O que é o sistema cardiovascular

A função básica do sistema cardiovascular é a de levar material nutritivo e oxigênio às células. O sistema circulatório é um sistema fechado, sem comunicação com o exterior, constituído por tubos, que são chamados vasos, e por uma bomba percussora que tem como função impulsionar um líquido circulante de cor vermelha por toda a rede vascular.

O sistema cardiovascular consiste no Sangue, no Coração e nos Vasos Sanguíneos. Para que o sangue possa atingir as células corporais e trocar materiais com elas, ele deve ser, constantemente, propelido ao longo dos vasos sanguíneos. O coração é a bomba que promove a circulação de sangue por cerca de 100 mil quilômetros de vasos sanguíneos.


Circulação Pulmonar e Sistêmica:

Circulação Pulmonar – leva sangue do ventrículo direito do coração para os pulmões e de volta ao átrio esquerdo do coração. Ela transporta o sangue pobre em oxigênio para os pulmões, onde ele libera o dióxido de carbono (CO2) e recebe oxigênio (O2). O sangue oxigenado, então, retorna ao lado esquerdo do coração para ser bombeado para circulação sistêmica.

Circulação Sistêmica – é a maior circulação; ela fornece o suprimento sanguíneo para todo o organismo. A circulação sistêmica carrega oxigênio e outros nutrientes vitais para as células, e capta dióxido de carbono e outros resíduos das células.

O sistema cardiovascular é formado pelos órgãos que fazem a circulação sanguínea no corpo humano. O sangue transportado leva oxigênio e nutrientes a todo corpo.

Por sua função de promover a circulação sanguínea, também é chamado de sistema circulatório.

Função do sistema cardiovascular

O sistema circulatório é responsável por garantir a circulação sanguínea no corpo. Ela acontece de duas formas:

  1. O sangue é enviado para o corpo todo depois de passar pelos pulmões, que diminuem os níveis de gás carbônico e elevam a quantidade de oxigênio no sangue.
  2. O sangue do corpo, que após a circulação fica com baixo índice de oxigênio e alto índice de gás carbônico, é levado aos pulmões para que seja novamente oxigenado.


Anatomia do sistema cardiovascular.

O sistema cardiovascular é formado pelo coração e pelo conjunto de vasos sanguíneos.

Coração

O coração é o órgão principal do sistema circulatório. É um órgão formado por tecido muscular, que fica localizado no centro da caixa torácica e tem a função de enviar sangue para o corpo.

O bombeamento do sangue pelo coração acontece graças a dois movimentos cardíacos: sistole (contração do coração) e diástole (relaxamento do coração).

Os lados do coração têm funções diferentes no bombeamento sanguíneo. Através do lado esquerdo, é encaminhado sangue oxigenado, que vai ser distribuído ao corpo. Já no lado direito, é enviado o sangue com pouco oxigênio, enviado diretamente para os pulmões.

Cavidades do coração

O coração é dividido em quatro cavidades: dois ventrículos (esquerdo e direito) e dois átrios (esquerdo e direito).

Os ventrículos são duas cavidades que fazem o bombeamento do sangue do coração para o corpo. Já os átrios, recebem o sangue que chega ao coração.

O coração possui também três camadas: epicárdio, miocárdio e endocárdio. O epicárdio é a camada mais externa, na qual fica o tecido gorduroso (adiposo) que reveste o órgão e o endocárdio é a camada mais interna do coração.

O miocárdio, camada mediana do coração, garante o correto bombeamento do sangue, de acordo com contrações musculares.

Anatomia do coração.

Vasos sanguíneos

Os vasos sanguíneos são os caminhos por onde o sangue circula no corpo, isto é, são responsáveis por fazer o transporte do sangue. Existem diferentes tipos de vasos, com diferentes funções. Eles são de três tipos: artérias, veias e vasos capilares.

Um dado curioso é que o conjunto de vasos sanguíneos possui cerca de 100 mil quilômetros de extensão.

Artérias

Sua função é encaminhar o sangue do coração até os demais órgãos do corpo humano. São vasos mais consistentes, que se contraem e relaxam, de acordo com a frequência cardíaca.

A artéria aorta, por exemplo, tem a importante função de transportar o sangue oxigenado do coração até os tecidos do corpo. Já as artérias pulmonares levam o sangue rico em gás carbônico aos pulmões para que ele seja oxigenado.

