Porque tudo que eu faço da errado

Às vezes, chega um momento em que você acaba se perguntando: “O que há de errado comigo? Tudo dá errado pra mim!” É verdade que todos passamos por fases complicadas, por períodos em que parece que vivemos tropeçando, vários erros acontecem, decepções amargas e sonhos que voam para longe de um dia para o outro. Porém, ninguém pode negar que esses momentos nos afundam, ferem e desmotivam.

Agora… o que geralmente está por trás dessas experiências? De repente, perceber que todas as áreas da nossa existência estão em crise (trabalho, amor, projetos pessoais, etc.) nos faz pensar se há algum gatilho que orquestrou esse azar. A culpa é da nossa própria atitude? É o contexto atual?

Quando passamos por esses tipos de espirais em que não vemos a luz em lugar nenhum, é melhor parar. Além do mais, não estamos apenas falando sobre desacelerar e tirar alguns dias de folga. Também devemos parar com o ruído mental, os pensamentos que não param de girar e alimentam ainda mais as preocupações. Dar uma pausa ao corpo e à mente nos permite analisar o que aconteceu e recomeçar.

Porque tudo que eu faço da errado

Tudo dá errado para mim: o que está acontecendo?

Ciclos de negatividade existem e são comuns. Referimo-nos àqueles estágios em que o fracasso está vinculado ao infortúnio. Uma decepção com uma mentira. Estes são dias em que um erro é seguido pela decepção e pela aceitação relutante de que algo que pensávamos que iria acontecer não vai mais acontecer. O mais comum, porém, é que esses ciclos sejam breves e, em pouco tempo, a nossa atitude e circunstâncias externas melhorem.

Agora, o mais perigoso desses estágios é ficar preso neles. Geralmente isso acontece quando alimentamos a situação com pensamentos do tipo “Por que tudo acontece comigo? Por que o mundo está me tratando tão mal? Há algo de errado comigo que faz as coisas darem tão errado para mim?”

Quase sem perceber, entramos em um estado de desamparo no qual supomos que nada do que fizermos mudará a nossa situação adversa.

Quais podem ser as causas?

Existe má sorte? Nós não sabemos. Não há evidências científicas disso e, portanto, devemos buscar causas objetivas e concretas. Se esclarecermos os gatilhos que podem estar por trás de cada evento negativo, obteremos um maior senso de controle, e isso é sempre bom.

Então, vamos conhecer as possíveis explicações:

  • O fenômeno da filtragem. Nesse primeiro caso, estaríamos diante de uma distorção cognitiva. Trata-se de uma abordagem mental que nos faz aplicar um viés muito específico: o da negatividade. A pessoa olha apenas para o que está acontecendo de errado, só presta atenção nos erros, só percebe o adverso e não consegue ver mais nada além disso. Esses óculos obscuros nunca veem ou percebem o que está indo bem, o que acontece de forma positiva.
  • Pessimismo aprendido. Existem pessoas que caminham pela vida pensando que tudo está indo contra elas. Pesa sobre eles um pessimismo crônico que, muitas vezes, tem sua origem na educação, em pais que lhes transmitiram que o mundo é um lugar ruim, que não se pode confiar nas pessoas, que coisas boas nunca acontecem…
  • Baixa autoestima. Esta dimensão não é um estado que se atinge de um dia para o outro e permanece por toda a vida. A autoestima pode enfraquecer, variar com o tempo e com as experiências. Portanto, se em algum momento nos pegarmos nos perguntando por que tudo está dando errado, talvez seja a hora de nos perguntarmos como está o nosso autoconceito, amor próprio, autoestima…
  • Depressão encoberta. Os transtornos do humor, como ansiedade ou depressão, agem como um véu que obscurece tudo. Assim, a ideia de que tudo dá errado para nós, de que por mais que tentemos, nada sairá como o esperado, pode ser, às vezes, a manifestação de uma depressão. Um estudo realizado na Universidade de Massachusetts pela Dra. Paula Pietro indica que esses tipos de pensamentos são uma constante na mente depressiva.
  • Tempos difíceis, resultados variáveis. Não podemos descartar um fator óbvio: o contexto que nos rodeia. Em tempos difíceis, muitas coisas podem começar a falhar, é verdade. No entanto, é preciso entender que são situações passageiras: o azar não dura para sempre.

O que posso fazer se estiver em um momento em que tudo dá errado para mim?

