A partir do texto, caracterize o tipo de ação dos quebradores de máquinas


(Unicamp-1994) "De pé ficaremos todos E com firmeza juramos Quebrar tesouras e válvulas E pôr fogo às fábricas daninhas." (Canção dos quebradores de máquinas do século XIX, citada por Leo Huberman, HISTÓRIA DA RIQUEZA DO HOMEM, 1979) a) A partir do texto, caracterize o tipo de ação dos quebradores de máquinas. b) Explique os motivos desse movimento.

resposta:a)O tipo de ação dos quebradores de máquinas é o Movimento Ludista.

b)O Movimento Ludista aconteceu porque os trabalhadores eram contra à mecanização do trabalho trazida pela Revolução Industrial, pois as máquinas substituiam o trabalho manual.(Fuvest-1993) Sobre a inovação tecnológica no sistema fabril na Inglaterra do século XVIII, é correto afirmar que ela:a) foi adotada não somente para promover maior eficácia da produção, como também para realizar a dominação capitalista, na medida que as máquinas submeteram os trabalhadores a formas autoritárias de disciplina e a uma determinada hierarquia.b) ocorreu graças ao investimento em pesquisa tecnológica de ponta, feito pelos industriais que participaram da Revolução Industrial.c) nasceu do apoio dado pelo Estado à pesquisa nas universidades.d) deu-se dentro das fábricas, cujos proprietários estimulavam os operários a desenvolver novas tecnologias.e) foi única e exclusivamente o produto da genialidade de algumas gerações de inventores, tendo sido adotada pelos industriais que estavam interessados em aumentar a produção e, por conseguinte, os lucros.

resposta:[A]

(Fuvest-1993) Ao descrever o crescimento urbano que acompanhou a Revolução Industrial na Europa, Munford observou que "os principais elementos do novo complexo urbano foram a fábrica, a estrada de ferro e o cortiço. Em si mesmos, eles constituíam a cidade industrial." Explique a relação existente entre esses três elementos que, de um modo geral, caracterizaram o processo de desenvolvimento das cidades industriais.

resposta:

(Fuvest-1992) I. O sistema absolutista caracterizou-se pelo poder praticamente ilimitado dos reis, que manipulavam os conflitos entre a nobreza e a burguesia e se diziam representantes de Deus na Terra. II. As grandes invenções do século XVIII, que marcaram o início da Revolução Industrial na Inglaterra, foram o motor a explosão, o telefone e a máquina de escrever. III. Após a Revolução Gloriosa de 1688, os reis ingleses deviam jurar a Declaração dos Direitos, que dava ao Parlamento a supremacia no controle das leis, do Ministério, do Tesouro e do Exército.

resposta:[C]

(Unicamp-1992) As fábricas do século XVIII substituíram as antigas oficinas artesanais. Explique o que eram essas oficinas e as diferenças entre elas e o sistema de fábrica.

resposta:

(Unesp-1992) "O juiz do condado de Broughton, presidindo uma reunião na Prefeitura de Nottingham, declarou que naquela parte da população, empregada nas fábricas de renda da cidade, reinavam sofrimentos e privações em grau desconhecido no resto do mundo... Às duas, três ou quatro horas da manhã, as crianças de 9 a 10 anos são arrancadas de camas imundas e obrigadas a trabalhar até às 10, 11 ou 12 horas da noite, para ganhar o indispensável à mera subsistência." [DAILY TELEGRAPH, Londres, 17 de janeiro de 1860.] Identifique, situando no espaço e no tempo, o contexto histórico que gerou o problema social expresso parcialmente no texto acima. Procure relacionar as condições adversas mais significativas que acabaram motivando a resistência dos trabalhadores, o avanço dos movimentos operários e o desenvolvimento dos postulados socialistas no Século XIX.

resposta:

(Unitau-1995) O capitalismo, com base na transformação técnica, atinge seu processo específico de produção, caracterizado pela produção em larga escala, onde há uma radical separação entre o trabalho e o capital. Esta afirmativa está tratando:a) da separação entre capitalismo e socialismo.b) da Revolução Industrial.c) do advento do Mercantilismo.d) da Revolução comunista na Rússia.e) do plano Marshall após a Segunda Guerra Mundial.

resposta:[B]

(Unesp-1995) "A superioridade da indústria inglesa, em 1840, não era desafiada por qualquer futuro imaginável. E esta superioridade só teria a ganhar, se as matérias-primas e os gêneros alimentícios fossem baratos. Isto não era ilusão: a nação estava tão satisfeita com o que considerava um resultado de sua política que as críticas foram quase silenciadas até a depressão da década de 80." (Joseph A. Schumpeter, "HISTÓRIA DA ANÁLISE ECONÔMICA") Desta exposição conclui-se por que razão a Inglaterra adotou decididamente, a partir de 1840, o:a) isolacionismo em sua política externa.b) intervencionismo estatal na economia.c) capitalismo monopolista contrário à concorrência.d) agressivo militarismo nas conquistas de colônias ultramarinas.e) livre-comércio no relacionamento entre as nações.

