Como resolver expoente iquais na raiz quadrada

A propriedade 5 diz-nos que uma raiz n-ésima elevada a um determinado expoente m é igual à raiz n-ésima do radicando elevado ao expoente. Quando nos depararmos com uma raiz de outra raiz, basta conservar o radicando e multiplicar os índices das raízes.

Como calcular hipotenusa com raiz quadrada?

Em nosso exemplo, c2 = 25. A raiz quadrada de 25 é 5 (5 × 5 = 25, de modo que √25 = 5). Isso significa que c = 5, o comprimento de nossa hipotenusa!

Como resolver a raiz quadrada?

Determinar a raiz quadrada consiste em calcular o número que, elevado ao quadrado, gera o valor desejado. Por exemplo, a raiz quadrada do número 25 corresponde ao número 5, pois 5² é igual a 25. Em algumas situações, descobrir esse número por tentativa pode ser muito cansativo e bastante complicado.

Para que serve a raiz quadrada de um número?

Operação matemática relacionada à multiplicação Na área da matemática, a raiz quadrada auxilia na resolução de vários problemas, entre eles as equações de segundo grau e o Teorema de Pitágoras. Representação raiz quadrada. Note que o índice da raiz quadrada é dois, mas não aparece na expressão pois é uma exceção.

Qual é o objetivo da raiz quadrada?

(EF08MA02) Resolver e elaborar problemas usando a relação entre potenciação e radiciação, para representar uma raiz como potência de expoente fracionário. Expressar o valor da raiz quadrada de um número por aproximação através do cálculo mental.

Para que serve a raiz?

A função da raiz é retirar a água e os nutrientes que a planta precisa do solo. A água e os nutrientes formam a seiva bruta, que é levada até as folhas por meio de vasinhos que ficam dentro do caule chamados de xilemas. Caule: O caule é o tronco das árvores.

Onde usamos a raiz quadrada no dia a dia?

Em acidentes de trânsito é comum ver no asfalto as marcas dos pneus. Suponha que um motorista que estava em alta velocidade se assustou ao ver um pedestre que atravessava a rua e automaticamente pisou fundo no freio, o que deixou marcas no chão.

Onde usamos a potência no dia a dia?

As potências possuem inúmeras aplicações no cotidiano, os cálculos envolvendo juros compostos são desenvolvidos baseados na potenciação das taxas de juros, a função exponencial também é um exemplo onde utilizamos potências, a notação científica utiliza potências no intuito de representar números muito grandes ou ...

Onde encontramos a matemática no dia a dia?

utilizamos a matemática, em diversas situações. Tanto na arquitetura, em restaurantes, empresas, lojas, hotéis, casas. a matemática, tem utilidade, tanto na área da geometria, que é utilizada na arquitetura, quanto na área dos cálculos e propriedades matemáticas, que são utilizadas em coisas simples do cotidiano.

Qual a origem do símbolo da raiz quadrada?

O conceito foi criado por matemáticos árabes. Eles imaginavam um número, por exemplo 25, e diziam que ele havia crescido de uma "raiz quadrada" com área igual a 25. Era preciso, então, "extrair a raiz" e perceber que cada lado do quadrado media 5. A ideia foi adotada por matemáticos europeus no fim da Idade Média.

Qual é o significado da raiz quadrada?

A definição nos diz que a raiz quadrada de um número real a é o número b se, e somente se, o número b elevado ao quadrado for igual ao número a, ou seja, temos que imaginar um número que, ao quadrado, resulte no número dentro do radical. Os números que possuem raiz quadrada são denominados quadrados perfeitos.

Qual é o valor da raiz Cubica de 27?

então 27 = 3^3, a raiz cúbica do 27 é 3, pois 3^3=27.

A propriedade 5 diz-nos que uma raiz n-ésima elevada a um determinado expoente m é igual à raiz n-ésima do radicando elevado ao expoente. Quando nos depararmos com uma raiz de outra raiz, basta conservar o radicando e multiplicar os índices das raízes. Para fazer a simplificação devemos seguir os seguintes passos:

