastante relacionado à desidratação.”

Apesar desses sintomas leves e comuns, o sistema gástrico pode ser comprometido pelo consumo de álcool em excesso. O álcool pode causar uma lesão aguda da mucosa — como se fosse uma ‘gastrite’ — e isso gera náusea e vômito”, explica Pinheiro Alves.

Débora Poli aponta que o álcool também causa uma inflamação no estômago e no intestino, então pode dar dor de estômago, diarreia — além de piorar o refluxo e causar azia e queimação.

“Raramente a gente pode ter uma gastrite importante a ponto de ter sangramento relacionado ao uso de álcool”, disse a especialista do Sírio-Libanês.

O que é bom para ressaca com vomito
A ressaca causa sensação de mal-estar como fraqueza, cansaço e enjoo / Foto: Freepik

Quanto tempo dura a ressaca 

É claro que a pessoa com ressaca quer se livrar da sensação de mal estar o mais rápido possível. A fraqueza, cansaço e enjoo tendem a diminuir a capacidade de o corpo realizar tarefas simples do dia a dia.

Mas, afinal: quanto tempo dura uma ressaca? A médica explica depende muito das enzimas do fígado na metabolização do álcool. Segundo ela, quem tem o hábito de consumir álcool frequentemente vai ter menos ressaca do que quem não está habituado a consumir.

“Intensidade, gravidade e tempo de duração, isso varia de pessoa para pessoa”, disse Débora Poli. “Esse componente genético conta tanto para o tempo [que a pessoa fica bêbada], quanto para a duração da ressaca.”

“De maneira geral, a ressaca se cura em um dia — se você parar de beber”, explicou Pinheiro Alves.

A ressaca pode causar problemas a longo prazo?

De acordo com Pinheiro Alves, a ressaca “não vai causar nenhum transtorno a longo prazo. Nada crônico”

“Esses sintomas de dor de cabeça, desidratação, isso não tem grandes consequências, a não ser o mal-estar em si”, disse Débora Poli.

A gastroenterologista do Sírio-Libanês disse que as maiores consequências causadas pela ressaca são as perdas de dias de trabalho [por conta de indisposição] e os efeitos socioemocionais — famosa ressaca moral.

Apesar disso, ambos especialistas ouvidos pela reportagem disseram que o consumo frequente de álcool pode causar problemas como cirrose e alterações cardíacas.

"Eu nunca mais vou beber!" é uma frase comum para todo mundo que acorda depois de uma noite de farra com uma tremenda dor de cabeça e o estômago revirado. O álcool é um produto diurético, ou seja, que remove os líquidos do corpo. E é justamente a desidratação que provoca os sintomas da ressaca no dia seguinte. O lado ruim é que não existem curas milagrosas; o lado bom é que há diversas formas de tratar os sintomas e melhorar aos poucos até você estar novo em folha.[1] X Fonte Confiável National Health Service (UK) Ir à fonte

  1. 1

    Beba bastante água. Você precisa combater a desidratação causada pelo consumo de álcool para começar a melhorar da ressaca. A opção mais simples é tomar bastante água assim que acordar. Como o fluido é de fácil digestão, ele ajuda a repor os líquidos perdidos sem irritar o estômago.[2] X Fonte Confiável National Health Service (UK) Ir à fonte

    • Beba meio litro de água antes de se deitar para diminuir a desidratação na hora que acordar. Além disso, deixe um copo d'água do lado da cama para tomar à noite.

  2. 2

    Tome um isotônico. Assim como a água, os isotônicos podem ser bem eficazes na reposição de líquidos, além de ajudarem a energizar o corpo. Eles contêm carboidratos que aumentam a energia aos poucos, ajudando a reduzir a ressaca gradualmente.[3] X Fonte de pesquisa Ir à fonte

    • Tome isotônicos que contenham eletrólitos, substâncias necessárias para você se reidratar.[4] X Fonte de pesquisa Ir à fonte
    • Tenha cuidado com os isotônicos que contêm cafeína, já que eles podem piorar ainda mais o problema.
    • Se estiver muito desidratado, tome uma solução oral de reidratação. Ao contrário dos isotônicos, esse tipo de produto é feito especificamente para tratar o problema.

  3. 3

    Tome sucos de frutas frescos. As vitaminas e os minerais desses produtos podem aliviar os sintomas da ressaca.[5] X Fonte de pesquisa Ir à fonte Geralmente, os sucos são ricos em frutose, o açúcar que afeta os níveis de energia e o funcionamento do fígado.

