3 UFCE -- Como a frase fui eu quem fez o casamento, também estão corretos os períodos abaixo

DICAS DE PORTUGUÊS

 “Fui eu quem fiz o bolo” ou “fui eu quem fez o bolo”? Essa é uma das dúvidas recorrentes entre os falantes da língua portuguesa e faz-se necessário esclarecermos qual das duas formas é a correta na norma culta do nosso idioma. Será que as duas formas estão corretas ou apenas uma delas?

Muitas pessoas têm dúvida sobre a concordância verbal quando aparecem os pronomes relativos que e quem, e se você também se confunde, continue a ler estas dicas.

‘Fui eu quem fiz’ ou ‘fui eu quem fez’?

Antes de respondermos a essa questão, lembre-se de que a conjugação do primeiro verbo é “fui eu”. Não existe a forma “foi eu”, pois o verbo tem que necessariamente concordar com o sujeito (no caso, “eu”). Com isso bastante claro, passemos à questão central deste artigo.

“Fui eu quem fiz” ou “fui eu quem fez”: afinal, qual é a forma correta? Uma das frases está inadequada, mas nós temos outras duas maneiras adequadas de fazer a afirmação.

Fui eu quem fez

Observe que o “quem” é um pronome de terceira pessoa e o verbo sempre deverá concordar com ele, independentemente de qual outro pronome aparecer antes. Veja os exemplos a seguir:

Fui eu quem fez a caixa.

Foste tu quem fez a caixa.

Fomos nós quem fez a caixa.

Assim sendo, podemos concluir que a forma “fui eu quem fiz” é incorreta.

Fui eu que fiz

O pronome relativo "que" não tem força de sujeito nessa oração e, por este motivo, o verbo deve concordar com o pronome pessoal (eu, tu, ele...) que vem antes dele. Observe os exemplos a seguir:

Fui eu que fiz o bolo.

Foste tu que fizeste o bolo.

Foi ele que fez o bolo.

Fomos nós que fizemos o bolo.

Na nossa frase (“Fui eu que fiz o bolo”) o pronome é “eu” e a concordância deve ser “que fiz”.

Fonte:  Débora Silva (professora de Língua Portuguesa e Literatura  Brasileira)


