Como essa produção é escoada para os mercados externos

a produção é escoada

  • Translate as you type
  • World-leading quality
  • Drag and drop documents

Translate now

A mineração de ouro e pedras preciosas no Brasil desenvolveu-se com grande intensidade no século XVIII, levando Portugal à condição de maior produtor mundial de ouro. Obtivemos como resultado, além de diversos impactos ambientais, a interiorização da colonização do país (criação de muitas cidades). A mineração de metais ganhou destaque no século XX, embora existam registros de extração de minério de ferro já durante a Colônia.

O Brasil dispõe de uma grande variedade e quantidade de minerais, mas o aproveitamento desses recursos é prejudicado pela falta de conhecimento das nossas reservas e de capital para a sua exploração. A falta de capital tem levado a uma enorme participação do capital estrangeiro no setor de mineração, bem como em grande parte dos países subdesenvolvidos. Nenhum tipo de exploração pode ser feito sem a aprovação do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).

Principais Áreas Produtoras de Minérios no Brasil

Como essa produção é escoada para os mercados externos

Quadrilátero Ferrífero ou Central (MG): as principais jazidas de minério de ferro do estado de MG localizam-se nesta área, cujos vértices encontram-se nas cidades de Belo Horizonte, Santa Bárbara, Mariana e Congonhas. A produção desta área destina-se ao mercado interno e externo; os principais compradores são países da Europa Ocidental e Japão. Há dois eixos de produção e escoamento do minério de ferro do Quadrilátero Ferrífero: um é o do Vale do Rio Paraopeba; o segundo e mais importante é o do Vale do Rio Doce (que inspirou o nome da companhia), de onde o minério é transportado até os portos de Vitória e Tubarão (ES).

A Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) é a maior exportadora de ferro do mundo. Foi privatizada no governo do presidente FHC, em março de 1997. Explora jazidas de ferro em MG e participa de vários outros empreendimentos. Recentemente, a empresa tem sido responsabilizada pelos rompimentos das barragens de Mariana (2015) e Brumadinho (2019). Os rompimentos causaram mortes, deixaram pessoas desabrigadas e, ainda, proporcionaram inúmeros danos ambientais e sociais. A Vale tem sido apontada como negligente em ambos os casos.

Além do ferro, outros minérios encontrados na região são: manganês, estanho, bauxita, urânio, zinco e ouro.

Como essa produção é escoada para os mercados externos

Maciço de Urucum (MS): localizado no Pantanal mato-grossense, possui modesta produção de ferro e manganês em virtude da distância e da falta de meios de transporte para os principais centros consumidores. A produção é escoada por barco pelo rio Paraguai, através do porto de Corumbá.

Serra do Carajás (PA): neste local, no sudeste do Pará, foi descoberta, em 1967, a maior província mineralógica do planeta com abundância de ferro, manganês, bauxita, estanho, ouro, cobre e níquel. O responsável pela descoberta foi um geólogo da empresa United States Steel, transnacional norte-americana do aço.

Em 1970, a CVRD associou-se a uma subsidiária da United States Steel no Brasil para explorar o minério de ferro da Serra do Carajás. Sete anos depois, a empresa norte-americana saiu da sociedade por causa da não rentabilidade do negócio. Para viabilizar a exploração dessa riqueza no interior da Floresta Amazônica, o Estado brasileiro arcou com as despesas de implementação da infraestrutura necessária à extração e ao escoamento do minério, o que causou aumento na dívida externa brasileira. Esta proposta de construção de infraestrutura ficou conhecida como Projeto Carajás.

Vale do Rio Trombetas ou Serra de Oriximiná (PA): neste local foi descoberta, em 1966, pela Alcan, empresa transnacional canadense do ramo de alumínio, uma grande jazida de bauxita. Assim, nas décadas de 70 e 80, seguiu-se a política dos governos militares de ocupar e aproveitar economicamente o espaço amazônico. Foram feitas sociedades entre empresas estatais, principalmente a CVRD, e empresas transnacionais. O Projeto Trombetas abastece diversas empresas do Projeto dos Pólos de Alumínio (muitas delas estrangeiras) que utilizam energia elétrica de Tucuruí, vendida para estas empresas com desconto de 15%.