    • Os sucos de fruta também costumam conter vitamina C, nutriente perdido pela urina quando se bebe.[6] X Fonte de pesquisa Ir à fonte
    • Sucos de tomate e laranja e água de coco são boas opções.[7] X Fonte de pesquisa Ir à fonte

  4. 4

    Tome chá de gengibre. Isso pode aliviar o enjoo e as crises de vômito da ressaca, já que segue o mesmo princípio que se aplica às gestantes que querem aliviar o enjoo matinal.[8] X Fonte de pesquisa Ir à fonte Ferva de 10 a 12 pedaços de raiz de gengibre fresca em cerca de quatro xícaras d'água e acrescente sucos de uma laranja e meio limão, bem como meia xícara de mel.

    • Essa mistura alivia a ressaca rapidamente, já que estabiliza o nível de glicose no sangue.
    • É melhor tomar um chá simples do que bebidas com gás. Estes produtos aumentam a pressão no estômago e podem causar enjoo.[9] X Fonte Confiável Princeton University Ir à fonte

  5. 5

    Ingira líquidos o dia todo. As opções acima não têm limite de quantidade. O ideal é que você beba bem ao longo do dia. Tome água, suco de frutas e/ou isotônicos regularmente para repor os fluidos, as vitaminas e os nutrientes perdidos.[10] X Fonte de pesquisa Ir à fonte

  6. 6

    Evite tomar bebidas com cafeína. Enquanto a água e o suco podem ajudar na reidratação, as bebidas com cafeína, como café, podem piorar o quadro. Além disso, a substância contrai os vasos sanguíneos e aumenta a pressão arterial, o que também piora os sintomas da ressaca.

  1. 1

    Coma ovos. Os ovos são excelentes no combate à ressaca. Eles contêm um aminoácido chamado cisteína, que faz muito bem ao corpo depois de uma noite de bebedeira. A cisteína decompõe as toxinas que causam a ressaca. Portanto, os ovos podem fazer você se sentir melhor, mais energizado e forte.[11] X Fonte de pesquisa Ir à fonte

    • Não prepare os ovos com muita gordura, ou você pode ficar enjoado.

  2. 2

    Tome uma tigela de cereal. Se fica enjoado só de pensar em comer ovos, tome cereal matinal. Se possível, escolha um cereal integral, que tem mais vitaminas e nutrientes.[12] X Fonte de pesquisa Ir à fonte

  3. 3

    Tome sopa de galinha para repor as vitaminas e os minerais. Você também pode tomar um ensopado de verduras e legumes. Essas opções contêm os nutrientes necessários para reenergizar o corpo durante a ressaca, além de serem ideais para quem está frágil e incapaz de reter alimentos sólidos.[13] X Fonte Confiável National Health Service (UK) Ir à fonte O ensopado, em particular, pode ajudar também a repor o sal e o potássio no organismo.[14] X Fonte Confiável Mayo Clinic Ir à fonte

  4. 4

    Coma alimentos ricos em potássio. Como o álcool é diurético, temos que ir ao banheiro regularmente quando estamos bebendo. Nesse processo, o corpo elimina bastante potássio pela urina. Isso, por sua vez, contribui com o cansaço, o enjoo e a fraqueza — sintomas da ressaca. Consuma alimentos ricos no nutriente para evitar o problema.

    • Você pode consumir alimentos simples e que talvez até já tenha em casa, como banana e kiwi.[15] X Fonte de pesquisa Ir à fonte
    • Batata assada, produtos frondosos, cogumelos e damasco seco também são boas fontes de potássio.[16] X Fonte de pesquisa Ir à fonte
    • Alguns isotônicos também contêm potássio.[17] X Fonte de pesquisa Ir à fonte

  5. 5

    Coma alimentos simples, como torrada e bolachas de água e sal. Esta pode ser a melhor opção para quando você estiver com o estômago sensível. O objetivo é não "absorver" o álcool, e sim aumentar o nível de açúcar no sangue e repor os nutrientes.[18] X Fonte de pesquisa Ir à fonte

    • O álcool evita que o corpo mantenha uma concentração normal de açúcar no sangue, o que leva à fadiga, à fraqueza e ao cansaço.[19] X Fonte de pesquisa Ir à fonte
    • Você também pode ingerir carboidratos complexos (aveia, pão integral etc.).