Paulo Roberto Ribeiro - Coordenadoria de Comunicação UFLA

  1. 1. EXERCÍCIOS RESOLVIDOS 01 – (UFPR) – Observe a concordância verbal: 1 – Algum de vós conseguirei a bolsa de estudo? 2 – Sei que pelo menos um terço dos jogadores estavam dentro do campo naquela hora. 3 – Os Estados Unidos são um país muito rico. 4 – No relógio do Largo da Matriz bateu cinco horas: era o sinal esperado. a) Somente a frase 1 está errada. b) Somente a frase 2 está errada. c) As frases 2 e 3 estão erradas. d) As frases 1 e 4 estão erradas. e) As frases 2 e 4 estão erradas. Resposta: D Quais de vós, quantos de nós, alguns de nós, etc. admitem as seguintes concordâncias: o verbo concorda com o pronome indefinido ou interrogativo, ficando na 3ª pessoa do plural ou concorda com o pronome pessoal. Porém, se o pronome estiver no singular o verbo ficará na 3ª pessoa do singular. Na indicação de horas o verbo bater concorda com o número de horas, que normalmente é o sujeito. O verbo bater pode ter outra palavra como sujeito, com a qual deve concordar. 02 – (UEPG – PR) - Assinale a alternativa incorreta, segundo a norma gramatical:
  2. 2. a) Os Estados Unidos, em 1941, declararam guerra à Alemanha. b) Aqueles casais parecia viverem felizes. c) Cancelamos o passeio, haja visto o mau tempo. d) Mais de um dos candidatos se cumprimentaram. e) Não tínhamos visto as crianças que faziam oito anos. Resposta: C Ocorrem as seguintes concordâncias: a expressão haja vista fica invariável quando equivalente a atente-se; por exemplo. O verbo haver varia quando equivale a vejam-se. 03 – (UFCE) – Como a frase “fui eu quem fez o casamento”, também estão corretos os períodos abaixo: 1. Fui eu que fiz o casamento. 2. Foi eu quem fez o casamento. 4. Fui eu que fez o casamento. 8. Foste tu que fizeste o casamento. 16. Foste tu quem fez o casamento. 32. Fostes vós que fez o casamento. 64. Fostes vós quem fez o casamento. Resposta: 89
  3. 3. Quando o sujeito for o pronome relativo QUEM o verbo fica na 3ª pessoa do singular ou concorda com o antecedente. Se o sujeito for o pronome relativo QUE o verbo concorda com o antecedente. 04 – (CESGRANRIO) – Há concordância inadequada em: a) clima e terras desconhecidas. b) clima e terra desconhecidos. c) terras e clima desconhecidas. d) terras e clima desconhecido. e) terras e clima desconhecidos. Resposta: C O adjetivo posposto a dois ou mais substantivos há duas concordâncias: O adjetivo concorda com o mais próximo ou vai para o plural. Se os gêneros são diferentes, prevalece o masculino. 05 – (UEPG – PR) – Marque a frase absolutamente inaceitável, do ponto de vista da concordância nominal: a) É necessária paciência. b) Não é bonito ofendermos aos outros. c) É bom bebermos cerveja. d) Não é permitido presença de estranhos. e) Água de Melissa é ótimo para os nervos. Resposta: A
  4. 4. Há duas concordâncias para as expressões é bom, é necessário, etc.: - fica invariável, portanto no masculino, se o sujeito não vem precedido de artigo ou outro elemento determinante. Se vier precedido de artigo ou elemento determinante concorda com o sujeito. 06 – (CESCEM – SP) – Já ... anos, ... neste local árvores e flores. Hoje, só ... ervas daninhas. a) fazem/havia/existe b) fazem/havia/existe c) fazem/haviam/existem d) faz/havia/existem e) faz/havia/existe Resposta: D Haver/fazer são verbos impessoais. São empregados apenas na 3ª pessoa do singular. Haver (sentido de existir, ocorrer) e o verbo Fazer (na indicação de tempo). Existir é pessoal e concorda normalmente com o sujeito. 07 – (UFPR) – Qual a alternativa em que as formas dos verbos bater, consertar e haver nas frases abaixo, são usadas na concordância correta? - As aulas começam quando ... oito horas. - Nessa loja ... relógios de parede. - Ontem ... ótimos programas na televisão. a) batem – consertam-se – houve b) bate – consertam-se – havia
  5. 5. c) bateram – conserta-se – houveram d) batiam – conserta-se-ão – haverá e) batem – consertarei – haviam Resposta: A Bater empregado com referência às horas concorda com o número de horas. Quando há sujeito, o verbo concorda com ele. A partícula SE na segunda oração é apassivadora; concorda com o sujeito da oração. O verbo haver, no sentido de existir, ocorrer, conjuga-se na 3ª pessoa do singular. 08 – (PUCCAMP – SP) – Se a altíssimo corresponde alto, a celebérrimo, libérrimo, crudelíssimo, humílimo, paupérrimo, respectivamente, há de corresponder: a) célebre, líbero, cruel, úmido, pobre. b) célebre, livre, cru, úmido, pobre. c) célebre, livre, cruel, humilde, pau. d) célebre, livre, cruel, humilde, pobre. e) célebre, livre, cru, humilde, pobre. Resposta: D O superlativo absoluto expressa a qualidade de um ser, no seu grau mais elevado, sem comparação com outro ser. Nesta questão temos exemplos de superlativo absoluto sintético. É formado pelo radical do adjetivo + sufixo.
  6. 6. 09 – (UFV-MG) – Em todos os itens o pronome SE é apassivador, EXCETO: a) Sabe-se que ele é honesto. b) Organizou-se, ontem, esta prova. c) Não se deverá realizar mais a festa. d) Nada mais se via. e) Assistiu-se à cerimônia inteira. Resposta: E A oração E não pode ser passada para a voz passiva analítica, então, não pode ser pronome apassivador. O “SE” é índice de indeterminação do sujeito. Quem assistiu à cerimônia? Não sabemos quem é o sujeito. 10 – (PUCCAMP-SP) – “Nunca chegará ao fim, por mais depressa que ande”. A oração destacada é: a) Subordinada adverbial causal. b) Subordinada adverbial concessiva. c) Subordinada adverbial condicional. d) Subordinada adverbial consecutiva. e) Subordinada adverbial comparativa. Resposta: B
  7. 7. A Oração subordinada adverbial concessiva indica uma concessão às ações do verbo da oração principal, isto é, há uma contradição ou um fato inesperado. 11 – (UFPR) – Julieta ficou à janela na esperança de que Romeu voltasse. A oração em destaque é: a) subordinada substantiva subjetiva. b) subordinada substantiva completiva nominal. c) subordinada substantiva predicativa. d) subordinada adverbial causal. e) subordinada adjetiva explicativa. Resposta: B A oração subordinada substantiva completiva nominal funciona como complemento nominal de um substantivo, adjetivo ou advérbio da oração principal.

