O que significa ser separado por deus

Texto Bíblico: I Pedro 1.13-19

INTRODUÇÃO
O retorno eminente de Cristo deve nos motivar a viver para Ele. Isso significa estar mentalmente alerta, disciplinado (exercendo o autocontrole), e determinado (olhando fixamente para o alvo).

Você está pronto para encontrar-se com Cristo?
Siga o padrão de Deus:
O Deus de Israel e da Igreja cristã é Santo; Ele estabelece o padrão da moralidade. Diferentemente dos deuses romanos, Ele não é belicoso, adúltero ou malicioso. Diferentemente dos deuses das seitas pagãs populares do primeiro século, Ele não é sanguinário ou promíscuo. Ele é um Deus de misericórdia e justiça, que se importa pessoalmente com cada um de seus seguidores. Nosso Deus Santo espera que O imitemos, seguindo seus altos padrões morais e sendo tanto misericordiosos quanto justos.

Você tem sido totalmente dedicado a Deus?
Depois de confiarem suas vidas a Deus, algumas pessoas ainda sentem uma queda por hábitos antigos pertencentes ao velho homem (Ef. 4.22-23). Pedro diz que temos que ser como nosso Pai Celestial; Santos em tudo que fizermos. Santidade significa ser totalmente dedicado a Deus, separado para Seu uso especial e afastado do pecado e de sua influência. Devemos como Cristãos ser SEPARADOS e diferentes, não podemos nos misturar com a multidão. Onde Deus nos direcionar, devemos fazer diferença como LUZ, como SAL, como servos de Deus separados para fazer a vontade do Pai.

Conte com o Espírito Santo para se tornar santo!
As qualidades de Deus em nossa vida nos tornam diferentes. Nossa prioridade deve ser cumprir as prioridades de Deus. Tudo isso anda na contramão dos nossos antigos hábitos (I Pe 1.14). Não podemos nos tornar santos (separados) por nós mesmos, mas Deus nos dá o seu Espírito Santo para nos ajudar a obedecê-Lo e para nos dar poder para vencer o pecado. Não use a desculpa de que você não pode evitar cair em pecado. Conte com o poder de Deus para livrá-lo do domínio do pecado. (I Ts 4.3-7)

CONCLUSÃO
Vivemos em um mundo onde tudo é voltado para o pecado e para que toda a sociedade ande fora dos padrões de Deus, por isso quem é santo se santifique ainda mais, santidade é uma conquista diária, todos os dias precisamos nos tornar santos, todos os dias nós precisamos lembrar que somos separados para Deus e por Deus! (II Co 7.1)

Viva no padrão de DEUS e seja santo!

Autor: Pr. Eduardo Machado – 3ª CEO / Itaguaí – RJ
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel

Estudo de Célula de Abril de 2017

por Brenda Farias 

Aluna do Segundo ano do Rhema e integrante do ‘Chega+’, departamento de Jovens do Verbo em Cachamorra–RJ. 

Normalmente ligamos santidade à área sexual, contudo, esta não é apenas uma questão sexual, mas sim, divina. 

Essa palavra hebraica, geralmente traduzida por Santo, é a palavra KADOSH, que corresponde à palavra grega AGIOS, no original significa simplesmente: separado. 

É isso que Paulo diz: 

ROMANOS 1.1 – Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus. 

Santidade é ser separado para Deus, se abster de coisas que lhe são licitas para desfrutar com plenitude a boa, perfeita e agradável vontade de Deus; sabe, às vezes vai ser um programa que você gosta de assistir, ou um jogo que você gosta de jogar, coisas licitas, que podem estar pesando a sua caminhada.  

Em uma viagem para escalar montanhas ou fazer trilhas, você leva uma mochila. Nela você só poderá carregar o necessário para que sua caminhada, ou a sua subida, não se torne pesada; Deus é o mais interessado que sua caminhada, sua corrida seja leve. 