Serra do Navio (PA): grande produção de manganês, iniciada na década de 1950. As reservas desta região estão quase esgotadas.

Para saber mais, veja também:

  • Recursos Minerais Brasileiros
  • Principais Minérios no Brasil
  • As Terras Raras

O território brasileiro é rico em minérios, sendo um dos maiores exploradores do mundo, junto à Rússia, Estados Unidos, Canadá, China e Austrália. Isso foi possível em razão de investimentos que propiciaram o crescimento dessa atividade nas últimas décadas.

Grande parte das empresas mineradoras não é genuinamente brasileira, tendo em vista que muitas são associadas a outras empresas estrangeiras, oriundas principalmente dos Estados Unidos, Canadá, Japão e Europa. As empresas estrangeiras inseriram tecnologias na extração de minérios e promoveram um significativo aumento na produção.

Para consolidar os projetos de mineração foram necessários imensos investimentos por parte das empresas mineradoras e também pelo governo brasileiro, o qual criou infraestrutura para sustentar tal empreendimento, como construção de hidrelétricas, ferrovias e portos. Tudo isso para facilitar a extração e o fluxo da produção.

As empresas estrangeiras de mineração instalaram-se no Brasil atraídas por incentivos oferecidos pelo governo, como recursos minerais abundantes, incentivos fiscais, financiamentos bancários, descontos em pagamentos de energia e impostos.


Serra dos Carajás

Os esforços empregados pelo governo brasileiro não têm trazido retorno satisfatório para o país, isso porque grande parte da produção é destinada ao mercado externo, comercializada a preços baixos. Incluindo ainda que os lucros obtidos pelas empresas estrangeiras não permanecem no Brasil, pelo contrário, são enviados para os países de origem.

Atualmente, os principais minérios extraídos no Brasil são: ferro, bauxita (alumínio), manganês e nióbio. O Brasil é o segundo maior produtor de ferro do mundo, com cerca de 235 milhões de toneladas. Ele é extraído em jazidas localizadas no Quadrilátero Ferrífero, em Minas Gerais; na Serra dos Carajás, no Pará; e no Maciço do Urucum, no Mato Grosso do Sul. O ferro é o principal componente na fabricação do aço.

Na produção de bauxita, o Brasil é o terceiro em nível mundial, com uma produção de aproximadamente 17,4 milhões de toneladas. Sua extração acontece, exclusivamente, na Serra do Oriximiná, no estado do Pará. Esse minério é usado na fabricação do alumínio, importante matéria-prima na produção de eletrodomésticos, material elétrico, entre muitos outros.

O país é o terceiro produtor mundial de manganês, com uma produção aproximada de 1,3 milhão de toneladas ao ano. Sua extração ocorre, especialmente, em jazidas situadas na Serra dos Carajás, Quadrilátero Ferrífero e Maciço do Urucum. Grande parte da produção tem como destino o mercado externo, sendo absorvida principalmente pelos Estados Unidos, Europa e Japão. O manganês tem seu uso vinculado à fabricação do aço e de diversos produtos químicos.

O território brasileiro também é rico em nióbio, com uma produção anual de 38 mil toneladas, volume que coloca o país em primeiro lugar no mundo na extração desse minério. As reservas de nióbio encontram-se basicamente em Minas Gerais e Goiás. Esse minério é muito importante, sendo usado na fabricação de turbinas de aviões, aparelhos de ressonância magnética e supercomputadores.

