Qual a importância da gestão do conhecimento

A gestão de conhecimento é um conceito cada vez mais comum nas empresas que buscam se destacar no mercado competitivo. Apesar de ser uma ferramenta poderosa para potencializar os resultados de um negócio, muitos empreendedores ainda não conhecem ou têm dúvidas sobre como implementá-la no dia a dia de trabalho de seus colaboradores.

Em uma sociedade na qual a qualificação profissional é cada vez mais valorizada e reconhecida, e novas informações surgem diariamente, é indispensável que uma empresa, independentemente de seu porte, busque estratégias para melhorar seus resultados por meio de aquisição de conhecimento.

Pensando nisso, fizemos este post para que você entenda o que é a gestão de conhecimento, qual a sua importância e como aplicá-la em uma empresa. Boa leitura!

O que é gestão de conhecimento?

O conhecimento consiste no entendimento da importância percebida em um problema e na obtenção das melhores soluções a partir de informações, experiências e estudos. Sendo assim, a gestão de conhecimento é o processo de criar, compartilhar, aplicar e gerenciar todo o conhecimento de uma empresa, a fim de potencializar os seus resultados e melhorar constantemente os processos.

É preciso identificar quais conhecimentos estão à disposição da empresa e quais ainda são necessários para o seu desenvolvimento. Além disso, para alcançar os seus propósitos, a gestão de conhecimento precisa cumprir quatro objetivos, que veremos a seguir.

Reunir o conhecimento

É preciso organizar e estruturar as informações por meio de documentos, como relatórios, apresentações, artigos e manuais.

Facilitar o acesso a esse conhecimento

As informações precisam ser acessadas sem dificuldades, e isso depende muito da transparência da empresa.

Melhorar o ambiente organizacional

Incentivar o compartilhamento de conhecimento entre os colaboradores e criar um ambiente de colaboração mútua é uma ótima forma de alcançar esse objetivo.

Valorizar o conhecimento

É indispensável investir, disponibilizar e valorizar o conhecimento da equipe.

Qual a sua importância?

A gestão de conhecimento é muito importante não só para os colaboradores, como também para a empresa. Afinal, quanto mais capacitado for um colaborador, melhores serão os resultados obtidos por ele, o que impacta diretamente o desenvolvimento de um negócio. Ou seja, tudo que for investido na qualificação do profissional terá reflexos positivos no desempenho da empresa.

Para isso, é indispensável que a organização veja os seus colaboradores como capital intelectual. Assim, é possível implementar a gestão do conhecimento da forma mais eficaz possível e usufruir de seus resultados.

Entre as vantagens dessa metodologia, podemos citar a melhoria do ambiente de trabalho, que torna-se favorável a um bom desempenho, sendo um facilitador para:

  • troca de conhecimento e experiências;
  • otimização e exploração do potencial individual dos colaboradores;
  • atração e retenção dos melhores talentos, já que eles buscam empresas que investem na sua capacitação e valorizam o seu potencial;
  • aumento da produtividade e da motivação da equipe;
  • geração de valor para a empresa.

Como aplicá-la em um negócio?

Diversas medidas precisam ser adotadas para que a gestão do conhecimento seja aplicada da forma mais eficaz possível em um negócio. A seguir, listamos as principais. Confira!

Faça um diagnóstico atual

Conhecer a situação atual da empresa é o primeiro passo para identificar os pontos que precisam ser melhorados.

Para isso, é preciso realizar uma pesquisa detalhada sobre as pessoas (quem são, como se conectam e se comunicam), os processos (quais são os principais, quais as divergências entre os procedimentos escritos e executados), os conteúdos (quais contribuições internas e externas), a cultura organizacional (se ela favorece o compartilhamento de conhecimento), a tecnologia (se os programas, plataformas e aplicativos estão atualizados).

Mapeie o conhecimento

Realizar um mapeamento dos conhecimentos da empresa, identificando quais estão disponíveis e quais precisam ser implementados para melhor desempenho do negócio, é outra ação considerável para aplicar a gestão de conhecimento.

Planeje as ações

Com o diagnóstico da empresa e o mapeamento do conhecimento, é possível planejar as ações, ou seja, definir a visão, os objetivos e as estratégias para a implementação da gestão do conhecimento. É possível identificar quais são as medidas necessárias e organizá-las por ordem de prioridade na fase de implantação. Também é necessário definir os responsáveis por cada etapa e quais atividades serão realizadas.