Há um tempo, eu estava fascinada por novelas coreanas, cada episódio tinha em média uma hora, eu perdia noites assistindo e, no dia seguinte na faculdade meu rendimento era péssimo. Certo dia, indo para faculdade e conversando com Deus, vi que o tempo estava fechado, estava bem feio, não estava chovendo, e um passarinho voou quase que na minha direção, e Ele me disse: “você sabe por que os pássaros não voam quando chove?”. 

Eu disse que não e Ele me explicou: “quando chove as asas ficam pesadas, e para voar fica difícil”. 

Querido, eu parei para refletir. A chuva são gotículas de água, as gotas da água fazem com que as asas dos pássaros fiquem pesadas e eles não conseguem voar. Coisas pequenas podem deixar o seu voo muito mais pesado. Carregue aquilo que é essencial, tenha equilíbrio, santidade é a vontade de Deus para os seus filhos.  

Em 1 Pedro 1.15-16 diz:

“Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo”. 

 Vale a pena por tamanho sacrifício de cruz. 

Pergunta

Resposta

Separação bíblica é o reconhecimento de que Deus tem chamado os Cristãos para não pertencererem ao mundo e para manterem pureza pessoal e coletiva no meio de uma cultura tão cheia de pecado. Separação bíblica é geralmente considerada em duas divisões: pessoal e eclesiástica. Separação pessoal envolve um compromisso individual a um padrão de comportamento que agrada a Deus. Daniel praticou separatismo pessoal quando “Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia” (Daniel 1:8). O dele foi um separatismo bíblico porque seu padrão era baseado na revelação de Deus na Lei Mosaica. Um exemplo moderno de separação pessoal poderia ser a decisão de rejeitar convites a festas onde álcool vai ser servido. Tal decisão pode ser feita para evitar tentação (Romanos 13:14), para evitar toda “forma de mal” (1 Tessalonicenses 5:22), ou simplestamente para ser consistente com uma convicção pessoal (Romanos 14:5). A Bíblia ensina claramente que o filho de Deus deve se separar do mundo. “Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas? Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo? Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras; e eu vos receberei” (2 Coríntios 6:14-17; veja também 1 Pedro 1:14-16). Separação eclesiástica envolve as decisões de uma igreja em relação aos seus laços com outras organizações, baseado em sua teologia e prática. Separatismo é implicado até mesmo na palavra “igreja”. A palavra grega ekklesia significa “uma assembléia chamada para fora”. Na carta de Jesus à igreja de Pérgamo, Ele advertiu a eles contra tolerância daqueles que ensinam a doutrina falsa (Apocalipse 2:14-15). A igreja era para ser separada, quebrando qualquer laço com heresia. Um exemplo moderno de separação eclesiástica poderia ser a posição de certa denominação contra alianças ecumênicas para evitar se unir com os apóstatas. Separação bíblica não exige que os Cristãos não tenham nenhum tipo de contato com os incrédulos. Como Jesus, devemos nos aproximar dos pecadores sem participar de seu pecado (Lucas 7:34). Paulo expressa sua posição equilibrada sobre separatismo: “Já em carta vos escrevi que não vos associásseis com os impuros” mas não completamente.... “pois, neste caso, teríeis de sair do mundo” (1 Coríntios 5:9-10). Em outras palavras, estamos nesse mundo, mas não pertencemos a ele. O livro de John Bunyam chamado de “O peregrino” providencia um exemplo maravilhoso dessa separação bíblica: Cristão e Fiel viajam pela Cidade da Vaidade, onde uma Feira da Vaidade acontecia, porque “o caminho para a Cidade Celestial fica logo após dessa Cidade....aquele que vai para a Cidade Celestial, e mesmo assim não passa pela Cidade da Vaidade precisa sair do mundo.” Na Feira, os homens de Vaidade ficam maravilhados com a fala, as roupas e os valores do peregrino. O fato de que eles eram “estrangeiros e peregrinos” (Hebreus 11:13) lhes separavam do povo carnal.

English
Voltar à página principal em português

O que é separação Bíblica?

Última postagem

Tag