Veias são os vasos sanguíneos que asseguram que o sangue que circulou pelo corpo retorne ao coração. Isto é, elas transportam o sangue dos tecidos até o coração.

Em comparação com as artérias, as veias possuem paredes menos densas, o que faz com que a circulação sanguínea seja mais devagar.

Vasos capilares

Estes são os vasos mais finos, responsáveis pelo intercâmbio de substância nutrientes entre o sangue e os outros órgãos.

Outra função dos vasos capilares é fazer a conexão com as veias que levam o sangue de volta ao coração.

Tipos de circulação sanguínea: pulmonar e sistêmica

Estes são os dois tipos de circulação que existem no corpo humano. A circulação pulmonar também é chamada de pequena circulação, já a sistêmica também é chamada de grande circulação.

A circulação pulmonar transporta o sangue com pouco oxigênio até os pulmões. Quando chega nesse órgão, o sangue gás carbônico e recebe oxigênio, tornando-se oxigenado. Depois disso, o sangue volta ao coração - ao lado esquerdo - e é bombeado para todo corpo.

A circulação sistêmica é a responsável pelo bombeamento de sangue a partir do coração para o corpo todo. Ela possui duas funções: levar oxigênio e nutrientes para as células e recolher o gás carbônico presente nas células. A circulação sistema acontece através da aorta - a maior e mais importante artéria do corpo.

O sistema cardiovascular é constituído pelo coração, sangue e vasos sanguíneos, que são responsáveis por suprir as necessidades dos tecidos do corpo, transportando nutrientes, como o oxigênio, eliminando produtos do metabolismo, transportando hormônios de uma parte do corpo para outra, e mantendo fluidos do corpo para que as células funcionem adequadamente.

Como o sangue carrega as células de defesa, o sistema circulatório é capaz de proteger o corpo contra infecções, ao transportar essas células de defesa para todos os órgãos.

Além disso, outra função importante do sistema cardiovascular é transportar o sangue pobre em oxigênio para os pulmões para fazer as trocas gasosas e receber mais oxigênio.

Principais funções

O sistema cardiovascular é responsável por bombear, transportar e distribuir o sangue por todo o corpo, com os seguintes objetivos:

  • Transportar oxigênio dos pulmões para todos os tecidos do corpo;
  • Transportar gás carbônico dos tecidos para os pulmões para realizar as trocas gasosas;
  • Fornecer diferentes nutrientes dos alimentos para todas as células do corpo;
  • Ajudar a combater infecções através dos glóbulos brancos, que são células de defesa do corpo;
  • Ajudar na coagulação do sangue para estancar sangramentos ou hemorragias, por meio da plaquetas, que são células responsáveis pela coagulação.

Além disso, o sangue também carrega hormônios de um lugar para outro no corpo, de forma a ajudar a regular as funções de diferentes órgãos.

Anatomia do sistema cardiovascular

Os principais componentes do sistema cardiovascular são:

1. Coração

O coração é o principal órgão do sistema cardiovascular e é caracterizado por um músculo oco, localizado no centro do tórax, que funciona como uma bomba.

Ele é dividido em quatro câmaras:

  • Dois átrios: por onde o sangue chega no coração vindo do pulmão através do átrio esquerdo ou vindo do corpo através do átrio direito;
  • Dois ventrículos: bombeiam o sangue para fora do coração, em direção ao pulmão ou para o resto do corpo.

O lado direito do coração recebe o sangue rico em gás carbônico, também conhecido como sangue venoso, e o leva para os pulmões, onde recebe oxigênio. Dos pulmões, o sangue segue para o átrio esquerdo e desse, para o ventrículo esquerdo, de onde sai a artéria aorta, que leva o sangue rico em oxigênio e nutrientes para todo corpo.