resposta:[E]

(Fuvest-1991) Identifique, entre as afirmativas a seguir, a que se refere a conseqüências da Revolução Industrial:a) redução do processo de urbanização, aumento da população dos campos e sensível êxodo urbano.b) maior divisão técnica do trabalho, utilização constante de máquinas e afirmação do capitalismo como modo de produção dominante.c) declínio do proletariado como classe na nova estrutura social, valorização das corporações e manufaturas.d) formação, nos grandes centros de produção, das associações de operários denominadas "trade unions", que promoveram a conciliação entre patrões e empregados.e) manutenção da estrutura das grandes propriedades, com as terras comunais, e da garantia plena dos direitos dos arrendatários agrícolas.

resposta:[B]

(Unesp-1991) A Revolução Industrial ganhou projeção a partir do século XIX expressando a evolução tecnológica, a disponibilidade de capitais e mão-de-obra, além dos ideais de uma nova classe social. Comente os principais problemas enfrentados pelos trabalhadores. Qual o primeiro setor industrializado na Inglaterra?

resposta:Os principais problemas enfrentados pelos trabalhadores eram as horas excessivas e as péssimas condições de trabalho, falta de assistência médica e etc. O primeiro setor industrializado na Inglaterra foi a Indústria têxtil.

(Puccamp-1995) Dentre as conseqüências sociais forjadas pela Revolução Industrial pode-se mencionar:a) o desenvolvimento de uma camada social de trabalhadores, que destituídos dos meios de produção, passaram a sobreviver apenas da venda de sua força de trabalho.b) a melhoria das condições de habitação e sobrevivência para o operariado, proporcionada pelo surto de desenvolvimento econômico.c) a ascensão social dos artesãos que reuniram seus capitais e suas ferramentas em oficinas ou domicílios rurais dispersos, aumentando os núcleos domésticos de produção.d) a criação do Banco da Inglaterra, com o objetivo de financiar a monarquia e ser também, uma instituição geradora de empregos.e) o desenvolvimento de indústrias petroquímicas favorecendo a organização do mercado de trabalho, de maneira a assegurar emprego a todos os assalariados.

resposta:[A]

(Unirio-1995) Na segunda etapa da Revolução Industrial, iniciada por volta de 1860, caracterizou-se um(a):a) fortalecimento das corporações de mercadores.b) aumento da utilização da mão-de-obra servil.c) supremacia do capitalismo financeiro.d) intensificação das trocas comerciais através das feiras.e) predominância do sistema familiar de produção.

resposta:[C]

(Faap-1996) "A crise do antigo sistema colonial ocorrida na segunda metade do século XVIII foi provocada por fatores endógenos, particularmente às contradições do próprio sistema. Afinal, embora o objetivo da colonização fosse a exploração econômica da colônia em benefício da metrópole, era impossível explorar sem desenvolver." O texto trata da desintegração do antigo colonialismo que se operou numa conjuntura de crises mais global, marcada por várias revoluções, como:a) a revolução russab) a revolução industrialc) a revolução praieirad) a guerra de secessãoe) a revolução puritana

resposta:[B]

(Ufpe-1996) Simultaneamente ao processo de acumulação de capitais, provenientes do comércio de escravos, pirataria e da descoberta das minas na América, a Inglaterra reaplicou seus lucros entrando numa era de grandes transformações que se denominou de Revolução Industrial. O(s) fator(es) que levou(aram) às grandes mudanças foi(foram): ( ) A pequena propriedade inglesa, na época dos cercamentos, transformou-se em latifúndio, que empregava mão-de-obra assalariada e produzia grandes quantidades de alimentos; ( ) Do aumento de produção agrícola destacaram-se alimentos destinados ao mercado externo e o algodão que atendia às colônias americanas; ( ) o uso das máquinas atraiu às cidades um grande número de camponeses que, transformados em operários urbanos, vão participar de uma era de bonança e melhoria de vida material; ( ) a revolução industrial possibilitou a explosão dos centros urbanos, a concentração do capital, não modificando, entretanto, a precariedade das condições de moradia a alimentação do operário urbano; ( ) a revolução industrial modifica o cenário das classes sociais: a aristocracia que estava no topo da pirâmide, cede o seu lugar à burguesia industrial que agora ocupa o seu espaço.