Por Eduardo de Freitas Graduado em Geografia

Equipe Brasil Escola

Como essa produção é escoada para os mercados externos

preço explica as exportações para os maiores países siderúrgicos mundiais. b) superaram as do estado de Minas Gerais, principalmente com o aumento das exportações de bauxita para os países asiáticos. c) o Canadá é o maior importador do manganês da Serra dos Carajás. d) o aumento da exploração de ouro no Vale do Trombetas, em Oriximiná, explica o destaque do Pará. e) a exportação do minério de ferro, da Serra dos Carajás, tem a China como principal destino.   (UNESP) Leia o texto e analise os mapas.   As terras-raras formam um grupo de 17 elementos químicos, com propriedades muito semelhantes entre si, em termos de maleabilidade e resistência, que permitem aplicações diversas. Indispensáveis à indústria de alta tecnologia, elas estão no centro de uma disputa global. As maiores reservas em potencial estão situadas no Brasil. A extração e principalmente o refino das terras-raras são, porém, altamente poluentes; por esta razão, cientistas estudam novos meios de exploração e novas aplicações que poluam menos.     De acordo com a leitura do texto e a observação dos mapas, é correto afirmar que as duas maiores concentrações de reservas de terras-raras estão localizadas nas regiões de integração e desenvolvimento do a) Oeste e Araguaia-Tocantins.    b) Sudoeste e Sul.    c) Arco Norte e Madeira-Amazonas.    d) São Francisco e Transnordestino.    e) Sudeste e Transnordestino.   (FGV-SP) Líder no mercado mundial de minério de ferro até a deflagração da crise financeira de 2008, o Brasil perdeu para a Austrália a hegemonia, embora a Vale ainda lidere, isoladamente, o comércio do insumo. A mineradora brasileira trabalha agora com um horizonte de cinco anos para que o País recupere o mercado perdido em meio à crise.   http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,brasil-perde- lideranca-na-producao-de-minerio-,916731,0.htm   De acordo com a notícia acima, a mineradora brasileira Vale é a maior exportadora mundial de minério de ferro. Sobre ela, responda:   a) Onde estão situadas as maiores jazidas da empresa? b) Como essa produção é escoada para os mercados externos?   Resolução:   a) As maiores jazidas da Vale localizam-se na Serra dos Carajás, no estado do Pará e no Quadrilátero Ferrífero, no estado de Minas Gerais.   b) A exportação de minério de ferro da Vale se dá a partir da Estrada de Ferro Carajás até o porto de Itaqui (MA), e da Estrada de Ferro Vitória-Minas até o porto de Tubarão (Vitória-ES).     VESTIBULAR 2012   GEOLOGIA   (FGV-RJ) Sobre a formação geológica do território brasileiro, assinale a alternativa correta:   a) O Brasil na o apresenta dobramentos modernos,mas apresenta vestígios de antigos dobramentos do Pré-Cambriano. b) As províncias Mantiqueira, Borborema e Tocantins resultam de processos orogenéticos ocorridos no Cenozoico. c) AscamadasrochosasdabaciasedimentardoParanáatestamaocorrênciadeextensosderrames vulcânicos durante o Pré-Cambriano. d) As províncias Guiana Meridional, Xingu e São Francisco figuram entre as principais bacias sedimentares brasileiras. e) A Serra do Mar foi formada pelo ciclo orogenético ocorrido no Quaternário.   MINERAÇÃO   (FEI) As localidades de Itabira (em Minas Gerais) e Vale do Paraopeba (da Serra dos Carajás no Pará) são áreas conhecidas no país, devido:   a) às jazidas de petróleo exploradas pela Petrobrás. b) às jazidas de cobre e diamantes explorados pela Acesita. c) à atuação da Vale na exploração de minérios, sobretudo o minério de ferro. d) à criação de gado, pois são regiões pecuaristas por excelência, com predomínio da pecuária intensiva voltada para exportação de carnes e derivados. e) à instalação de hidrelétricas de grande porte do sistema Eletrobrás Furnas.   (UDESC) A extração de minérios pesa na economia de vários países da América do Sul. Assinale a alternativa que apresenta os maiores produtores de ferro da América Latina. a) Bolívia e Argentina.    b) Colômbia e Equador.    c) Brasil e Venezuela.    