  1. Fatorar o número em fatores primos.
  2. Escrever o número na forma de potência.
  3. Colocar a potência encontrada no radical e dividir por um mesmo número o índice do radical e o expoente da potência (propriedade da radiciação).
Radiciação é uma operação matemática sendo a inversa da potenciação. Radiciação é a operação matemática inversa à potenciação. Enquanto a potenciação é uma multiplicação na qual todos os fatores são iguais, a radiciação procura descobrir que fatores são esses, dando o resultado dessa multiplicação. Em geral, o radicando é o número sobre o qual somos questionados, e a raiz é o resultado. Nesse exemplo, estamos procurando a raiz quadrada de 4, isto é, queremos saber qual é o número que multiplicado por ele mesmo resulta em quatro. Facilmente podemos concluir que esse número é o 2, pois 22 = 4. Podemos escrever este número em forma de uma raiz quadrada (pois o denominador da fração é 2). ... O numerador da potência corresponde ao expoente do número que está na base. O denominador da potência corresponde ao grau da raiz. No nosso caso é uma raiz de grau 3 (raiz cúbica). A Radiciação (operação com radicais) é a operação inversa da Potenciação. ) -sese e somente se”....: raiz n-ésima de a.
  1. Quando n = 2, diz-se que a raiz é quadrada;
  2. Quando n = 3, diz-se que a raiz é cúbica;
  3. Quando n = 4, 5 …., diz-se que a raiz é quarta, quinta e assim por diante.
Radiciação é o método matemático inverso à potenciação. Enquanto os cálculos com potências são determinados pela multiplicação de elementos iguais sucessivas vezes, a radiciação procura quais são esses elementos. Em 11², por exemplo, temos: 11² = 11.. Neste caso, dizemos que a raiz quadrada de 121 é igual a 11. Por exemplo, se temos a potência 210, devemos multiplicar o 2 por 10 vezes da seguinte forma:
  1. 210 = 2 · 2 · 2 · 2 · 2 · 2 · 2 · 2 · .
  2. Dada uma potência x – y, com x e y reais, o seu resultado é igual ao inverso de x elevado a y.
  3. 1° Exemplo: 3 – 2
  4. 2° Exemplo: 10 – 1
  5. 3° Exemplo: (3/4) – 3

Onde usamos a radiciação no nosso Dia-a-dia?

Exemplo do uso da radiação no Dia a Dia : Em acidentes de trânsito é comum ver no asfalto as marcas dos pneus. Suponha que um motorista que estava em alta velocidade se assustou ao ver um pedestre que atravessava a rua e automaticamente pisou fundo no freio, o que deixou marcas no chão.

Como é feito o cálculo da raiz quadrada?

Determinar a raiz quadrada consiste em calcular o número que, elevado ao quadrado, gera o valor desejado. Por exemplo, a raiz quadrada do número 25 corresponde ao número 5, pois 5² é igual a 25.

Como tirar o cubo da raiz?

Para se calcular a raiz cúbica de um número por fatoração, vamos fazer os seguintes passos:
  1. Primeiro, devemos fatorar o número em questão. ...
  2. Em seguida, colocamos o número fatorado dentro da raiz cúbica;
  3. Por fim, elevamos o número fatorado pelas vezes que ele se repete e obtemos o resultado final.

Como se lê √ 36?

A raiz quadrada de 36 é 6. Esta questão está relacionada com raiz quadrada.

Quais as características da radiciação?

A Radiciação é uma operação matemática que usamos para descobrir a raiz de um número, seja a raiz quadrada ou cúbica. Ela é inversa à potenciação, isso significa que buscamos descobrir qual é o número que foi multiplicado por ele mesmo e quantas vezes, até que resultasse no número que nos foi dado.

Como eliminar os expoentes?

Como eliminar expoentes em cálculos
  1. Step 1. Isole o termo com o expoente. ...
  2. Step 2. Encontre o log natural de ambos os lados da equação. ...
  3. Step 3. Use o princípio de logaritmos que diz log_b (a ^ c) = c * log_b (a) para remover a variável do expoente. ...
  4. Step 4. Simplifique a equação. ...
  5. Step 5. ...
  6. Step 6.

Você já ouviu falar em números quadrados perfeitos? Os quadrados perfeitos são o resultado da multiplicação de qualquer número por ele mesmo. Por exemplo, o 9 é um quadrado perfeito, pois ele é o resultado de 3 x 3 ou, melhor ainda, porque ele é o resultado da potência 32 (lê-se três elevado a dois ou três ao quadrado).