  • Denunciar

b) Nenhum dos parlamentares que vinham defendendo o colega nos últimos dias inscreveram-se para falar durante os trabalhos de ontem. c) Segundo a assessoria, o problema do atraso foi resolvido em pouco mais de uma hora, e quem faria conexão para outros Estados foram alojados em hotéis de Campinas. d) Eles aprendem a andar com bengala longa, o equipamento que os auxilia a ir e vir de onde estiver para onde entender. e) Mas foram nas montagens do Kirov que ele conquistou fama, especialmente na cena “Reino das Sombras”, o ponto mais alto desse trabalho. 3. A única frase em que as formas verbais estão corretamente empregadas é: a) Especialistas temem que órgãos de outras espécies podem transmitir vírus perigosos. b) Além disso, mesmo que for adotado algum tipo de ajuste fiscal imediato, o Brasil ainda estará muito longe de tornar-se um participante ativo do jogo mundial. c) O primeiro-ministro e o presidente devem ser do mesmo partido, embora nenhum fará a sociedade em que eu acredito. d) A inteligência é como um tigre solto pela casa e só não causará problema se o suprir de carne e o manter na jaula. e) O nome secreto de Deus era o princípio ativo da criação, mas dizê-lo por completo equivalia a um sacrilégio, ao pecado de saber mais do que nos convinha. 4. (FUVEST) Complete as frases abaixo com as formas corretas dos verbos indicados entre parênteses. a) Quando eu _________________ os livros, nunca mais os emprestarei. (reaver) b) Os alienados sempre ______________ neutros. (manter-se) c) As provas que _____________ mais erros seriam comentadas. (conter) d) Quando ele _________________ uma canção de paz, poderá descansar. (compor) 5. (FGV) Nas questões abaixo, ocorrem espaços vazios. Para preenchê-los, escolha um dos seguintes verbos: fazer, transpor, deter, ir. Utilize a forma verbal mais adequada. 1) Se _______________ dias frios no inverno, talvez as coisas fossem diferentes. 2) Quando o cavalo ________________ todos os obstáculos, a corrida terminará. 3) Se o cavalo _______________ mais facilmente os obstáculos, alcançaria com mais folga a linha de chegada. 4) Se a equipe econômica não se __________________ nos aspectos regionais e considerar os aspectos globais, a possibilidade de solução será maior. 5) Caso ela ______________ ao jogo amanhã, deverá pagar antecipadamente o ingresso. 6. (ENG. MACK) As formas que completariam o período “Pagando parte de suas dívidas anteriores, o comerciante ________________ novamente seu armazém, sem que se __________ com seus credores, para os quais voltou a merecer confiança”, seriam: a) proveu – indispusesse b) proviu – indispuzesse c) proveio – indispuzesse d) proveio – indispusesse e) n.d.a. 7. (UFSCar) “O acordo não ______ as reivindicações, a não ser que ______ os nossos direitos e _____ da luta.” a) substitui – abdicamos – desistimos b) substitue – abdicamos – desistimos c) substitui – abdiquemos – desistamos d) substitui – abidiquemos – desistimos e) substitue – abdiquemos – desistamos 8. Complete os espaços com um dos verbos colocados nos parênteses: a) ________________os filhos e o pai... (chegou/chegaram) b) Fomos nós que _______________ na questão. (tocou/tocamos) c) Não serei eu quem _________________ o dinheiro. (recolherei/ recolherá) d) Mais de um torcedor _______________________ estupidamente. (agrediu-se/agrediram-se) e) O fazendeiro com os peões __________________ a cerca. (levantou/ levantaram) 9. Como no exercício anterior. a) _____________ de haver algumas mudanças no seu governo. (há/ hão) b) Sempre que ______________ alguns pedidos, procure atendê-los rapidamente. (houver/ houverem) c) Pouco me _______________ as desculpas que ele chegar a dar. (importa/ importam) d) Jamais ______________ tais pretensões por parte daquele funcionário. (existiu/ existiram) e) Tudo estava calmo, como se não ________________ havido tantas reivindicações. (tivesse/ tivessem) 10. Complete os espaços com um dos verbos colocados nos parênteses. a) Espero que se _________________ as taxas de juro. (mantenha/ mantenham) b) É importante que se _______________ outras soluções para o problema. (busque/ busquem) c) Não se ______________ em pessoas que não nos olham nos olhos. (confia/confiam) d) Hoje já não se __________________ deste modelo de carro. (gosta/ gostam) e) A verdade é que ________________ certos pormenores pouco convincentes. (observou/observaram) Resolução: 01 - E 02 - A 03 - E 04 - a) reouver b) mantêm / mantiveram c) contivessem d) compuser 05 - 1) fizessem 2) transpuser 3) transpusesse 4) detiver 5) vá 06 - A 07 - E 08 - a) Chegaram b) tocamos c) recolherá d) agrediram-se e) levantaram 09 - a) Há b) houver c) importam d) existiram e) tivesse 10 - a) mantenham b) busque c) confia d) gosta e) observaram EXERCÍCIOS – 02 1 – (UFPR) – Observe a concordância verbal: 1 – Algum de vós conseguirei a bolsa de estudo? 2 – Sei que pelo menos um terço dos jogadores estavam dentro do campo naquela hora. 3 – Os Estados Unidos são um país muito rico. 4 – No relógio do Largo da Matriz bateu cinco horas: era o sinal esperado. a) Somente a frase 1 está errada. b) Somente a frase 2 está errada. c) As frases 2 e 3 estão erradas. d) As frases 1 e 4 estão erradas. e) As frases 2 e 4 estão erradas. Resposta: D Quais de vós, quantos de nós, alguns de nós, etc. admitem as seguintes concordâncias: o verbo concorda com o pronome indefinido ou interrogativo, ficando na 3ª pessoa do plural ou concorda com o pronome pessoal. Porém, se o pronome estiver no singular o verbo ficará na 3ª pessoa do singular. Na indicação de horas o verbo bater concorda com o número de horas, que normalmente é o sujeito. O verbo bater pode ter outra palavra como sujeito, com a qual deve concordar. 2 – (UEPG – PR) - Assinale a alternativa incorreta, segundo a norma gramatical: a) Os Estados Unidos, em 1941, declararam guerra à Alemanha. b) Aqueles casais parecia viverem felizes. c) Cancelamos o passeio, haja visto o mau tempo. d) Mais de um dos candidatos se cumprimentaram. e) Não tínhamos visto as crianças que faziam oito anos. Resposta: C Ocorrem as seguintes concordâncias: a expressão haja vista fica invariável quando equivalente a atente-se; por exemplo. O verbo haver varia quando equivale a vejam-se. 3 – (UFCE) – Como a frase “fui eu quem fez o casamento”, também estão corretos os períodos abaixo: 1. Fui eu que fiz o casamento. 2. Foi eu quem fez o casamento. 4. Fui eu que fez o casamento. 8. Foste tu que fizeste o casamento. 16. Foste tu quem fez o casamento. 32. Fostes vós que fez o casamento. 64. Fostes vós quem fez o casamento. Resposta: 89 Quando o sujeito for o pronome relativo QUEM o verbo fica na 3ª pessoa do singular ou concorda com o antecedente. Se o sujeito for o pronome relativo QUE o verbo concorda com o antecedente. 4 – (CESGRANRIO) – Há concordância inadequada em: a) clima e terras desconhecidas. b) clima e terra desconhecidos. c) terras e clima desconhecidas. d) terras e clima desconhecido. e) terras e clima desconhecidos. Resposta: C O adjetivo posposto a dois ou mais substantivos há duas concordâncias: O adjetivo concorda com o mais próximo ou vai para o plural. Se os gêneros são diferentes, prevalece o masculino. 5 – (UEPG – PR) – Marque a frase absolutamente inaceitável, do ponto de vista da concordância nominal: a) É necessária paciência. b) Não é bonito ofendermos aos outros. c) É bom bebermos cerveja.

Última postagem

Tag