  1. 1

    Volte para a cama. É simples: dormir é o melhor remédio para a ressaca.[20] X Fonte de pesquisa Ir à fonte Depois que bebemos, acabamos tendo o sono R.E.M. (rapid eye movement, ou movimento rápido dos olhos, em tradução livre), o que impede que o organismo e o cérebro se recuperem. Por isso, é importante descansar ao máximo.[21] X Fonte de pesquisa Ir à fonte

    • A privação do sono pode piorar os sintomas da ressaca.[22] X Fonte de pesquisa Ir à fonte
    • O tempo é a única cura eficaz para a ressaca.

  2. 2

    Faça uma caminhada leve. Saia de casa e ande um pouco para aliviar a ressaca. Só não exagere, ou você pode piorar. O ritmo de decomposição das toxinas do álcool fica mais acelerado por causa dos níveis de oxigênio.

    • Ao caminhar, você também estimula o metabolismo e acelera a eliminação do álcool no organismo.[23] X Fonte de pesquisa Ir à fonte
    • Se estiver fraco, não se force; descanse.

  3. 3

    Tente não ficar pensando na noite anterior. Quando estamos de ressaca, costumamos ficar remoendo a noite de bebedeira e nos recusamos a sair da cama ou do sofá. Se você evitar isso, pode conseguir diminuir os sintomas. A negação é capaz de convencer o cérebro de que tudo está bem.[24] X Fonte de pesquisa Ir à fonte

  4. 4

    Faça uma massagem especial em si mesmo. Você pode massagear alguns pontos da sua cabeça e das mãos para aliviar os sintomas da ressaca.

    • Massageie o ponto logo abaixo da protuberância occipital para normalizar a pressão arterial.
    • Pressione o ponto entre as sobrancelhas, acima da ponte do nariz.
    • Massageie as têmporas com cuidado.
    • Aperte os lóbulos da orelha com o polegar e o indicador.
    • Aperte o ponto que fica logo abaixo do nariz, acima do centro do lábio superior, com o dedo indicador.
    • Massageie a fenda do queixo com movimentos vibratórios.
    • Massageie o ponto no centro das palmas das mãos.
    • Massageie os nódulos dos dedinhos da mão esquerda e, depois, da direita.

  1. 1

    Tome um analgésico de venda livre. Não é difícil tratar a dor de cabeça e nos músculos. Verifique a dosagem correta nas bulas (geralmente, dois comprimidos ou pastilhas) e tome os remédios com um copo d'água quando acordar.

    • Você pode tomar aspirinas ou anti-inflamatórios não-esteroides (AINEs, como ibuprofeno), mas essas opções também podem irritar o estômago ainda mais e causar enjoo.[25] X Fonte Confiável National Health Service (UK) Ir à fonte
    • Se você estiver com o estômago sensível ou em dúvida sobre que analgésico tomar, vá ao pronto-socorro.
    • Não tome paracetamol! Esse fármaco é processado no fígado, junto do álcool. A bula do Tylenol, por exemplo, instrui o paciente a não misturar o medicamento com bebidas alcoólicas. Isso pode fazer o fígado parar de funcionar.[26] X Fonte de pesquisa Ir à fonte [27] X Fonte de pesquisa Ir à fonte

  2. 2

    Tome um comprimido antiácido para aliviar a dor de estômago. A dor de estômago, causada pelo aumento no nível de acidez do órgão, é um sintoma muito comum da ressaca. Se você estiver enjoado, tome algum antiácido de venda libre para neutralizar o ácido e aliviar a indigestão.[28] X Fonte Confiável National Health Service (UK) Ir à fonte Assim como com os analgésicos, esses produtos podem causar irritação; portanto, leia a bula e siga as recomendações.

    • Existem muitos comprimidos antiácidos no mercado.
    • Alguns exemplos de ingredientes comuns em antiácidos: hidróxido de alumínio, carbonato de magnésio ou cálcio e trissilicato de magnésio.[29] X Fonte Confiável National Health Service (UK) Ir à fonte

  3. 3

    Tome um comprimido multivitamínico. Quando tomamos álcool, o corpo perde muitos nutrientes, incluindo vitamina B12 e ácido fólico, que precisam ser repostos.[30] X Fonte de pesquisa Ir à fonte Se você ficar muito enjoado, pode não conseguir reter o multivitamínico.