Nós temos uma forma mais usual de representar um número que é tido como quadrado perfeito. Para representá-lo, nós utilizamos a raiz quadrada. Por exemplo, se procuramos a “raiz quadrada de 4”, pretendemos descobrir qual é o número que, ao quadrado (o número multiplicado por si mesmo), resulta em 4. Facilmente podemos dizer que o número que procuramos é o 2, pois 22 = 4. Por essa razão, dizemos que a radiciação é a operação inversa à potenciação. Vejamos como representar uma raiz quadrada:


Os elementos que compõem a radiciação são o radical, o índice, o radicando e a raiz

O radical (símbolo em vermelho) indica que se trata de uma radiciação, e o índice caracteriza a operação, isto é, o tipo de raiz que estamos trabalhando. Em geral, o radicando é o número sobre o qual somos questionados, e a raiz é o resultado.

Nesse exemplo, estamos procurando a raiz quadrada de 4, isto é, queremos saber qual é o número que multiplicado por ele mesmo resulta em quatro. Facilmente podemos concluir que esse número é o 2, pois 22 = 4.

Mas e se por acaso quisermos saber qual é o número que multiplicado por si mesmo 3 vezes resulta em 8? Precisamos então procurar o número que, ao cubo, resulta em 8, isto é:

? 3 = 8

? x ? x ? = 8

Esse exemplo já exige um pouco mais de raciocínio. Mas podemos afirmar que o número que ocupa o lugar dos quadradinhos é o 2, pois 23 = 2 x 2 x 2 = 8. Veja que acabamos de trabalhar com uma raiz cúbica, pois o índice da raiz é três. Sua representação é:

3√8 = 2, pois 23 = 2 x 2 x 2 = 8

Mas haveria uma forma mais fácil de realizar a radiciação? Sim, há! Através da fatoração, conseguimos encontrar qualquer raiz exata, independentemente do índice. Vejamos alguns exemplos:

1. √64

Precisamos encontrar a raiz quadrada de 64. Atenção: sempre que não aparece um número no índice, trata-se de uma raiz quadrada, cujo índice é 2. Vamos fatorar o radicando 64, isto é, vamos dividi-lo sucessivas vezes pelo menor número primo possível até que cheguemos ao quociente 1:

64 | 2
32 | 2
16 | 2
 
8 | 2
 4 | 2
 
2 | 2
1| 

Do lado direito, apareceram seis números 2. Ao multiplicá-lo (2x2x2x2x2x2), encontramos o número 64. Então, em vez de escrevermos o 64, podemos colocar essa multiplicação dentro da raiz:

√64

√2x2x2x2x2x2

Como estamos trabalhando como uma raiz quadrada, nós agruparemos os números dentro da raiz de dois em dois, elevando-os ao quadrado:

√22x22x22

Feito isso, aqueles números que possuem o expoente dois podem sair da raiz. Eles saem sem o seu expoente, mas continuam com o símbolo da multiplicação, portanto:

√64 – 2x2x2 – 8

Portanto, a raiz quadrada de 64 é 8.

2. 3√729

Agora estamos trabalhando com uma raiz cúbica, ou uma raiz de índice três. Devemos procurar um número que, multiplicado por si mesmo três vezes, chega ao valor do radicando. Vamos novamente fatorar nosso radicando, dividindo-o sempre pelo menor número primo possível:

729 | 3
243 | 3
 
81 | 3
 
27 | 3
   
9 | 3
   
3 | 3
 1 | 

Como estamos lidando com uma raiz de índice 3, nós vamos agrupar os números iguais que apareceram à direita em trios, com expoente 3. Novamente aqueles números que possuem expoente que coincide com o índice do radicando poderão sair da raiz. Vejamos:

3√729

3√3x3x3x3x3x3

3√33x33

3√729 = 3x3 = 9

Portanto, a raiz cúbica de 729 é 9.

3) 4√3125

Nesse exemplo, temos uma raiz quarta. Logo, ao fatorarmos o radicando, deveremos agrupar os números da direita de quatro em quatro. Vejamos:

3125 | 5
  625 | 5
  125 | 5
    25 | 5
      5 | 5
   ?
1 |

À direita, apareceram cinco números cinco. Logo, podemos observar que, ao juntarmos grupos de 4, alguém ficará sozinho. Ainda assim, realizaremos esse processo:

4√3125

4√5x5x5x5x5

4√54x5

4√3125 = 54√5

Infelizmente, não conseguimos concluir essa radiciação, dizemos então que ela não é exata.

A fatoração do radicando é um procedimento que nos permite efetuar a radiciação independentemente do índice do radical e até mesmo se a radiciação não possuir raiz exata, como ocorreu no último exemplo. 

Aproveite para conferir nossas videoaulas relacionadas ao assunto:

Última postagem

Tag