Em um momento em que tudo dá errado para mim, a última coisa que tenho que fazer é continuar como se nada tivesse acontecido, tentando alcançar objetivos ou aspectos que já são causas perdidas. Idealmente, considere os seguintes pontos para refletir sobre o assunto:

  • O que está fazendo as coisas darem errado? São aspectos que dependem de mim? Ou o fato de que algumas coisas aconteceram está além do meu controle? A primeira coisa que farei é reservar um tempo, farei uma pausa para refletir sobre o que aconteceu e esclarecer o que motivou essa concatenação de eventos negativos.
  • Devo aceitar que existem aspectos que estão realmente além do meu controle, que não dependem de mim. Há momentos difíceis, em que certas coisas não nos fazem bem. Eu as assumo e, dentro dessa complexidade atual, procuro tomar novas decisões.
  • Também é necessário que eu me atente para a qualidade dos meus pensamentos. Estou aplicando um filtro negativo à minha realidade? Eu me concentro excessivamente apenas no que está dando errado?
  • Indago as minhas emoções. O que estou sentindo? Há quanto tempo sinto essa frustração ou apatia? Talvez o fato de tudo dar errado esteja enraizado no meu estado de espírito. Posso precisar de ajuda, e esta é a área real na qual devo focar a minha atenção.

Finalmente, quando passamos por aqueles momentos em que muitos aspectos da nossa vida tomam rumos um tanto adversos, é sempre apropriado, como já dissemos, dar a nós mesmos algum tempo. Em seguida, pode ser a hora de fazer mudanças, independentemente do quão pequenas elas sejam. Às vezes, qualquer mudança atua como um gatilho poderoso, algo esperançoso. Vamos pensar sobre isso.

Pode interessar a você...

Selecione entre as 0 categorias das quais você gostaria de receber artigos.

8 Verdades Para Serem Lembradas Quando Tudo Parecer Dar Errado
Por Marc Chernoff

Hoje eu estou sentada na minha cama de hospital à espera de ter os meus seios removidos. Mas, de uma forma estranha, sinto que sou sortuda. Até agora não tive problemas de saúde. Sou uma mulher de 69 anos de idade no último quarto no fim de um corredor antes da ala pediátrica do hospital. Nas últimas horas eu tenho visto dezenas de pacientes com câncer sendo levados por cadeiras de rodas. Nenhum desses pacientes tem mais que 17 anos.

Acima está o texto do diário de minha avó, escrito em 16 de Setembro de 1977. Eu tirei uma cópia dele e pendurei no meu quadro de avisos 10 anos atrás. Ele está lá até hoje e continua a me lembrar de que há sempre, sempre, sempre algo para agradecer. E que não importa quão boa ou ruim minha vida esteja, eu tenho que acordar a cada dia grato por estar vivo, porque alguém em algum outro lugar está lutando desesperadamente para viver.

Verdades sejam ditas, a felicidade não é a ausência de problemas, mas a nossa capacidade de lidar com eles. Sempre olhe para o que você tem, em vez de olhar para o que você perdeu. Porque não é o que o mundo tira de você o que realmente importa, é o que você faz com o que lhe resta.

Aqui estão alguns lembretes para ajudar a motivá-lo quando você mais precisar:

1. A dor faz parte do crescimento

Às vezes a vida fecha algumas portas, mas somente porque é hora de seguir em frente. E isso é uma coisa boa, porque, muitas vezes, não seguimos em frente a menos que as circunstâncias nos obriguem. Em momentos de dificuldade, lembre-se que nenhuma dor vem sem um propósito. Só porque você está lutando, enfrentando algo, não significa que você está falhando na vida. Todo grande sucesso requer algum tipo de luta digna para se conquistar.

Boas coisas levam tempo. Seja paciente e mantenha o pensamento positivo. Tudo vai ficar bem, talvez não imediatamente, mas eventualmente.

2. Tudo na vida é temporário

Toda vez que chove, uma hora para de chover. Toda vez que você se machucar, você vai sarar. Depois da escuridão há sempre luz – você sabe disso todas as manhãs, mas ainda assim, muitas vezes, você se esquece e decide acreditar que a noite vai durar para sempre. Não vai. Nada dura para sempre.

Então se as coisas estão bem agora, aproveite. Não vai durar para sempre. Se as coisas estão ruins, não se preocupe porque não vai durar para sempre também. Só porque a vida não é fácil, neste momento, não significa que você não pode rir. Só porque alguma coisa está incomodando você, não significa que você não pode sorrir. Cada momento é  um novo começo e um novo final. Você tem uma segunda chance a cada segundo. Faça este segundo ser melhor que o último.

3. Ficar se preocupando e reclamando não muda nada

Aqueles que se queixam demais conseguem o mínimo. É sempre melhor tentar fazer algo grande e falhar do que não tentar fazer nada e buscar o sucesso. Se você acredita em algo, continue tentando. Não deixe que as sombras do passado escureçam a porta do seu futuro. Ficar hoje reclamando sobre ontem não vai fazer o amanhã melhor. Tome uma atitude. Use o que você aprendeu pra melhorar a forma como você vive. Faça uma mudança e nunca olhe para trás.