d) Argentina e Peru.    e) Brasil e Uruguai        VESTIBULAR 2011   GEOLOGIA   (UEPI) Um pesquisador, investigando os principais aspectos do meio natural de uma área semiárida do Nordeste brasileiro defrontou-se com a paisagem fotografada e exposta a seguir.     Qual deverá ser a denominação que o pesquisador utilizará para definir esses elementos paisagísticos?   a) Inselbergues sedimentares. b) Matacões. c) Afloramentos sedimentares. d) Falhas. e) Dobras.   MINERAÇÃO   (UFAC) O carvão mineral é uma rocha sedimentar de origem orgânica, resultante da transformação de antigos vegetais submetidos a certas condições, no decorrer do tempo geológico. No Brasil, o consumo de carvão mineral representa apenas 0,5% do mundial. Sobre o carvão mineral no Brasil, pode-se dizer:   a) O carvão mineral é uma fonte de energia renovável. Quando queimado, emite gases poluentes na atmosfera, causando problemas de várias ordens para o meio ambiente. b) No Brasil, existem grandes jazidas de carvão mineral em Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Piauí, Maranhão, Pará, Amazonas e Acre. Entretanto, apenas Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná fazem exploração. c) O carvão mineral, extraído na Região Sul do Brasil, possui grande percentagem de sulfeto de ferro (FeS2), na forma de cristais de pirita, popularmente conhecido como “ouro dos trouxas”, por sua cor amarela e brilho metálico. Uma vez trazido à superfície da terra, em contato com o oxigênio e a umidade do ar, dá origem ao ácido sulfúrico (H2SO4), bastante tóxico e corrosivo. d) Até 1990, as companhias siderúrgicas eram legalmente obrigadas a utilizar uma mistura de 50 % de carvão nacional, com 50 % de carvão importado. Com a revogação dessa lei, as empresas passaram a consumir somente carvão mineral nacional. e) Na fase de extração a céu aberto ou em galerias construídas nas minas, os danos à paisagem são pequenos, já que o carvão mineral é uma fonte de energia renovável.   VESTIBULAR 2010   GEOLOGIA   (UEL) A estrutura geológica do Brasil é composta por:   I. Escudos cristalinos, muito antigos, de rochas rígidas e resistentes que originaram planaltos e algumas depressões, compondo 1/3 do território nacional. II. Bacias sedimentares compostas de rochas sedimentares que originaram as planícies, planaltos sedimentares ou depressões, ocupando cerca de 64% do total do país. III. Dobramentos modernos que originaram planaltos e relevos montanhosos, formados no Terciário, ocupando cerca de 30% do território nacional. IV. Escudos cristalinos recentes, pouco desgastados por processos erosivos, que deram origem às formas de relevo no qual predominam os planaltos montanhosos destribuídos por quase todo o território nacional.   Assinale a alternativa correta.   a) Somente as afirmativas I e II são corretas. b) Somente as afirmativas I e IV são corretas. c) Somente as afirmativas III e IV são corretas. d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas. e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.   (UFAC) A estrutura geológica das terras emersas do Brasil é constituída, basicamente, por bacias sedimentares e escudos cristalinos, tectonicamente estáveis.     As áreas cinzas do mapa representam: a) Dobramentos modernos. b) Bacias sedimentares. c) Bacias hidrográficas. d) Escudos cristalinos. e) Áreas de instabilidade tectônica.   MINERAÇÃO   (UERJ) A crosta terrestre é formada por três tipos de estruturas geológicas, caracterizadas pelos tipos predominantes de rochas, pelo processo de formação e pela idade geológica. Essas estruturas são os maciços cristalinos, as bacias sedimentares e os dobramentos modernos. Sobre esse assunto, é CORRETO afirmar: a) os maciços antigos ou escudos cristalinos datam da era pré-cambriana, são constituídos por rochas sedimentares e são ricos em jazidas de minerais não metálicos.  b) as bacias sedimentares são formações muito recentes, datando da era quaternária, ricas em minerais energéticos e com intenso processo erosivo; constituem 64% do território brasileiro.  c) os dobramentos modernos, resultantes de movimentos epirogenéticos, são constituídos por rochas magmáticas, datam do

Como essa produção é escoada para os mercados externos
Como essa produção é escoada para os mercados externos
Como essa produção é escoada para os mercados externos