Analise os tipos de conhecimento

Entender os tipos de conhecimento envolvidos nas atividades diárias do negócio também é outra ação relevante para implementar a gestão do conhecimento. Dessa forma, é possível identificar as estratégias mais adequadas para cada setor e direcionar os colaboradores para os treinamentos e cursos mais eficientes para o melhor desempenho de suas funções.

Promova a participação

Promover a participação dos colaboradores é fundamental para melhorar o engajamento da equipe, e criar um ambiente de trabalho mais colaborativo. Isso também pode ser alcançado incentivando a troca de experiência por meio de programas de mentoria, por exemplo.

Realize testes

Testar a eficiência do que foi planejado também é muito importante. É preciso executar um projeto-piloto para explorar e entender as ações que mais bem se aplicam e as que precisam ser melhoradas. Essa etapa é um aprendizado para a empresa e busca avaliar os resultados obtidos, a fim de minimizar os erros e encontrar as melhores estratégias para o negócio.

Acompanhe os resultados

Essa ação é indispensável para analisar se as medidas adotadas foram eficazes para suprir as necessidades da empresa. Assim, é possível aperfeiçoar as estratégias de negócio e potencializar os seus resultados constantemente.

Como visto, a gestão de conhecimento é uma estratégia indispensável para as empresas que buscam se manter competitivas e em destaque no mercado. Trata-se de um conjunto de ações que buscam gerenciar o conhecimento gerado diariamente na organização, com o objetivo de aplicá-lo e aperfeiçoá-lo para alcançar os melhores resultados.

Implementar essa metodologia pode não parecer tão simples, mas a tecnologia ajuda e muito nesse sentido. Há diversas ferramentas capazes de promover a integração dos setores por meio de sistemas que agilizam o dia a dia de trabalho, tornando as informações mais acessíveis e os processos mais eficientes. Para acertar na escolha é preciso entender as reais necessidades do negócio.

Se você gostou do texto, então confira agora mesmo nosso artigo Saiba tudo sobre Gestão do Conhecimento com esse guia completo, facilitando ainda mais sua gestão!

Nos dias de hoje, com as constantes mudanças no mundo corporativo, as organizações se encontram em um ambiente em que se faz necessário ser resiliente a mudanças e por consequência, é necessário também tirar vantagem dessas mudanças.

Foi-se o tempo em que apenas máquinas e atividades operacionais rotineiras geravam lucratividade para a empresa, hoje em dia as empresas estão voltando sua atenção para seu capital intelectual, que abrange competências comportamentais e técnicas, habilidades criativas e motivações, que são grandes geradoras de resultados e fator fundamental para uma empresa se manter competitiva.

Dar maior atenção as pessoas está se tornando uma tendência, porque são elas que detém os conhecimento mais valiosos para se alcançar resultados esperados ou também para estabelecer as melhores metodologias de processos.

Uma maneira de se otimizar esse processo de aprendizado e melhoria continua do capital intelectual nas organizações é implantando a gestão do conhecimento, que nada mais é do que uma metodologia que facilita o controle e acesso as informações do ambiente organizacional, que podem ser colocadas em um banco de dados que estará sempre trabalhando para selecionar as informações relevantes para as estratégias da organização.

O termo “gestão do conhecimento” provém “knowledge management”. A empresa que aplica essa gestão, entende que toda experiência e informação gerada pelo ser humano serve como conhecimento, nas ocasiões em que estas são trabalhadas corretamente, gerando bons resultados que visam favorecer a organização por meio de suas próprias experiências, que podem ser colhidas tanto no ambiente interno quanto no ambiente externo. A gestão do conhecimento deve passar a fazer parte da cultura organizacional e sempre tendo algum objetivo em foco, para que as informações apresentadas sejam relevantes e leve o capital humano a uma evolução contínua de seu intelecto.

Em suma, podemos afirmar que a gestão do conhecimento bem praticada, produz estímulos para seus colaboradores estarem mais motivados no dia-a-dia, pois de fato, nos dias de hoje, um emprego que pode proporcionar grande crescimento intelectual desperta maior interesse nos candidatos, do que empregos em empresas que não sabem o valor desse conceito.

Seu email foi cadastrado com sucesso!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

Endereço de email inválido!

Redes Sociais

  • Qual a importância da gestão do conhecimento
  • Qual a importância da gestão do conhecimento
  • Qual a importância da gestão do conhecimento
  • Qual a importância da gestão do conhecimento
  • Qual a importância da gestão do conhecimento

Qual a importância da gestão do conhecimento
Qual a importância da gestão do conhecimento
Qual a importância da gestão do conhecimento
Qual a importância da gestão do conhecimento