resposta:V F F V V

(Pucsp-1996) "Por volta de 1850, a Grã-Bretanha era a primeira entre as nações industrializadas, tendo evoluído de uma economia de base agrária para uma predominantemente industrial. Durante a Segunda Revolução Industrial (a partir de 1870), continuou em posição de destaque, mas a Alemanha (...) passou a determinar o ritmo da corrida pela supremacia industrial." (Atlas Histórico, FOLHA DE S. PAULO.) Para que a Grã-Bretanha e a Alemanha ocupassem as posições descritas pelo texto anterior, concorreram fenômenos tais como:a) a prática do chamado comércio triangular, envolvendo colônias na América, na Índia e na África, no primeiro caso; e o sucesso dos seguidos planos qüinqüenais de desenvolvimento industrial, praticados pelo Estado desde 1810, no outro caso.b) a adoção de uma economia de livre mercado com estímulo à competitividade, no primeiro caso; e a política de cercamento das terras comunais, gerando mão-de-obra para a indústria, no outro caso.c) a atração que o mercado financeiro britânico exercia sobre os investimentos mundiais, no primeiro caso; e a moral materialista, fruto da adoção, por parte do Estado, do anglicanismo como religião oficial, no outro caso.d) a tardia estruturação de um Estado-nação que possibilitou a concentração de capitais nas mãos de verdadeiros empreendedores, no primeiro caso; e o apoio financeiro e logístico recebido da França, arqui-rival da Inglaterra, no outro caso.e) a intensa atividade mercantil desenvolvida nas relações coloniais, no primeiro caso; e a unificação política que consolidou as alianças econômicas já praticadas entre os estados germânicos, no outro caso.

resposta:[E]

(Puccamp-1993) "...o produto da atividade humana é separado de seu produtor e açambarcado por uma minoria: a substância humana é absorvida pelas coisas produzidas, em lugar de pertencer ao homem..." A partir do texto pode-se afirmar que a Revolução Industriala) produziu a hegemonia do capitalista na produção social.b) tornou a manufatura uma alternativa para o artesanato.c) introduziu métodos manuais de trabalho na produção.d) tornou o homem mais importante que a máquina.e) valorizou o produtor autônomo.

resposta:[A]

(Uel-1994) Um fator que contribuiu decisivamente para o processo de industrialização na Inglaterra do século XVIII foia) a acumulação de capital resultante da exploração colonial praticada pela Inglaterra através do comércio.b) a concorrência tecnológica entre ingleses e americanos, que estimulou o desenvolvimento econômico.c) a expulsão das tropas napoleônicas do território inglês, que uniu os interesses nacionais em torno de um esforço de desenvolvimento.d) o movimento ludista na Inglaterra com a destruição das máquinas consideradas obsoletas, ao incentivar a invenção de novas máquinas.e) a abertura de mercados na Alemanha e na França para a lnglaterra, por meio de um acordo comercial conhecido por Pacto de Berlim.

resposta:[A]

(Ufmg-1994) Leia os textos. "Se alguém for visto falando com outra pessoa, assobiando ou cantando, será multado em 6 pence." (Documentos Humanos da Revolução Industrial). "O tempo não me pertence por isso amanhã não poderei ir à sua casa, mas se você puder ir à Praça da Bolsa, entre duas e duas e meia, nós nos encontraremos como sombras miseráveis nas bordas do inferno." (um marceneiro francês em 1848). "Pelo que sei do ofício, acredito que hoje um homem trabalha quatro vezes mais que antes. A oficina onde trabalho se assemelha em tudo a uma prisão - o silêncio é aqui aplicado tal qual numa prisão". (marceneiro inglês em 1849). A partir desses textos é possível concluir que a Revolução Industriala) impôs uma rígida disciplina ao trabalhador assalariado no espaço da fábrica, não interferindo em seu dia-a-dia.b) introduziu a divisão do trabalho, buscando maior eficiência e permitindo que o trabalhador dominasse o conhecimento das etapas de produção.c) permitiu a organização do trabalho fabril, buscando uma maior comunicação entre os operários, cujo resultado final foi o aumento da eficiência e da lucratividade.d) provocou uma transformação social inserindo o trabalhador em novas formas de trabalho, e não foi uma mera aceleração do ritmo econômico.e) simplificou o trabalho ao máximo, reduzindo-o a simples tarefas manuais, o que diminuiu a exploração do trabalhador.

resposta:[D]

(Ufmg-1994) Leia o texto. "Os principais distúrbios começaram em Nottingham em 1811. Uma grande manifestação de malharistas, gritando por trabalho e um preço mais liberal, foi dissolvida pelo exército. Naquela noite, sessenta armações de malha foram destruídas na grande vila de Arnold por amotinados que não tomaram nenhuma precaução em se disfarçar e foram aplaudidos pela multidão. Por várias semanas os distúrbios continuaram, principalmente à noite, por todas as vilas de malharias do noroeste de Nottinghamshire. Embora polícias especiais e tropas patrulhassem as vilas, não se conseguiu fazer nenhuma prisão." (THOMPSON, E. P. A FORMAÇÃO DA CLASSE OPERÁRIA INGLESA. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. v.3. p.125) a) DENOMINE os distúrbios descritos no texto anterior. b) DESCREVA o contexto no qual esses distúrbios se originaram. c) CARACTERIZE esses distúrbios quanto à sua forma de organização.

resposta:




próxima »