    • Assim como com os outros medicamentos, você pode tomar um comprimido efervescente ou solúvel para acelerar o efeito.
    • Os comprimidos solúveis são aqueles que dissolvem em um copo d'água ou outro líquido.
    • Os efervescentes também dissolvem em água, mas contêm dióxido de carbono, o que dá a impressão de que eles têm gás. Além disso, eles podem causar enjoo.[31] X Fonte de pesquisa Ir à fonte

  4. 4

    Não confie nas "curas milagrosas". Existem alguns "comprimidos da ressaca" que dizem incluir ingredientes que resolvem todos os sintomas de uma vez. Você até pode experimentar, mas lembre-se de que algumas pesquisas científicas concluíram que a eficácia desses recursos é limitada.[32] X Fonte de pesquisa Ir à fonte Nada cura a ressaca, exceto o tempo e a hidratação.[33] X Fonte Confiável Princeton University Ir à fonte

  5. 5

    Tome suplementos líquidos. Eles são uma inovação tecnológica[34] X Fonte de pesquisa Ir à fonte e foram desenvolvidos por cientistas. A sua fórmula é baseada no mesmo tratamento dado a pessoas que sofrem de intoxicação aguda.

  • Lembre-se de nunca dirigir depois de beber.
  • Alimente-se bem quando estiver de ressaca, pois o seu estômago vai estar enjoado.
  • Descanse bastante e beba muita água para se manter hidratado.
  • Tente tomar ½ litro de água antes de se deitar (mas depois de consumir álcool) e tome um pouco do líquido entre cada bebida alcoólica.
  • Tome um banho gelado para se refrescar e aliviar a dor de cabeça e estômago.
  • A melhor forma de resolver uma ressaca é não beber.
  • Tome sopa de frango ou ensopado.
  • Beba com moderação e respeite os seus limites. Especialistas recomendam que as mulheres não tomem mais de três drinks por dia e sete por semana. Os homens, por sua vez, podem tomar até quatro drinks por dia e 14 por semana.[35] X Fonte de pesquisa Ir à fonte Aqui, "um drink" tem as medidas aproximadas de: uma cerveja de 350 ml, 250-270 ml de licor de malte, 150 ml de vinho ou 45 ml de licor.[36] X Fonte de pesquisa Ir à fonte
  • Opte por licores transparentes (vodca, gim etc.) em vez dos escuros (conhaque, uísque etc.). Eles contêm menos congêneres, que contribuem com a ressaca. De forma geral, quanto maior a quantidade de substâncias químicas em uma bebida, pior o seu efeito. O vinho tinto é uma das opções mais tensas, mas cada uma é diferente.[37] X Fonte de pesquisa Ir à fonte
  • Um estudo descobriu que os sintomas da ressaca variam de acordo com o tipo de álcool consumido. Em ordem decrescente de intensidade: conhaque, vinho tinto, rum, uísque, vinho branco, gim, vodca e etanol puro.[38] X Fonte de pesquisa Ir à fonte

  • Mesmo sem tratamento, nenhuma ressaca dura mais de 24 horas. Consulte um médico se você não melhorar depois desse tempo.
  • Se não se lembra do que acontece depois de beber, fica de ressaca regularmente ou esse consumo afeta a sua vida profissional e pessoal, pode ser que seja alcoólatra. Peça ajuda a alguém.
  • Ao contrário do que pensam muitas pessoas, tomar mais álcool pela manhã só atrasa (e, no fim das contas, piora) a ressaca.
  • Praticar exercícios não cura a ressaca e pode até piorá-la, já que o corpo perde mais água e se desidrata. Se você for fazer algo do tipo, ingira ainda mais fluidos.

Este artigo foi coescrito por Murphy Perng. Murphy Perng é uma Consultora de Vinhos e fundadora da Matter of Wine, um negócio que produz eventos educacionais sobre o vinho, incluindo experiências de formação de equipes e eventos de networking. Atuando na região de Los Angeles, California, Murphy já trabalhou com marcas como Equinox, Buzzfeed, WeWork e Stage & Table, dentre outras. Murphy possui um Certificado WSET (Wine & Spirit Education Trust) Avançado Nível 3. Este artigo foi visualizado 244 172 vezes.

Categorias: Bebidas Alcoólicas

Esta página foi acessada 244 172 vezes.