E, independentemente do que aconteça no longo prazo, lembre-se que a verdadeira felicidade começa a chegar somente quando você parar de reclamar sobre os seus problemas e começar a ser grato por todos os problemas que você não tem.

4. Suas cicatrizes são os símbolos da sua força

Nunca tenha vergonha das cicatrizes que vida lhe deixou. Uma cicatriz significa que a dor já passou e que a ferida está fechada. Isso significa que você venceu a dor, aprendeu uma lição, ficou mais forte e seguiu em frente. A cicatriz é a tatuagem de um triunfo para se orgulhar. Não permita que suas cicatrizes o mantenham como refém. Não permita que as cicatrizes façam você viver sua vida com medo. Você não pode fazer as cicatrizes da sua vida desaparecer, mas você pode mudar a maneira de enxergá-las. Você pode começar a ver as suas cicatrizes como um sinal de força e não de dor.

5. Cada pequena luta é um passo à frente

Na vida, a paciência não é sobre esperar, mas sim a capacidade de manter uma atitude positiva enquanto se trabalha duro para conseguir seus sonhos. Se você estiver tentando, vá até o fim. Caso contrário, não se ganha nada com simplesmente começar. Isso pode significar a perda de estabilidade e conforto por um tempo. Isso pode significar sair da sua zona de conforto. Isso pode significar a crítica de quem você conhece. Isso pode significar muito tempo sozinho. Porém, é a motivação que faz grandes coisas possíveis. Tudo é uma prova de sua determinação, de quanto você realmente quer.

E se você quiser, você vai fazer, apesar das probabilidades de fracasso. E a cada passo vai se sentir melhor do que qualquer outra coisa que você já fez ou imaginou. Você vai perceber que a luta não é o que encontramos no caminho, mas sim o próprio caminho. E é penoso. Então, se você vai tentar, vá até o fim. Não há melhor sensação no mundo… Não há sensação melhor do que saber o que significa estar vivo.

6. A negatividade das outras pessoas não é problema seu

Mantenha-se positivo quando a negatividade o rodear. Sorria quando outros tentarem derrubá-lo. É uma maneira fácil de manter o seu entusiasmo e seu foco. Quando outras pessoas te tratam mal, continue sendo você . Nunca deixe a amargura de alguém mudar a pessoa que você é. Você não pode levar as coisas para o lado pessoal, mesmo que pareça pessoal. Raramente as pessoas fazem algo por causa de você. Eles fazem por causa deles mesmos.

Acima de tudo, nunca mude apenas para impressionar alguém que diz que você não é bom o suficiente. Mude porque faz de você uma pessoa melhor e leva você para um futuro melhor. As pessoas vão falar, independentemente do que você faz ou quão bem você faz. Então, preocupe-se consigo mesmo antes de se preocupar com o que os outros pensam de você. Se você acredita em algo, não tenha medo de lutar por este algo.

Então faça o que te faz feliz e esteja com quem te faz sorrir, muitas vezes.

7. O que está destinado a ser, eventualmente será

A verdadeira força vem quando você tem motivos para chorar e reclamar, mas você prefere, ao invés disso, sorrir e apreciar a sua vida. Há bênçãos escondidas em todas as lutas que você enfrenta, mas você tem que estar disposto a abrir seu coração e mente para vê-los. Você não pode forçar que as coisas aconteçam. Do contrário você enlouquecerá. Você tem que deixar a vida seguir e deixar o que está destinado a ser, simplesmente ser.

Você tem que parar de se preocupar, pensar o tempo todo e duvidar de cada passo ao longo do caminho. Tem que rir da confusão, viver consciente do momento e desfrutar de sua vida como ela se desenrolar. Você pode não terminar exatamente onde você queria estar, mas você estará onde exatamente precisa estar.

8 . A melhor coisa que você pode fazer é seguir em frente

Não tenha medo de se levantar quando cair. Não tenha medo de amar novamente. Não deixe os machucados no seu coração endurecê-lo. Encontre a força para rir todos os dias. Encontre a coragem de se sentir diferente, se sentir melhor. Encontre a motivação para fazer os outros sorrirem também. Lembre-se que você não precisa de muitas pessoas em sua vida, apenas alguns que valham a pena, por isso não rebaixe-se para ter mais amigos.

Seja forte quando as coisas ficarem difíceis. Lembre-se de que o universo está sempre fazendo o que é certo. Reconheça quando você está errado e aprenda realmente com o erro. Sempre olhe para trás e veja o quanto você cresceu, e tenha orgulho de si mesmo. Não mude para qualquer um, a menos que você realmente queira. Doe-se mais. Escreva histórias. Tire fotos. Lembre-se dos pequenos momentos e a forma como seus entes queridos olham para você.

Basta ser você mesmo. Continue crescendo. Continue seguindo em frente.

Você conhece o CVV?

O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias.

Porque tudo que eu faço da errado