2. Artérias e veias

Para circular por todo o corpo, o sangue flui dentro de vasos sanguíneos, que podem ser classificados como:

  • Artérias: são fortes e flexíveis pois precisam transportar o sangue do coração e suportar pressões sanguíneas elevadas. Sua elasticidade ajuda na manutenção da pressão arterial durante os batimentos cardíacos;
  • Artérias menores e arteríolas: possuem paredes musculares que ajustam seu diâmetro a fim de aumentar ou diminuir o fluxo sanguíneo em uma determinada área;
  • Capilares: são vasos sanguíneos pequenos e de paredes extremamente finas, que atuam como pontes entre artérias. Isso permite que o oxigênio e os nutrientes passem do sangue para os tecidos e que os resíduos metabólicos passem dos tecidos para o sangue;
  • Vênulas: possuem paredes finas e recebem o sangue dos capilares, transportando para veias maiores;
  • Veias: transportam o sangue de volta para o coração e geralmente não estão sujeitas a grandes pressões, não precisando ser tão flexíveis como as artérias.

Todo o funcionamento do sistema cardiovascular está baseado no batimento do coração, onde os átrios e ventrículos do coração relaxam e se contraem formando um ciclo que garantirá toda a circulação do organismo.

Como funciona o sistema cardiovascular

O sistema cardiovascular pode ser dividido em duas partes principais: a circulação pulmonar (pequena circulação), que leva o sangue do coração aos pulmões e dos pulmões de volta ao coração; e a circulação sistêmica (grande circulação), que leva o sangue do coração para todos os tecidos do organismo através da artéria aorta.

A fisiologia do sistema cardiovascular é composta por diversas etapas, que incluem:

  1. O sangue vindo do corpo, pobre em oxigênio e rico em gás carbônico flui através das veias cavas até o átrio direito do coração;
  2. Ao encher, o átrio direito envia o sangue até o ventrículo direito;
  3. Quando o ventrículo direito fica cheio, ele bombeia o sangue através da válvula pulmonar até as artérias pulmonares, que vão suprir os pulmões;
  4. O sangue flui para os capilares nos pulmões, absorvendo o oxigênio e eliminando gás carbônico;
  5. O sangue rico em oxigênio, flui através das veias pulmonares até o átrio esquerdo no coração;
  6. Ao encher, o átrio esquerdo envia o sangue rico em oxigênio até o ventrículo esquerdo;
  7. Quando o ventrículo esquerdo fica cheio, ele bombeia o sangue através da válvula aórtica e pela aorta, levando o sangue rico em oxigênio para todo o corpo.

Por fim, o sangue que irrigou os vários órgãos e tecido do corpo, perde sua concentração de oxigênio e volta ao coração, dando início a todo o processo novamente.

​Possíveis doenças que podem surgir

Existem diversas doenças que podem afetar o sistema cardiovascular. As mais comuns incluem:

  • Infarto: dor intensa no peito causada pela falta de sangue no coração, que pode levar a morte. Conheça os principais sintomas do infarto;
  • Arritmia cardíaca: é caracterizada por batimentos cardíacos irregulares, que podem provocar palpitações e falta de ar. Conheça as causas deste problema e como identificar;
  • Insuficiência cardíaca: surge quando o coração não consegue bombear sangue suficiente para satisfazer as necessidades do organismo, provocando falta de ar e inchaço nos tornozelos;
  • Doença cardíaca congênita: são malformações cardíacas que estão presentes no nascimento, como um sopro no coração;
  • Miocardiopatia: é uma doença que afeta a contração do músculo do coração;
  • Valvulopatia: é um conjunto de doenças que afetam alguma das 4 válvulas que controlam o fluxo sanguíneo no coração;
  • Acidente vascular cerebral (AVC): é causado por entupimento ou rompimento dos vasos sanguíneos no cérebro. Além disso, o AVC pode ter como consequência a perda de movimentos, problemas na fala e visão. Veja as principais causas do AVC.

As doenças do sistema cardiovascular, especialmente as doenças coronarianas e acidentes vasculares cerebrais, são as principais causas de morte em todo o mundo. Os avanços na medicina tem ajudado a reduzir esses números, porém o melhor tratamento continua sendo a prevenção. Saiba o que fazer para prevenir o infarto e o AVC.

Médicos que tratam o sistema cardiovascular

Os médicos que podem tratar o sistema cardiovascular incluem cardiologistas, cardiologistas intervencionistas, cirurgiões cardíacos ou cirurgiões cardiovasculares, que podem solicitar exames de imagem e laboratoriais, bem como realizar alguns procedimentos cirúrgicos para tratar certas condições de saúde.

Última postagem

Tag